Ao sair da faculdade é importante que o novo profissional tenha em mente a necessidade de especializar-se, de modo a conseguir um destaque no mercado. Isso significa estar constantemente em busca de novos conhecimentos, além de aprimorar aquilo que já sabe.

Essa recomendação vale para qualquer área, mas no caso específico da formação para professores, esse raciocínio ganha ainda mais importância. Assim, acompanhe no artigo de hoje algumas dicas para você que está iniciando sua carreira e quer chegar longe!

1. Não é hora de parar

Caso você seja um profissional recém-formado, parabéns pela sua conquista! Agora você faz parte de um grupo de profissionais capacitados para atuar na sua área.

Embora essa conquista mereça ser valorizada, é importante que você saiba que num mercado cada vez menos simpático, é preciso seguir evoluindo de maneira a obter algum diferencial para conquistar bons empregos e, consequentemente, melhores salários. Por isso é preciso pensar em métodos para ganhar destaque profissional.

2. Procure por uma especialização

Primeiramente, se a sua ideia for começar a dar aulas em escolas até o ensino médio, saiba que somente com a licenciatura já é possível atuar profissionalmente. Entretanto, será preciso obter uma especialização para atuar no ensino superior.

Sendo assim, o caminho natural para quem busca atuar profissionalmente em universidades é a graduação, seguida por mestrado e doutorado.

3. Determine seus objetivos profissionais

O que você espera do futuro? Quer dar aulas em escolas melhores? Melhorar sua dinâmica em sala de aula? Quer seguir para a área da pesquisa? Antes de escolher a especialização que você vai fazer é preciso definir os objetivos para a sua carreira.

É preciso ter em mente o lugar onde você pretende chegar. Assim fica mais fácil decidir se o que você precisa agora é melhorar o currículo, aprofundar os conhecimentos em determinado tema da área em que atua, melhorar suas habilidades profissionais ou até mesmo investir em outros modelos de negócio.

4. Posicione-se de acordo com o mercado de trabalho

Em geral, professores costumam escolher entre cursos voltados à pesquisa e outros que tem como finalidade auxiliá-lo em atividades dentro da sala de aula.

O mercado educacional brasileiro oferece opções para diferentes perfis. Por exemplo, se você é mais voltado para atividades teóricas, é interessante optar por instituições que valorizam a pesquisa. Da mesma forma, se o seu interesse for a parte prática, é possível encontrar opções que atendam ao seu perfil com a mesma qualidade, como cursos voltados à tecnologia.

5. Escolha a especialização que melhor atende ao seu perfil

Você pode escolher entre duas opções para fazer sua pós:

  • Lato sensu: compreende programas de especialização com duração mínima de 360 horas, com direito a certificado de conclusão do curso. Podem cursar esses programas todas as pessoas diplomadas em instituições superiores reconhecidas pelo MEC. São considerados como lato sensu também os cursos de Master Business Administration (MBA).

  • Stricto sensu: compreende programas de mestrado e doutorado, destinados a pessoas diplomadas em cursos de nível superior de graduação reconhecidas pelo MEC. Ao fim do curso os alunos recebem diplomas.

Sair da faculdade não significa encerrar os estudos. Muito pelo contrário, os profissionais mais requisitados no mercado são justamente aqueles que procuram estar sempre atualizados, aprendendo mais e aperfeiçoando aquilo que já conhecem bem.

No caso do professor, nada melhor do que buscar na especialização um caminho para se qualificar e garantir melhores empregos e salários, além de poder atuar no campo da pesquisa.

Quer saber como você pode se tornar um professor empreendedor? Então confira o nosso artigo sobre o assunto!

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias