Apesar dos exames de proficiência não serem obrigatórios, eles são exigidos com muita frequência pelas universidades na hora de aceitar alunos de outros países. Esses exames de proficiência são muito importantes e servem para comprovar que o aluno é fluente no idioma em que as aulas são ministradas e, portanto, não terá dificuldades em acompanhá-las. 

Conheça agora os 3 principais exames de proficiência para estudar fora do país!

TOEFL (Test of English as a Foreign Language)

O TOEFL é um dos exames mais comuns para aqueles que desejam estudar no exterior. É um exame para a comprovação da fluência na língua inglesa e é exigido até mesmo em universidades de países onde o inglês não é o idioma oficial, mas que possuem cursos ministrados na língua em questão.

É predominantemente obrigatório nas universidades dos Estados Unidos e do Canadá e a nota vai de 0 a 120 pontos. As boas universidades costumam aceitar candidatos com notas acima dos 90 pontos, mas as notas para ser admitido em cursos de mestrado e doutorado precisam ser ainda maiores.

Administrado pelo Educational Testing Service de New Jersey, o exame leva aproximadamente três horas e meia para ser realizado, além do teste TWE conhecido como writing que tem duração de 30 minutos. O formato da prova é dividido em quatro habilidades, speaking (conversação), writing (escrita), reading (leitura) e listening (compreensão oral).

O custo do TOEFL gira em torno de 200 dólares e a validade da certificação é de apenas dois anos. O agendamento do teste é feito online e é possível refazê-lo quantas vezes quiser.

IELTS (International English Language Testing System)

Assim como o TOEFL, o IELTS é também um exame que comprova a fluência no idioma em inglês, no entanto esse teste costuma ser mais exigido nas universidades dos países da Europa e da Oceania. Além disso, o inglês utilizado nesse teste é o britânico.

A nota do IELTS vai de 0 a 9 e avalia a comunicação do candidato na língua a partir das 4 habilidades linguísticas já citadas. O teste possui ainda duas versões:

O IELTS é um teste administrado pela University of Cambridge Local Examinations Syndicate junto com o British Council. O preço do exame é aproximadamente R$ 600,00. Ele pode ser agendado online, ser refeito quantas vezes forem necessárias e a grande vantagem é que sua certificação não possui prazo de validade!

TOEIC (Test of English for International Communication) 

O TOIEC trata-se de um exame para a Comunicação Internacional em inglês que é mais voltado para o mercado de trabalho. Nesse teste, o candidato responde a várias questões da atualidade e de situações do cotidiano, só que voltadas ao ambiente corporativo.

O teste conta com 200 questões, entre múltipla escolha aplicadas no papel sobre reading e listening e questões também de speaking e writing que são avaliados através de uma prova feita por computador.

A nota obtida no TOIEC pode variar de 10 até 990 pontos, sendo capaz de abranger diversos níveis de proficiência na língua inglesa. O mais legal desse teste é que não há reprovação. Apesar de ele não ser um exame voltado para quem vai estudar no exterior, ele pode ser muito interessante e lhe oferecer a oportunidade de trabalhar e adquirir boas experiências profissionais fora do Brasil.

É importante se atentar que cada país exige um tipo diferente de exame de proficiência em idioma. É importante escolher bem o destino e a universidade que lhe interessa antes de realizar os testes.No próprio site das instituições é possível descobrir qual o tipo de exame que é exigido e inclusive a nota mínima para a admissão do candidato.

Quer receber mais dicas sobre exames de proficiência? Ou para estudar no exterior? Então assine a nossa newsletter e acompanhe as novidades!

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias