Recessão, desemprego, crédito apertado, queda do mercado de ações. Estamos em tempos difíceis e isso parece que vai continuar por um tempo ainda. Apesar disso, ou talvez por causa disso, as franquias estão crescendo, com centenas de milhares de pessoas buscando por novas oportunidades todos os dias.

Se você quiser ser seu próprio patrão, certifique-se de encontrar a melhor opção, que pode ser diferente do que você pensou, dadas as condições do mercado. A seguir estão algumas dicas sobre como escolher a franquia certa para você, e o que levar em consideração ao longo desse processo. Acompanhe!

Faça uma autoavaliação

Pergunte a si mesmo o que você realmente deseja alcançar ao possuir um negócio. Coisas como: que horas você quer trabalhar, em que tipo de trabalho você é bom e o que gostaria de fazer, quanto de dinheiro você pode se dar ao luxo de investir e quanto de retorno você precisará ter

Além disso, pense onde você quer viver e operar seu negócio, bem como quais são os seus planos pessoais para o futuro. Depois de entender o que é importante, você será capaz de avaliar qualquer oportunidade de franquia e saber se é uma boa.

Verifique as opções de financiamento

Estamos passando por tempos difíceis do ponto de vista econômico. Dado o que aconteceu com os nossos mercados diversos com relação às taxas de juros e a disponibilidade financeira dos bancos, você precisará ter uma ideia clara do montante de crédito disponível para você.

A menos que você tenha dinheiro sobrando, acompanhe este processo de captação a partir do início porque as respostas podem ser muito diferentes do que eram há apenas alguns meses.

Conheça as categorias de empreendimento — avaliação

Dê uma olhada em algumas listas de oportunidades de franquia mais rentáveis por meio de buscas na internet. Nessa procura, se concentre em grupos ou categorias de produtos ou serviços. Com base na sua impressão de cada um desses segmentos, pergunte a si mesmo se ele parece atender aos critérios dos tópicos anteriores.

Dê preferência aos segmentos resistentes à recessão

Monte uma lista de segmentos comerciais que lhe interessam e pergunte a si mesmo algo simples: “Eu acredito que este é um negócio que vai resistir às crises, independentemente da situação econômica?”

Isso normalmente acontece em negócios como consertos em geral, fast food, cuidadores de idosos, escolas de inglês ou salões de beleza, mas pode não ser a verdade de outros, como serviços excessivamente caros ou vendas de produtos de luxo.

Negócios que sobrevivem às crises, geralmente envolvem conveniência e investimento em qualificação pessoal. 

Solicite informações preliminares de franqueadores

Depois de selecionar algumas empresas que combinam com você, entre em contato com elas e solicite informações básicas sobre a franquia. Reveja as informações preliminares de cada empresa para determinar se, com base nessas informações adicionais, o negócio ainda parece atender aos seus critérios.

Converse com franqueados

Para ter ainda mais certeza da escolha, converse com empreendedores franqueados da marca que você optou, de forma a verificar se a realidade deles condiz com as suas expectativas sobre o trabalho a ser realizado e se os ganhos estão dentro dos seus propósitos.

Saber como escolher a franquia mais adequada para o seu perfil passa por uma análise geral sobre as condições financeiras em que você se encontra, a situação política e econômica, e o mercado em que deseja trabalhar.

Lembre-se sempre de que a opinião das pessoas com relação aos produtos e serviços disponíveis é bastante dinâmica, e isso deve ser levado em consideração quando se deseja ter um negócio com longevidade e lucro.

Gostou das dicas sobre como escolher a franquia? Não perca mais nenhuma das nossas novidades. Assine a nossa newsletter!

 

 

Gostou do nosso post? Conheça nosso modelo de franquia no site www.topenglish.com.br/franquias/ 

Acesse um dos materiais abaixo e conheça mais sobre franquias

images 

Entenda os caminhos para adquirir uma franquiaConheça a franquia de sucesso, tenha seu próprio negócio!

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias