Muitos empreendedores preferem iniciar seus investimentos por meio da adesão a redes de franquias por acreditarem que esse modelo de negócio ofereça maior segurança, contando com uma marca já desenvolvida no mercado, além do apoio em relação a gestão da unidade. Porém, o candidato a franqueado deve compreender que há sempre uma série de exigências, taxas e condições contratuais. Outro aspecto importante, antes de escolher uma franquia é conhecer profundamente o setor de atuação, pesquisar o mercado e analisar informações, tendências e perspectivas para os próximos anos. Confira, no post de hoje, como calcular os custos operacionais de franquias!

Os principais custos operacionais de uma franquia

Taxa de franquia

É o valor referente a adesão ao sistema de franquia, realizado através da assinatura do contrato formal. Neste caso, a taxa é proporcional ao renome da marca e tamanho da rede no mercado.

Despesas para instalação da unidade

É preciso considerar também as despesas com a reforma e adequação do espaço físico onde a unidade funcionará. Para tanto, é importante incluir na conta o projeto arquitetônico, a aquisição do mobiliário padrão e a mão de obra. Em geral, a rede indica fornecedores homologados para a realização dessa etapa.

Capital de giro

Essencial para qualquer negócio, o capital de giro é a reserva financeira da empresa, capaz de garantir a manutenção das atividades, sem a necessidade de usar outras formas de financiamento. Normalmente, as redes de franquias exigem que os franqueados tenham capital de giro suficiente para no mínimo, seis meses de funcionamento.

Royalties

A obrigatoriedade da taxa de royalties está relacionada ao uso da marca e também, do know-how da rede em aspectos como gestão, desenvolvimento de fornecedores e planejamento do negócio. Essa taxa é cobrada mensalmente e poder ser um valor predefinido ou ainda um percentual sobre o faturamento líquido ou bruto da unidade.

Taxa de publicidade

Essa taxa serve para a divulgação da marca e dos produtos no mercado. Pode ser cobrada mensalmente, através de um valor fixo ou rateio entre os franqueados, um percentual sobre o faturamento ou ainda uma cobrança especial quando há campanhas de lançamento ou promoções. Toda a estratégia de marketing fica sob responsabilidade da rede.

Despesas de funcionamento

É preciso lembrar ainda das despesas comuns de funcionamento, como aluguel e condomínio do ponto comercial, consumo de energia e água, além das contas de telefonia e internet.

O cálculo dos custos operacionais

Antes de assinar o contrato, é fundamental calcular os recursos necessários para iniciar a franquia considerando todos esses custos operacionais. Além disso, é importante lembrar também das despesas com a abertura da empresa, criação de um CNPJ e os serviços de um contador. Outro ponto crítico é a contratação da equipe de trabalho, que envolve todos os encargos legais, previstos na legislação trabalhista brasileira. Assim, o ideal é elaborar um plano de negócio e uma planilha de custos para facilitar a visualização de todas essas demandas.

As microfranquias e as franquias home based

Considerando que muitas vezes os custos operacionais de uma franquia são bastante elevados, surgiram no mercado novas modalidades a fim de atender os empreendedores que não possuem condições financeiras para investir nas grandes redes. Uma dessas modalidades é a microfranquia, que cresceu muito nos últimos anos.

São empreendimentos de baixo investimento e baixo custo operacional, mas com rendimentos interessantes. Em linhas gerais, essas franquias exigem um capital de até 50 mil reais e apresentam um retorno do investimento em até 12 meses.

Há ainda as franquias home based, que dispensam o ponto comercial, barateando muito a operação. Um bom exemplo que reúne esses dois modelos de negócio é a microfranquia home based Top English, com poucos custos operacionais e maior flexibilidade ao empreendedor.

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