Muitos empresários já visualizaram uma boa oportunidade surgindo no mercado e certamente estão se perguntando como abrir uma franquia de idiomas. No entanto, esse nicho possui algumas particularidades que não são encontradas em outros modelos de negócio.

Por conta disso, é preciso ficar atento a diversos pontos na hora de buscar por uma franquia e fechar uma parceria que realmente dê certo. Afinal, hoje em dia, são muitas opções no mercado.

Para ajudar você a entender melhor esse processo, visualizar todos os benefícios de um negócio como esse e saber como abrir uma franquia de idiomas, criamos este post. Continue a leitura e confira!

Por que uma franquia de idiomas?

Provavelmente, você já deve ter percebido que estamos vivendo na era da informação, certo? Uma transformação digital está em curso, e as novas tecnologias vêm dominando cada vez mais o mercado.

Com isso, as barreiras físicas estão desaparecendo e, atualmente, é possível, por exemplo, trabalhar no Brasil, para uma empresa americana, prestando serviços para clientes alemães.

Contudo, um desafio ainda precisa ser vencido, o da linguagem. Infelizmente, em nosso país, a educação pública não garante o ensino de idiomas, como acontece em outros lugares do mundo. Por outro lado, essa falta gera chances de negócio.

São várias pessoas querendo uma colocação nesse mercado globalizado. Elas começam suas jornadas em busca de novas formas de comunicação, com diversas idades, contribuindo para a geração de oportunidades.

Nesse contexto, uma franquia de idiomas é capaz de suprir essa demanda e gerar bons lucros, desde que bem aplicada e seguindo algumas regras e dicas. São diversas as vantagens de um negócio como esse. Entre elas, podemos destacar:

  • plena expansão do mercado;

  • espaço para novos negócios;

  • alta procura por parte de interessados de diversas faixas etárias.

Como abrir uma franquia de idiomas?

Como dissemos, uma franquia de idiomas é diferente de qualquer outro negócio, por isso carece de uma atenção a mais. Caso você vá investir sozinho ou com um sócio, é preciso estar de olho em algumas dicas. Acompanhe!

Pesquise o mercado

Assim como acontece em qualquer negócio, uma pesquisa de mercado é essencial para entender como está a procura por cursos de idioma em sua cidade. Não se intimide caso já exista alguma empresa do tipo.

Há bastante demanda para esse serviço e, com uma pesquisa rápida, você pode se surpreender. Em um primeiro momento, não realize ainda nenhum tipo de segmentação; busque compreender como está o mercado geral.

Saiba quem é seu público-alvo

O segundo passo é realizar a segmentação do público. Aqui cabe investigar em qual público-alvo a concorrência está investindo. Por exemplo, se é inglês focado em negócios, ensino para crianças, entre outros.

Ao observar quais são os nichos que estão carecendo de atenção, você pode defini-los como seu público-alvo e abraçar todos os clientes que não têm esse tipo de serviço ao seu dispor.

Em sua pesquisa de mercado, caso tenha observado que um determinado segmento possui uma demanda além do que os seus concorrentes podem suprir, você pode investir no mesmo ponto e realizar uma concorrência direta.

Contudo, o ideal é buscar primeiro por oportunidades não exploradas, de modo que sua franquia cresça e se desenvolva primeiro para depois buscar uma maior presença no mercado.

Escolha um ponto estratégico

O terceiro passo é escolher um ponto estratégico para abrir sua franquia de idiomas. Esse aspecto é bastante relevante, na medida em que a maioria das pessoas tem uma vida corrida e não quer perder tempo com deslocamentos.

Por conta disso, o ponto para abertura de sua franquia de idiomas deve levar em conta o local aproximado no qual a maioria do seu público-alvo reside. Em relação a esse aspecto, vale lembrar que existe um estigma de que cidades pequenas não podem contar com escolas de idiomas devido ao baixo contingente populacional.

No entanto, é possível realizar a implantação em um espaço que fique, por exemplo, entre municípios, permitindo assim que habitantes de ambas as localidades possam se deslocar até a escola para participar das atividades.

Tenha capital de giro

No Brasil, um problema muito comum é a falta de planejamento na hora de abrir uma empresa. Com as franquias de idiomas não é diferente. O capital de giro é essencial para manter o negócio nos primeiros meses.

Mesmo que a demanda por cursos de idioma seja alta, você não começará o seu negócio com todas as turmas lotadas e com alta rentabilidade. Assim sendo, é preciso que a empresa passe por um período de maturação.

Com isso, você deve ter uma reserva de capital para se manter durante esse período inicial, evitando ter que fechar as portas nos primeiros meses por falta de planejamento.

Invista em treinamento

Contar com uma equipe de profissionais prontos para ajudá-lo a fazer o negócio crescer é outro ponto de máxima importância para que a sua franquia de idiomas decole.

Invista constantemente em treinamentos para que a sua equipe possa trabalhar da melhor forma e com os últimos modelos pedagógicos de ensino de idiomas, garantindo o aprendizado de seus alunos.

Além dos profissionais, é preciso investir em treinamentos para você também, tanto na área de gestão como na de franquias, uma vez que esse modelo de negócio é diferente de outros tipos de empresa. Isso vai lhe dar muito mais segurança na hora de tomar decisões.

Como fazer a escolha mais adequada?

A última dica que vamos dar é tão relevante que está separada em um tópico à parte. A escolha de um parceiro é com certeza o momento essencial para o sucesso ou não de sua empresa. É preciso buscar uma franquia bem-conceituada no mercado e que seja capaz de prover toda a infraestrutura necessária ao negócio, como apoio durante todo o processo de implantação e adaptação.

Hoje em dia, no mercado, existem diversos modelos, mas nem todos podem suprir a sua necessidade. Lembre-se que o franqueado deve encontrar auxílio sempre que precisar. Por conta disso, a escolha por uma franquia de renome é crucial.

Chegamos ao fim do nosso post! Esperamos que você tenha tido um vislumbre de como abrir uma franquia de idiomas e das oportunidades que esse negócio tem a oferecer.

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