Um dos primeiros e mais constantes contatos que muitas pessoas têm com o inglês é por meio da música. Pense no seu caso: independentemente do seu gênero preferido, provavelmente, muitos dos artistas que você escuta cantam em língua inglesa, não é mesmo?

Você já parou para pensar que, por isso mesmo, a música é uma excelente ferramenta para você aprender inglês? Isso mesmo! No post de hoje, mostramos como — e onde — você pode aprender inglês com música. Continue com a leitura!

Cante junto

Você adora cantar no chuveiro ou ouvir música no carro e cantar junto? Então, saiba que, ao fazer isso, já está praticando seu inglês! Acompanhar suas músicas preferidas é uma ótima forma de praticar suas habilidades de fala. Se você está começando, não se preocupe em errar algumas palavras — com a prática, você logo logo vai melhorar sua pronúncia.

Acompanhe a letra e a tradução

Uma ótima estratégia para aprender músicas de cor é acompanhar a letra enquanto escuta. No Vagalume, você pode conferir a letra original e, ao lado dela, a tradução — para não perder nada da canção, que você pode ouvir através do próprio site!

Preste atenção na forma como a canção utiliza o inglês — as rimas, os jogos de palavras, as expressões, as gírias. Você irá enriquecer muito seu vocabulário!

Teste seus conhecimentos

Na escola ou em cursos de inglês, você provavelmente já fez um exercício em que o professor entrega a letra de uma música com lacunas — e, enquanto a escuta, você deve preencher os espaços em branco com as palavras que faltam.

Que tal fazer isso em casa, pela internet? O site Lyrics Training torna o aprendizado do inglês divertido e dinâmico! Funciona assim: você escolhe a canção que quer praticar — na homepage do site, ou pesquisando pelo nome do artista ou da música — e, enquanto acompanha o videoclipe, preenche as lacunas da letra.

A brincadeira está disponível nos níveis iniciante, intermediário, avançado e expert. Você nem vai ver o tempo passar enquanto aprende!

Busque diferentes sotaques

Como o inglês é considerado a língua universal, sendo aprendida e falada em todos os cantos do mundo, artistas que cantam no idioma têm um grande alcance. Então, aproveite a oportunidade para conhecer sotaques do mundo todo!

Estados Unidos, Austrália, Canadá, Irlanda e África do Sul, por exemplo, têm a língua inglesa como idioma oficial ou um dos idiomas oficiais. Em cada um, você encontrará sotaques diferentes!

Uma ótima sugestão é procurar, no YouTube, por apresentações do The Voice — programa de talentos musicais que têm edições nesses países, entre tantos outros.

Ouça gêneros variados

Gêneros diferentes usam o idioma de formas diferentes. No rap, você encontrará rimas ricas, ritmo acelerado e gírias — um inglês moderno e repleto de jogos de palavras. Procure por Kendrick Lamar, Kanye West e Nicki Minaj.

As músicas mais melódicas de artistas como Adele, por outro lado, são ótimas por trazerem um ritmo devagar — permitindo que você preste bastante atenção em cada palavra da letra.

O pop de Taylor Swift, Marina & The Diamonds e Katy Perry também é repleto de jogos de palavras, expressões, ironias e usos irreverentes do idioma, sendo outra maneira de aprender o inglês de forma dinâmica e moderna.

É fã de teatro e de musicais? Pois saiba que eles são uma maneira riquíssima de aprimorar seu inglês! A última sensação da Broadway é Hamilton, peça que conta a vida de Alexander Hamilton, primeiro Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, de forma moderna — com canções que combinam elementos do hip hop e do pop. Disponível no Spotify, a trilha traz rimas e construções brilhantes com ritmos variados. Você não vai querer parar de ouvir!

Aprender inglês com música é uma forma divertida e prática de você praticar suas habilidades de fala, escuta e, até mesmo, leitura — além de enriquecer muito seu vocabulário. Coloque nossas dicas em prática e divirta-se!

Qual é sua letra de música preferida? Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias