Como anda o seu listening? Você anda praticando essa habilidade? Saiba que sem ela, seu aprendizado fica estagnado. Você precisa incluir esse hábito na sua rotina se quiser que o inglês faça parte da sua vida naturalmente.

Felizmente, existem várias formas de facilitar esse processo. Boa parte delas tem tudo a ver com lazer, então, você pode praticar enquanto se diverte! Não se preocupe em entender absolutamente tudo o que estiver ouvindo. A grande sacada aqui é se acostumar aos sons do idioma.

Você já pensou em treinar listening assistindo a séries? E curtindo uma música? Que tal criar o hábito de ouvir podcasts? Essas e outras possibilidades são ótimos caminhos para praticar inglês. Você só precisa se manter fiel a essa prática.

Tudo pronto para melhorar a sua percepção do inglês? Veja a seguir as 11 principais atividades que ajudam a treinar listening!

1. Crie o hábito de treinar listening diariamente

Treinar listening é uma das partes mais importantes no aprendizado do inglês. Apesar de existirem diversas formas de fazer isso, de nada adiantará se você não criar o hábito. É preciso praticar todos os dias, senão o seu progresso não vai durar.

Se ficar muito difícil fazer isso regularmente, determine um horário fixo, que deve ser respeitado diariamente, para treinar listening. Difícil lembrar? Então configure o alarme do seu celular para te ajudar com isso.

2. Veja filmes em inglês

Fique de olho nos lançamentos da sétima arte e, de preferência, fuja dos dublados: prefira aqueles com áudio em inglês. Como boa parte da cultura pop que temos disponível hoje em dia vem dos EUA, acaba ficando bastante fácil encontrar boas opções.

Em vez de ir ao cinema, você também pode preparar uma pipoca de micro-ondas e assistir a um bom filme em casa. Você pode aprender ainda mais ao ver filmes de diferentes regiões dos EUA.

3. Ouça rádios online

Ouvir programas de rádio em inglês é excelente para treinar listening. Você pode ouvir rádios do mundo todo a partir deste site e escolher a sua predileta. As chamadas “talk radios” são ideais, pois contam apenas com programação falada, sem música, e com assuntos bastante variados.

Aproveite a ferramenta para navegar por várias regiões dos EUA, a fim de se acostumar a diferentes sotaques e pronúncias.

4. Assista a séries

É difícil estar no clima para ver um filme? Então não há problema: basta escolher algumas séries em inglês para se habituar a ouvir o idioma. Comece a ver alguma série que tenha bastante diálogo e se acostume a ouvir a língua com mais facilidade      o gênero drama tem essa qualidade.

Quando chegar ao final da temporada, você pode comparar o quanto a sua percepção do idioma mudou desde o primeiro episódio.

5. Veja vídeos no YouTube

Abra o YouTube e busque por youtubers estrangeiros que falam inglês para treinar listening de uma forma bem prática. Existe uma infinidade de opções, e você pode escolher aquela que mais te interessar.

Quer uma dica? Assista às palestras do TED, que sempre reúne ideias inovadoras, e de áreas bem diversas. A grande vantagem é que você pode fazer tudo isso tanto do computador como do celular, usando o aplicativo do YouTube ou do TED.

6. Baixe podcasts no seu smartphone

Falando em smartphone, ouvir podcasts também é uma ótima forma de treinar listening, e você pode fazer isso de qualquer lugar.

Busque por aqueles que tratam de assuntos que você curte e crie o hábito de ouvi-los sempre que quiser passar o tempo, como quando estiver no trânsito ou na academia.

Baixe vários episódios de uma vez para poder conferi-los sempre que tiver tempo, assim você não precisa gastar a sua internet.

7. Assista a shows de stand-up comedy

Gosta de rir? Então aproveite e treine listening assistindo a bons números de comédia em inglês, em especial, os de stand-up.

Por ter focado na fala, o stand-up é perfeito para esse tipo de exercício. Para uma diversão em família, não tem como errar, escolha Jerry Seinfeld e Jim Gaffigan.

Existem também opções com humor mais ácido, que não são para todos, como é o caso de Louis CK e Gabriel Iglesias.

8. Escute audiobooks

Você sabia que pode devorar livros inteiros e treinar listening ao mesmo tempo? Isso parece não fazer muito sentido, porém lembre-se da existência dos audiobooks.

Muito populares fora do Brasil, essas versões em áudio são ótimas formas de praticar a sua compreensão do idioma. Escolha o seu gênero favorito e opte pela versão falada em inglês.

9. Jogue videogame

Com a evolução da tecnologia, os jogos passaram a contar com vozes e cenas quase cinematográficas. Com eles, você pode treinar o listening enquanto a história se desenvolve.

Para aumentar as suas chances de aprendizado, prefira jogos de aventura ou RPG, que costumam ter muitos diálogos.

10. Ouça música

Isso é algo que relaxa qualquer um, mas também é um meio bastante eficiente para treinar listening. Basta abrir o seu Spotify e conferir os principais lançamentos em inglês, mas não se esqueça de deixar sempre um site de letras aberto.

Você também pode usar essa ferramenta para treinar a partir de vários hits, preenchendo as partes que estão faltando na letra. Basta se cadastrar e escolher o nível ideal para você.

11. Aumente a dificuldade gradualmente

Com tantas opções para treinar listening, é preciso tomar cuidado para não se acomodar no mesmo nível por muito tempo.

Busque sempre se desafiar, tendo contato com tipos novos de conteúdo para ouvir termos inéditos e se acostumar a uma dificuldade maior. Por exemplo, ouvir sotaques mais difíceis de entender é algo bastante desafiador, e que você deve experimentar eventualmente.

Viu só como existem várias maneiras de treinar listening de maneira divertida? Comece hoje a melhorar essa habilidade, treinando todos os dias e colocando em práticas todas as nossas dicas. Com o tempo você perceberá uma grande evolução.

Gostou do nosso post e quer deixar o seu inglês ainda melhor? Então aproveite a visita em nosso blog e confira 5 dicas para não errar no uso do gerúndio em inglês.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias