Cursar um bom mestrado é o sonho de muita gente. Essa escolha pode abrir diversas oportunidades para uma vida profissional de sucesso. Porém, antes de efetuar a matrícula, é preciso passar no processo seletivo — e é aí que o inglês se torna um grande obstáculo para alguns.

Apesar de ser desafiador, passar na prova de inglês para mestrado é muito compensador. Pense nos benefícios que os estudos lhe trarão, muito além de simplesmente passar na prova de competência. Se você tiver, também, o objetivo de dominar o idioma, sentirá menos dificuldades em estudar e se espantará com a velocidade do avanço. 

Confira este post para saber como passar na prova de inglês para mestrado de uma vez por todas!

Domine a leitura

Para passar no exame, é preciso que você saiba ler em inglês. Assim, foque no plano de estudos da leitura e deixe a conversação e o listening de lado por enquanto.

Utilize os processos de skimming e scanning. Estas são duas formas diferentes de se compreender adequadamente um texto em inglês:

  • Skimming: quando estiver com a prova em mãos, observe-a totalmente. Preste atenção nas fontes, primeiros-parágrafos, palavras-chave, imagens etc. Com isso, você terá uma boa ideia de qual tema será tratado.

  • Scanning: logo após, faça uma leitura minuciosa do texto para absorver maiores informações.

Depois de entender cada parágrafo isoladamente, atente-se a algumas palavras que podem indicar conexão entre eles. Algumas das palavras mais utilizadas são “and”, “but”, “homewever” e “moreover”.

Estude com o apoio do melhor dicionário

O melhor dicionário existente no mercado para o aprendizado da leitura da língua inglesa chama-se LONGMAN. Ele tem uma capa azul e amarela, custa cerca de R$50,00 e pode ser adquirido nas grandes livrarias ou na internet.

Foque nos pontos fracos

Foque nos seus pontos mais fracos, pois eles serão sua prioridade. Para descobrir suas dificuldades, faça um teste para saber como está o seu nível no idioma ou comece a resolver provas antigas, anotando suas deficiências. As palavras mais consultadas no dicionário serão às que você deve dar mais atenção.

Se tiver dificuldades em verbos, por exemplo, comece a procurar material que reforce a gramática. Mas se for em entender a terminologia ou vocabulário da avaliação, busque por materiais com assuntos de sua área de atuação.

Planeje seus estudos

Assim que forem listadas as suas maiores dificuldades, planeje seu tempo para remediá-las de acordo com a exigência da prova. Não faça como a maioria, que deixa para estudar na última hora. Se tiver tempo disponível, comece imediatamente

Estabeleça uma meta eficaz: entendendo e traduzindo um texto avançado minuciosamente, de frente para trás e vice-versa. Esse texto pode ser tanto um artigo com a mesma temática da avaliação de proficiência, quanto o de uma prova já aplicada.

Note que, embora esse objetivo seja inicialmente audacioso, ele é perfeitamente possível, pois estamos falando de um único texto. Para poder cumpri-lo totalmente, atente-se somente ao inglês que estiver exposto no texto e despreze todo o resto.

Com os pontos explanados neste post, você terá grandes chances de passar na prova de inglês para mestrado. Basta acreditar no seu potencial e procurar um curso de inglês específico e começar a preparação! Gostou do artigo? Deixe um comentário contando suas experiências de estudo em inglês!

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias