O modelo de franquias vem crescendo em todo país porque tem algumas vantagens. Contar com uma marca já reconhecida no mercado, com a assessoria da rede e com padrões preestabelecidos, é uma das principais. Apesar dos mitos que ainda cercam o tema, esse tipo de negócio se mostra muito bom, uma vez que a taxa de mortalidade das franquias é muito inferior àquela encontrada em negócios independentes. Porém, como em todo investimento, é preciso que o empreendedor tome alguns cuidados. Conheça os 9 erros básicos que você não pode cometer ao abrir uma franquia:

Escolher uma franquia que não esteja alinhada ao perfil do empreendedor

A escolha da franquia deve estar baseada em uma série de aspectos, em especial, no alinhamento entre as características do negócio e o perfil do empreendedor. Nesse caso, é essencial que haja identificação com a marca e com os valores da empresa, além de afinidades com a proposta de trabalho e a capacidade financeira para investir com segurança e sem endividamento.

Não conhecer o negócio

Outro ponto importante ao abrir uma franquia é conhecer profundamente o negócio, incluindo informações sobre todos os detalhes:

Além disso, é preciso avaliar com atenção os concorrentes e o potencial do mercado.

Falta de recursos para o capital inicial e capital de giro

Uma das principais causas da mortalidade das empresas é a falta de capital de giro para sustentar a operação nos primeiros meses sempre que há uma queda nas demandas. Por isso, além do capital inicial, que contempla a própria franquia (a aquisição de equipamentos e mobiliário, o estoque e as taxas), é preciso assegurar que exista uma reserva disponível para o dia a dia.

Analisar superficialmente o ponto comercial

Se a franquia exige um ponto comercial, é essencial realizar uma boa pesquisa antes de escolher o endereço. Algumas redes auxiliam nesse processo de escolha, mas, em geral, é preciso observar a vizinhança, a presença de concorrentes, a movimentação de consumidores, a necessidade de estacionamento e a facilidade de acesso.

Não considerar as sazonalidades

Alguns negócios apresentam sazonalidade e têm faturamento alto em determinadas épocas do ano. Por isso, é importante controlar o fluxo de caixa, de modo a garantir a operação durante todo o período, sem prejuízos.

Subestimar o treinamento inicial

O treinamento inicial, oferecido pela franqueadora, é fundamental para o empreendedor aprender as peculiaridades do negócio, as estratégias e o modelo de gestão. Esse também é o momento de esclarecer dúvidas e adquirir prática e conhecimento.

Negligenciar a seleção e a preparação da equipe

A seleção e a preparação da equipe não devem ser negligenciadas, já que a qualidade do capital humano é um fator determinante para o crescimento de qualquer negócio.

Nesse caso, é interessante contar com uma consultoria especializada em recrutamento para evitar erros na escolha dos futuros colaboradores. Normalmente, a franqueadora também oferece treinamento para as equipes, de modo a garantir um padrão de trabalho e atendimento.

Descuidar da gestão diária da operação

A gestão diária é um dos segredos dos empreendedores de sucesso. Assim, é preciso estar presente, acompanhar todos os processos, orientar a equipe e monitorar os indicadores de performance.

Dessa maneira, é possível perceber desvios e tendências e agir rapidamente para corrigir o problema ou para aproveitar o aquecimento do mercado.

Não buscar aprimoramento

Ao abrir uma franquia, é preciso que o empreendedor procure o aprimoramento constante, principalmente através de uma formação gerencial, para facilitar o entendimento das variáveis que envolvem o negócio como marketing, finanças e recursos humanos.

Agora que você já sabe evitar os principais erros ao abrir uma franquia, conte para a gente: quais são os seus planos de negócio? Você pretende começar a empreender? Deixe um comentário!

 

Gostou do nosso post? Conheça nosso modelo de franquia no site www.topenglish.com.br/franquias/ 

Acesse um dos materiais abaixo e conheça mais sobre franquias

images 

Entenda os caminhos para adquirir uma franquiaConheça a franquia de sucesso, tenha seu próprio negócio!