O aumento da expectativa e da qualidade de vida tem permitido que mais pessoas cheguem à terceira idade com saúde e disposição para fazer novas amizades, se dedicarem às atividades de lazer e ao aprendizado de novas habilidades. É uma turma que tem usado cada vez mais a tecnologia — segundo o IBGE, houve um crescimento de 15% no acesso à internet por idosos com mais de 60 anos, no período de 2000 a 2015.

Toda essa energia pode ser muito bem aproveitada no aprendizado de um segundo idioma. Com dedicação e paciência é possível sim aprender inglês na terceira idade. E além do gosto por um novo aprendizado, há outros benefícios como a socialização e a proteção contra doenças relacionadas à demência, como o Alzheimer.

Confira nossas dicas para aprender inglês na terceira idade!

Planeje o início dos estudos

Antes de iniciar um curso de inglês liste as demais atividades que você já tem no dia a dia para encaixá-lo no horário mais proveitoso para o aprendizado. Como é uma atividade nova, o ideal é que ela seja colocada no período do dia em que você se sente mais bem disposto. É importante se comprometer com um horário para se dedicar aos estudos, pois isso ajuda o cérebro a se preparar para os estudos e te ajuda a manter a disciplina.

Tenha uma rotina de estudos

O melhor é se dedicar ao menos uma hora diária, em vez de quatro horas em um único dia da semana, por exemplo. Isso pode ser feito aliando atividades de lazer, como ver filmes e séries em inglês, ouvir músicas e programas de rádio no idioma, ler livros e jornais para aprender novas palavras.

Não se preocupe em entender todas as palavras, foque no contexto do que está sendo dito e você vai compreender o que está sendo comunicado. Esse contato diário facilita o aprendizado e ajuda a treinar a audição e a pronúncia das palavras.

Escolha um local adequado

Para as tarefas que serão realizadas em casa, é preciso escolher um ambiente adequado para os estudos, bem iluminado e sem ruídos que atrapalhem a concentração. Mantenha todo o material didático e auxiliares próximos — cadernos, livros, dicionários, etc. —, pois isso evita que você perca o foco ao ter que se levantar para buscar algum objeto.

Não tenha vergonha de participar das aulas

Um dos grandes desafios dos estudantes de inglês, e que se vê também em alunos da terceira idade, é a vergonha de falar durante as aulas. Não tenha medo de errar, esse é um momento importante de troca com os colegas e o professor. Não se envergonhe da sua pronúncia — será mesmo mais difícil conseguir acertá-la perfeitamente, já que isso depende de músculos e nervos que vão perdendo elasticidade e dificultam essa parte do aprendizado. Mas lembre-se: é falando que você vai melhorando a pronúncia e ganhando confiança para se expressar no novo idioma.

Converse com o professor sobre suas dificuldades

Na terceira idade, o aprendizado é diferente dos primeiros anos de vida. Basicamente, são utilizadas com mais facilidade outras partes cognitivas do cérebro para o armazenamento de novas informações. Por isso, pode ser necessário adaptar a metodologia de ensino.

Não deixe de falar com o professor sobre suas dificuldades. Juntos, vocês podem descobrir novas maneiras de trabalhar o conteúdo.

Aprender inglês protege o cérebro contra o Alzheimer

Pesquisas realizadas em várias partes do mundo vêm demonstrando os benefícios do aprendizado de um novo idioma na proteção do cérebro contra doenças como a demência e o Alzheimer. Uma delas, realizada pela Universidade de Ghent, na Bélgica, demonstrou que pacientes bilíngues levaram quatro anos a mais para manifestarem os sintomas da doença do que os pacientes que não falavam um segundo idioma. Isso porque o aprendizado do inglês estimula a cognição e a memória, mantendo a mente ativa, que é reconhecidamente uma das formas mais eficazes de evitar o avanço dessas doenças.

Esperamos que essas dicas o animem a aprender inglês na melhor idade! Assine nossa newsletter e receba mais informações sobre os estudos de inglês.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias