Quando você começa a estudar inglês e consegue perceber claramente seus avanços, fica ainda mais motivado, não é? Contudo, essa motivação que o faz estudar com afinco pode ir embora quando você atingir o plateau de aprendizagem, uma fase comum pelas quais que os estudantes passam durante o aprendizado de um idioma.

Nesse momento, é normal sentir que está “parado no tempo” e não conseguir ver os avanços na língua inglesa. Mas pode ficar tranquilo! Essa etapa não dura para sempre e é possível superá-la com sucesso.

Continue a leitura para aprender sobre o plateau, saber identificar os sinais de que você chegou a esse estágio e o que fazer para superá-lo e continuar progredindo nos seus estudos.

O que é o plateau de aprendizagem?

Usado na psicologia educacional, o plateau de aprendizagem é um termo que se refere a um determinado ponto que o aluno chega durante os seus estudos.

Nessa fase, o estudante aparenta não avançar no aprendizado do idioma. Mesmo se dedicando e fazendo as tarefas e atividades práticas, ele não faz grandes progressos e tem a sensação de que não conseguirá superar essa dificuldade.

Quais são os estágios de aprendizagem?

Para entender melhor por que esse fenômeno acontece, é preciso compreender os estágios de aprendizagem:

  • Incompetência inconsciente: a pessoa não sabe nada sobre o assunto. Aqui, ela não conhece, nunca ouviu falar, não faz ideia do que seja e não sabe como é a língua inglesa;

  • Incompetência consciente: a pessoa já tem conhecimento da existência do inglês e quer aprender mais sobre o idioma;

  • Competência consciente: a pessoa atua de modo mecânico, pensando nos passos necessários para atingir um determinado objetivo. Ela aprende uma regra do idioma, procura colocá-la em prática e, quando percebe que disse algo errado, volta atrás para corrigir o erro;

  • Competência inconsciente: essa é a hora em que a pessoa usa a língua de modo automático, sem pensar nas regras, processos e palavras para falar em inglês. Tudo sai de forma natural. É a fase em que atinge a desejada fluência.

O plateau surge entre o 2º e o 3º estágios de aprendizagem, momento em que o estudante sabe bastante sobre a língua — fatos do idioma, vocabulário e regras —, mas não é capaz de se comunicar de modo natural e sem dificuldades.

Com isso, surge o trauma com o idioma e muitos estudantes desistem de aprender inglês por pensarem que não têm capacidade e que a língua é muito difícil.

Como superar o plateau?

A boa notícia é que superar o plateau de aprendizagem é completamente possível. Para isso, é preciso se organizar, dedicar um tempo e colocar o idioma em prática o máximo que puder. Confira as dicas que separamos para ajudar nessa tarefa:

Defina pequenas metas de aprendizado

Reveja seus objetivos, defina pequenas metas para alcançá-los, organize-se e estude todos os dias. Tente compreender o vocabulário daquele artigo importante da sua área profissional ou fazer testes periódicos para observar seu avanço e ver o que precisa melhorar, por exemplo.

Nessa fase de plateau, o importante é não desistir e continuar estudando. Ao definir pequenas metas, você conseguirá amenizar essa etapa e continuar no caminho certo para superá-la.

Dedique-se ao inglês do mundo real

Procure aprender o inglês da vida real e saiba aliar a gramática à conversação, mantendo o equilíbrio durante o aprendizado. Ao focar no idioma que é realmente usado no dia a dia, você alcançará seu objetivo mais rapidamente.

Portanto, aproveite os filmes, seriados e músicas para entrar em contato com o inglês do cotidiano e avançar nos seus estudos.

Contextualize o seu aprendizado

Foque em áreas de seu interesse, nas quais você realmente usará o idioma. Aprenda o vocabulário essencial da sua profissão ou como usar o inglês em viagens ao exterior, por exemplo.

Fazendo isso, você torna o estudo mais interessante, aprendendo o que realmente preciso. Com o tempo, voltará a perceber a sua evolução e verá que o plateau é coisa do passado.

Agora que você já sabe o que fazer para superar o plateau de aprendizagem, que tal curtir nossa página no Facebook para receber mais dicas que vão te ajudar a aprender inglês?

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias