Quando vão iniciar ou expandir os negócios, muitos empreendedores esbarram na dúvida de desenvolver uma ideia própria ou escolher uma franquia. Na verdade, as duas propostas têm seus benefícios, mas é preciso que o empresário entenda bem os prós e contras de cada modelo e, assim, defina pela melhor alternativa. Alguns aspectos devem ser detalhadamente analisados, para que não restem dúvidas ou para que expectativas não sejam frustradas.

Conheça agora os principais fatores que impactam na decisão de abrir meu próprio negócio ou optar por uma franquia:

O projeto

Um ponto determinante para a escolha do modelo de negócio é a ideia do empreendedor. Caso haja um projeto bem elaborado, inovador, com espaço no mercado e pesquisas que indiquem uma boa aceitação do público consumidor, o mais interessante é investir no desenvolvimento desse projeto. Por outro lado, se a intenção é replicar um formato conhecido, o mais adequado é optar pela franquia.

Os riscos

Todo negócio tem riscos, porém, nas franquias, esses riscos são significativamente reduzidos, devido ao know-how e experiência trazidos pela rede. Porém, esse fator está atrelado a outras condições, como capacidade de gestão e disciplina do empresário.

O perfil do empreendedor

Um dos elementos fundamentais do modelo de franquia é a padronização da operação. Assim, processos e estratégias devem ser seguidos por todos os franqueados, evitando desvios ou danos à imagem da empresa. Esse formato é ideal para empreendedores focados e que se identificam com a proposta da rede.

Entretanto, para aqueles que não se sentem confortáveis com regras preestabelecidas ou que preferem aplicar as próprias ideias, a recomendação é seguir com um projeto pessoal.

A marca no mercado

A decisão de abrir meu próprio negócio implica também em mais tempo e investimento para conquistar espaço no mercado. Isso demanda também estratégias eficientes de publicidade, que precisam estar presentes no plano de negócios. Por outro lado, a franquia já começa com uma marca conhecida e até mesmo com clientes fiéis.

O investimento

Em linhas gerais, os custos de um negócio independente costumam ser um pouco menores — mas isso depende muito do ramo de atuação e complexidade da operação, pois o empresário não possui fornecedores fixos e muitas vezes conta com o improviso.

Além disso, tem que investir sozinho em marketing, o que implica em uma divulgação de menor alcance. A franquia apresenta despesas bem definidas, como:

  • Ponto comercial;

  • Estoque;

  • Infraestrutura;

  • Royalties e taxas.

Porém, a franquia conta com o suporte e a assessoria da rede, de modo a agilizar o início das atividades. E também há ganhos em escala, já que a rede consegue negociar melhores preços.

Outro ponto a ser avaliado é que, caso haja necessidade de um empréstimo bancário, é mais fácil conseguir o crédito quando o objetivo é a contratação de uma franquia.

O suporte

Ao abrir o próprio negócio, o empresário não conta com suporte externo — o que pode trazer dificuldades na hora de tomar decisões importantes. Já nas franquias, é possível contar com o apoio da rede, com a padronização, além de orientações específicas e consultoria. Neste caso, o período de maturação é menor.

O planejamento de marketing

Uma das vantagens da franquia é o baixo valor investido com a divulgação da marca, que normalmente já é conhecida no mercado. Como os custos são compartilhados entre os franqueados, é bem mais barato contar com um bom planejamento de marketing. Para abrir um negócio próprio, as despesas passam a ser maiores, podendo até incluir a contratação de uma agência especializada.

O faturamento

Esse é outro fator influenciado diretamente pela capacidade de gestão e pela dedicação do empresário. Ao abrir meu próprio negócio, é preciso adotar uma administração ainda mais atenta as variações do mercado, chegada de novos concorrentes e custos operacionais. Nesse sentido, o empreendedor deve ser também um excelente administrador.

Já nas franquias, há uma previsão mais correta sobre o faturamento, uma vez que existem históricos e estatísticas das demais unidades, o que facilita muito a definição de estratégias, ações e campanhas pontuais para aumentar os lucros.

Vale lembrar que nas franquias, a taxa de mortalidade é bem menor, bem como a prazo para retorno do investimento.

Ficou interessado em participar de uma rede de franquias? Então entre em contato com a Top English e conheça as facilidades e vantagens desse modelo de negócio!

Quer saber mais sobre empreendedorismo e franquias? Assine a nossa newsletter.

 

Gostou do nosso post? Conheça nosso modelo de franquia no site www.topenglish.com.br/franquias/ 

Acesse um dos materiais abaixo e conheça mais sobre franquias

images 

Entenda os caminhos para adquirir uma franquiaConheça a franquia de sucesso, tenha seu próprio negócio!

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias