Reinventar a carreira e atingir uma melhor qualidade de vida pode ser mais fácil se você investir em microfranquias, tanto pelos menores riscos quanto por apresentar um retorno mais rápido. Mas para dar o passo inicial, muitas vezes é imprescindível encontrar um sócio investidor para franquia.

Quando se trata de diminuir o valor do investimento, mas ainda assim garantir o sucesso de seu novo negócio, o sócio investidor adequado faz toda a diferença. E essa tarefa pode ser trabalhosa, afinal, além do perfil empreendedor, outros aspectos são importantes para definir com quem você estabelecerá uma sociedade.

Para que você possa tomar decisões mais assertivas e passe a dar continuidade às próximas etapas de seu novo negócio, separamos algumas dicas importantes nesse post. Continue a leitura e encontre um parceiro ideal para sua franquia com mais facilidade!

Encontre um sócio investidor para franquia

Grandes mudanças profissionais muitas vezes requerem uma reserva de dinheiro inicial. Mas para não deixar as novas ideias estagnadas em caso da falta de dinheiro, uma boa saída para contornar o problema é por meio de parceiros investidores.

No mercado de franchising é possível encontrar pessoas físicas ou jurídicas que desejam contribuir com a fundação de novas empresas, muitas vezes apenas com o interesse de uma parcela na obtenção posterior dos lucros ou mesmo para parcerias que envolvam o uso dos produtos ou dos serviços a acordos especiais.

Além disso, o sócio investidor não interfere na gestão da empresa, permitindo que sua franquia possa ser administrada com mais liberdade. Com esse modelo de sociedade, abrir um novo negócio se torna uma opção ainda mais acessível e possível de ser colocada em prática.

Opte pelo melhor tipo de investimento

A busca por um sócio investidor pode te levar a considerar diferentes tipos de investimento. É importante saber diferenciar cada um e poder optar por aquele formato que melhor se encaixa com seu plano de negócios e com a sua necessidade. Nem sempre amigos e familiares serão os sócios ideais, pois isso pode atrapalhar a sua prioridade em ter sucesso em um projeto.

Os empresários individuais, conhecidos como “Investidores Anjo” podem ser uma ótima opção. São, em geral, pessoas físicas dispostas a inserir capital em investimentos de fase inicial e têm menos interesse em interferir na gestão da empresa.

Verifique se o franqueador pode te auxiliar

Algumas franqueadoras possuem uma ótima estrutura de apoio para os novos franqueados. As mais bem estruturadas e atenciosas, em geral, auxiliam os empreendedores oferecendo suporte comercial, suporte de marketing, software para facilitar a gestão e até treinamentos e capacitações da equipe para que o investimento alcance o sucesso de forma mais rápida.

No caso de microfranqueadoras, em que a relação com o franqueado é mais flexível e direta, há a possibilidade dela possuir recursos ou maneiras para auxiliar na prospecção de novos sócios investidores ou ainda de realizar indicações e sugestões mais assertivas.

Essas são boas alternativas na busca por um sócio investidor, principalmente para profissionais que desejam empreender mas ainda estão iniciando o processo.

Conheça bem a franquia e suas vantagens

Outra dificuldade que os novos franqueadores possuem é a de explicar seus objetivos e convencer o potencial sócio investidor a injetar capital na fundação de uma empresa. Portanto, para evitar desentendimentos e, consequentemente evitar desmotivar o possível sócio, é importante entender bem a respeito de seu novo negócio e saber todas as vantagens que ele possui.

O seu discurso tem de estar na ponta da língua para aproveitar a oportunidade. Ou seja, em seu pitch você deverá apresentar todas as informações relativas à franquia, como os custos, o tempo de retorno, o local de funcionamento e a equipe necessária. É relevante para o sócio investidor também ter acesso a informações sobre as possibilidades de rendimento.

Além disso, para fazer um bom marketing, conheça os diferenciais da sua franquia em relação aos outros modelos de investimento. No caso de uma franquia de idiomas, descubra a respeito da metodologia de ensino, dos plano de negócios e dos materiais didáticos, por exemplo.

Saiba seu perfil e busque um sócio para complementar

Além de ter a possibilidade de investir dinheiro, o sócio investidor deve ser pensado como alguém que permanecerá em relacionamento com o franqueado durante um largo espaço de tempo, principalmente em caso de novos investimentos. Portanto, é importante buscar o sócio mais adequado para o seu perfil e o da empresa.

O primeiro passo é conhecer suas próprias qualidades e dificuldades, saber quais aspectos da franquia você detém conhecimentos, além de compreender seu perfil profissional a partir do seu histórico íntimo, familiar e no mercado de trabalho.

Em seguida, para estabelecer uma relação produtiva, procure por alguém que possa agregar com experiências e atitudes naquelas áreas que você apresenta menos domínio. É relevante também que esse sócio investidor esteja disposto a colaborar com sua lista de contatos, permitindo alavancar mais rapidamente a nova empresa.

Tenha em mente o valor que está buscando

Para buscar seu investimento, é imprescindível entender em que pé está o seu negócio e qual o valor em dinheiro será necessário para que se consolide seu sonho de sucesso profissional. Você deve saber quanto dinheiro está disposto a aplicar e qual o investimento que espera de seu novo sócio.

A quantia buscada deve ser compatível com o tamanho da franquia que você busca abrir, para que o investimento seja bem aproveitado e evite desviar o foco de seu planejamento inicial.

Afinal, não é necessário procurar um investimento em R$ 200 mil, se sua nova empresa requer um capital inicial de no máximo R$90 mil. Assim, você limita suas opções de sócio investidor e consegue agir com maior assertividade, entrando em contato com aqueles que possuem real potencial de investir em seu negócio.

Apesar de parecer difícil abrir uma nova empresa, ao encontrar o melhor sócio investidor para franquia, o sonho de uma nova carreira se torna ainda mais palpável. Além disso, você poderá já iniciar as operações comerciais de sua nova empresa e conquistar clientes com velocidade. 

Se você está buscando mais informações para abrir uma franquia, entre em contato conosco e descubra as vantagens de adentrar no mercado de idiomas.