Quem não gosta de assistir a um bom filme? Afinal, é uma ótima opção de entretenimento para todos os gostos e estilos. Contudo além de entreter, há filmes que são verdadeiras inspirações para várias pessoas em todo o mundo, ainda mais quando são baseados em  histórias reais de empreendedores de sucesso. Eles necessitam de uma mente ampla e aberta, e estas histórias inspiram e nos fazem refletir e entender o que foi essencial para ter dado tão certo. São tantos relatos de incentivo que resolvemos selecionar 8 filmes que todo empreendedor deveria assistir para se inspirar. Cada um deles traz ensinamentos e inspirações que podem ser usados em todos os tipos de empresas. Ficou curioso para saber quais são? Leia nosso post até o final e descubra!

Filmes vistos sob uma ótica diferente

Muitos filmes trazem inúmeras mensagens que podem ser aproveitadas por empreendedores ou por quem deseja empreender. É uma forma de aprendizagem interessante, pois ensinam muito sobre liderança, foco, sucesso e realização de sonhos (e é sempre bom receber uma dose de inspiração ou aprender novas lições, não é mesmo?).

Filmes que falam de superação, história de grandes empresas, enfim, filmes inspiradores para você pôr na sua lista para assistir.

Se necessário, assista mais de uma vez e busque captar a mensagem empreendedora central. Assista com uma nova ótica…com um olhar empreendedor, e não como um mero expectador. Observe bem o que deve e o que não deve ser feito para dar certo. Assistir a esses filmes com essa mentalidade irá ajudar muito os seus negócios.

8 filmes que todo empreendedor deveria assistir

Para facilitar a vida dos empreendedores e de quem está começando, listamos alguns dos filmes que todo empreendedor deveria assistir, com mensagens relevantes para a sua empresa e para a sua vida. Confira a seguir:

1) Jobs (2013)

jobs

Esse filme não poderia ficar de fora da lista. De hippie sem foco nos estudos a líder de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo: a Apple. Este é Steve Jobs (Ashton Kutcher), com personalidade forte e dedicado, não se incomodando de passar por cima dos outros para atingir seus objetivos, o que o leva a ter dificuldades em manter relações de amizade e amorosas. Sua fixação por querer fazer sempre o melhor e o seu domínio sobre o negócio podem acabar compensando seus deslizes.

Apesar do filme contar a história da década de 70, é muito atual e, ainda, muito utilizado, principalmente no mercado digital. Jobs desde aquela época, já pensava em lançar os seus produtos conforme a necessidade do mercado e do público que ele queria atingir, ou seja, pensava em criar produtos para os seus clientes, e não criar clientes para os seus produtos.

Desconsiderando seu temperamento, o que vemos é a grandiosidade de alguém que começou em uma garagem e sabia aonde queria chegar.

2) A rede social (2010)

filmes-que-todo-empreendedor-deveria-assistir

O filme conta a história da criação do Facebook pelo jovem Mark Zuckerberg, que no quarto de uma universidade criou a rede social que acabou revolucionando o mundo. É uma história incrível, com muitos pontos positivos e negativos do Mark. O filme nos mostra como, às vezes, os empreendedores passam por cima de suas relações pessoais em nome do sucesso.

Ele tinha um objetivo e era muito focado em resolver qualquer situação para a realização do seu sonho. Dedicou a vida quase que 24 horas por dia naquele projeto.

As sacadas empreendedoras do filme já são muito conhecidas no nosso dia a dia, mas o que você deve considerar é que para empreender, é preciso focar e fazer acontecer.

Então, veja com esse olhar empreendedor e perceba que a criação de curtidas, compartilhadas e mais outras interações que o Facebook tem, mostram uma ideia empreendedora fantástica. Não é à toa que ele se tornou o mais jovem bilionário no mundo dos negócios.

Lembrando de que não é só fazer, tem que gostar do que você faz, tem que acreditar no propósito. Ele acreditou – característica típica de um grande empreendedor.

3) À procura da Felicidade (2006)

a procura da felicidade

Se você quer assistir algo motivador para empreender, este é o filme certo. Sem dinheiro, sem casa, abandonado pela esposa e com um filho pequeno de 5 anos para criar, Chris Gardner (Will Smith) enfrenta vários desafios na tentativa de melhorar de vida. Morando em abrigos e até dormindo em banheiros públicos, usa as habilidades de vendedor que possui para conseguir um novo emprego; que era promissor, mas exigia que não recebesse salário no início, e é nesse momento que Gardner mostra o poder da persistência e do trabalho duro.

Ele, mesmo sem dinheiro, aceitou o trabalho sem ganhar nada.

Se você está focando em ser muito bem sucedido, existirá uma parte da sua vida que precisará trabalhar de graça; e não é necessariamente sem receber nada, é também trabalhar ganhando muito menos do que você merece. Porque você estará investindo, estará trabalhando pelo aprendizado. Muitos empreendedores começaram assim.

Sem dúvida, uma grande história de superação e motivação de alguém que não desistiu até conseguir um futuro melhor.

4) Fome de poder (2016)

fome de poder

Filme bastante polêmico que conta a história da ascensão da rede de lanches McDonald’s. Os irmãos McDonalds possuíam um negócio inovador, mas não estavam dispostos a expandir. Quem veio com a ideia foi Ray Kroc (Michael Keaton), que insistia na expansão do negócio pelos EUA. Mesmo com o gigantesco crescimento da rede, Kroc se mostra um tipo de sócio que ninguém quer ter.

O mais interessante de tudo é que ele já passava dos 50 anos de idade quando começou todo esse processo; ou seja, nunca é tarde para começar. Ele construiu um verdadeiro império. E o que Kroc deixa de mensagem, é que o mais importante é persistir. Mesmo com todos os pontos negativos, foi um exemplo de persistência. Um outro ponto interessante é que ele começa a estudar a possibilidade de transformar o negócio em uma franquia, o que ia de encontro às ideias dos irmãos McDonalds. E foi exatamente nesse momento que Kroc teve que passar por cima deles, adquirindo a empresa e transformando-a em um grande império.

Errou muito até acertar de fato. O empreendedor de sucesso tem essa “pegada” de não desistir. Não adianta apenas ter uma grande ideia achando que vai dar certo, é necessário  saber aplicá-la. Os irmãos McDonalds tiveram uma grande ideia, mas não a deixaram fluir. Não queriam trabalhar com franquias, achavam que trariam muitos problemas, pois já tinham tentado abrir uma filial. Como não deu certo, desistiram. Aí está a diferença de um mindset entre os irmãos e Ray Kroc: não basta ter a grande ideia, precisa executá-la, errar, seguir em frente, não desistir até conseguir. Não basta tentar vender alguma coisa para o público errado, pois ele não vai comprar, mesmo que seja um grande produto.

Um filme exemplar para quem busca insights de empreendedorismo.

5) Joy: o nome do sucesso (2015)

Joy

Um filme baseado na história real de Joy Mangano, uma mulher criativa desde muito nova e que era sabotada dentro de sua casa, por sua própria família. Mesmo enfrentando um caos familiar, nada a  impediu de construir o seu próprio império. Ela inventou um esfregão no momento em que as pessoas mais precisavam de um item como esse para facilitar a limpeza de casa. Alcançou assim o que todo empreendedor busca: facilitar a vida das pessoas com soluções simples. Uma mulher empreendedora para se orgulhar!

O filme é uma lição para motivar quem está começando um negócio do zero e não tem apoio  nem mesmo dos familiares, mas que apesar de tudo, não desiste de suas ideias e de seus objetivos.

6) Walt antes do Mickey (2015)

walt-antes do mickey

Filme baseado na história real de Walt Disney. O universo da Disneylândia encanta adultos e crianças, mas até chegar nesse mundo mágico, o desenhista teve que percorrer um longo caminho. Você vai conhecer os primeiros anos da carreira de Walt Disney e das dificuldades que precisou superar antes de criar seu personagem mais famoso: o Mickey Mouse. Walt teve que ter muita criatividade, força de vontade e ajuda dos amigos e da família para chegar ao sucesso. Precisou aprender a ser um empreendedor.

A frase que o guia no filme é seu pai dizendo: “Sempre termine o que você começar. E seja lá o que estiver fazendo, faça bem.”. Para quem quer empreender, mesmo fazendo bem e dando o seu melhor, fracassar faz parte. Ele sabia que tinha talento e, ainda assim, não ficou livre de “quebrar” mais de uma vez.

A mensagem que fica é que com muito esforço e dedicação, você pode trabalhar com o que ama.

Sem dúvidas, um filme que todo empreendedor deveria assistir.

7) Coco Antes de Chanel (2009)

coco antes de chanel

Nesse filme você vai conhecer a história real de Gabrielle “Coco” Chanel, estilista francesa que revolucionou o universo da moda. Chanel passou a se vestir com roupas de homens, diferentemente das mulheres de seu tempo, que usavam os desconfortáveis espartilhos e outros adereços exagerados. Obviamente isso chamou a atenção de muita gente.

Com pedidos e encomendas, ela passou a produzir vestuários e chapéus sob medida e, assim, começou a montar o seu império da moda. Entretanto o início de sua carreira não foi fácil. Venceu obstáculos, desde a pobreza extrema aos costumes da sua época, para alcançar o que almejava.

É um ótimo filme para perceber a importância de estar à frente do seu tempo, não querer seguir padrões e ter perseverança e coragem para impor seu produto.

8) Um sonho possível (2010)

um sonho possivel

Também baseado em fatos reais o filme conta a história de um jovem negro, Michael Oher, morador da periferia. Ele tinha tudo para ir para um mau caminho, mas o esporte e um anjo em forma de mulher deram a Michael a chance de ter uma nova vida. Toda a trajetória de superação e persistência o tornaram um exímio jogador de futebol americano.

Sem dúvida um filme emocionante. Ótimo para inspirar empreendedores que podem dar e criar oportunidades para outras pessoas. Às vezes, temos uma chance, nem que seja mínima, seja para dar uma oportunidade ou para agarrá-la. Se você precisa dela, pegue, agarre-a e corra em busca dos seus sonhos.

Conclusão

E aí, gostou da seleção que fizemos dos filmes que todo empreendedor deveria assistir? Cada uma dessas histórias tem uma lição. Elas podem te ajudar a ter o insight que falta para o seu negócio; podem fazer com que você veja o rumo da sua empresa de uma forma diferente.

Cada um desses filmes está aqui para mostrar que não é fácil para ninguém e que somente com determinação, vontade, persistência, esperança de conseguir aquilo que se deseja, é que podemos alcançar resultados incríveis em nossos projetos. É preciso acreditar em suas ideias, mesmo com as dificuldades que aparecem pelo caminho.

Vendo esses filmes com olhar empreendedor, você perceberá que muita coisa é possível, até fortalecer a sua mente e a sua força para colocar o seu negócio adiante. Eles irão te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para a sua empresa e, consequentemente, para a sua vida.

E aí, o que você está esperando? Prepare a pipoca e dê o play!

banner-site_blog_-_2_artes