Você está estudando inglês para crescer profissionalmente. Inclusive, pensa em realizar uma prova de certificação de inglês. Você já até escolheu qual é o melhor exame para fazer, mas não sabe exatamente como estudar inglês para certificações. E agora?

Respire fundo! O primeiro passo é entender bem a estrutura do exame escolhido. Esses exames não focam na gramática: eles avaliam as quatro habilidades que usamos para nos comunicarmos — a escrita, a leitura, a produção oral e a audição. O segundo passo é praticá-las todos os dias, certo?

Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão lhe ajudar a se preparar melhor para as certificações. Confira!

1. Planeje-se e faça uma análise crítica de sua escrita

Antes de escrever qualquer palavra, faça um planejamento de seu texto, separando em tópicos as ideias que você vai colocar no papel. Dessa forma, seu pensamento estará organizado e assim não perderá tempo no momento da produção, pois terá um roteiro para seguir.

Após a escrita, analise criticamente o seu texto e sempre verifique os seus erros e acertos: faça uma lista e use-a como base para reforçar seu conhecimento. Conforme for produzindo mais textos, sempre volte a essa lista e risque os erros que você não comete mais.

2. Marque o tempo de produção para o teste escrito

Nas regras do exame, verifique quanto tempo é dedicado para a produção textual e use-o como guia para a sua preparação. Cronometre quanto tempo você leva para escrever o texto, sem deixar de incluir o tempo de planejamento.

Marque o tempo de todos os textos que você fizer e analise seu rendimento com o passar das semanas. Desse modo, você poderá verificar se está no caminho certo ou se precisa melhorar seu desempenho.

3. Use provas antigas para o teste de leitura

Vá até o site oficial do exame que você fará e procure pelas ferramentas gratuitas que a organização disponibiliza para auxiliar nos estudos. Busque pela prova de leitura e leia todos os textos já aplicados.

Assim, você terá uma ideia de como é essa parte do exame e selecionará melhor os textos que lerá durante a sua preparação.

4. Leia textos em inglês todos os dias

A leitura é um ótimo modo de manter contato com o idioma e ampliar o vocabulário. Quanto mais você incluí-la no seu dia a dia, mais palavras e conceitos novos aprenderá.

Como não é possível prever qual tema será trabalhado na prova, é importante variar os textos e ler contos, notícias, livros, além de conteúdos de sua área de interesse, por exemplo.

5. Cronometre o tempo de sua resposta oral

Assim como você marcou o tempo na produção escrita, faça o mesmo para o exame oral desde o primeiro dia de estudo. Dessa forma, você se acostumará ao tempo certo, se preparando melhor para a avaliação.

6. Grave a sua própria voz para o teste oral

Na consulta às provas antigas, você também encontrará as perguntas realizadas na prova oral. Utilize-as como base para o treinamento e grave sua resposta para verificar como foi o seu desenvolvimento, procurando por trechos em que foi bem e trechos em que você precisa aprimorar.

Lembre-se sempre de organizar suas ideias, responder de forma clara e dentro do tempo.

7. Assista a filmes e séries em inglês para o listening

É bem provável que você terá só uma chance para compreender o que será dito no áudio do exame. Portanto, pratique o listening todo santo dia.

Uma boa opção é assistir a filmes e séries em inglês. Com isso, você se acostumará com a velocidade natural dos falantes do idioma e estará em contato com a língua.

8. Escute podcasts e rádios em inglês

Use a internet a seu favor e busque por podcasts e estações de rádio sobre temas variados para escutar diariamente. Procure ouvir transmissões de vários países. Dessa forma, você habituará seu ouvido a identificar os diversos sotaques da língua inglesa.

Agora que você já sabe como estudar inglês para certificações, que tal curtir a nossa página no Facebook para receber mais dicas que vão lhe ajudar a fazer uma boa prova?

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias