Gerir o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. Para você ter ideia, de acordo com estimativa do Sebrae, até 2022, o Brasil deve ter 17,7 milhões de novos negócios de pequeno porte, um aumento superior a um milhão por ano. Por isso, a busca por uma microfranquia lucrativa, em especial, tem intensificado bastante nesse meio tempo.

Isso porque franquias menores estão condicionadas a investimentos iniciais bem mais em conta, além de seus custos de manutenção serem mais interessantes e, ao mesmo tempo, proporcionarem excelentes oportunidades de faturamentos acima da média.

Interessado em conhecer mais sobre a microfranquia, suas características, vantagens e qual a melhor opção disponível para empreendedores no segmento educacional? Então, continue a leitura!

O que é uma microfranquia?

A regulamentação das microfranquias está disciplinada na Lei n. 8.955/94. De acordo com esse conteúdo legal, após a assinatura do contrato de franchising, o franqueado está autorizado a utilizar a marca e patente, assim como tem direito à veiculação de materiais e serviços educacionais do franqueador.

Com isso, esse formato de franquia empresarial permite que empreendedores professores tornem-se donos de seus próprios estabelecimentos com mais facilidade. Isso se deve ao fato de que, diferentemente do que ocorre em contratações de franquias tradicionais, os custos de investimento em um microfranqueado variam em uma margem entre R$ 5.000 e R$ 90.000,00.

Quais as suas principais vantagens?

Embora muitos ainda atrelem custos de investimento mais baixos a pouca rentabilidade, esse modelo de negócio, na verdade, pode ser a chave propulsora para a obtenção de rendas escalonáveis, de acordo com os objetivos de cada franqueado. 

Inclusive, as franquias são excelentes alternativas para aqueles que procuram investir em marcas que já estão consagradas no mercado. Nesse caso, os riscos empresariais assumidos pelos franqueados são os menores possíveis.

Outro aspecto positivo está na transparência de informações antes da aquisição de franquias. Isso se justifica pelo fato de que a lei determina aos franqueadores a apresentação de todos os dados contábeis a fim de garantir que empreendedores possam decidir sobre a aquisição ou não com base na realidade econômica e financeira das microfranquias. 

Nesse sentido, a lei estabelece que uma circular de oferta (COF) deve ser concedida aos interessados. Nela, constarão todas as informações pertinentes, como histórico da empresa, demonstrações financeiras, perfil do franqueado ideal, especificações sobre investimentos etc. Tudo dentro do prazo de até 10 dias antes da assinatura do contrato de franchising.

O apoio operacional e administrativo fornecido pelos franqueadores é outro diferencial na abertura de uma microfranquia. No entanto, é essencial verificar quais são os limites desse suporte, de acordo com o que foi contratualmente definido entre os signatários.

Além do mais, geralmente, os franqueados são orientados a seguir diretrizes e planejamentos estratégicos já previamente traçados pelos franqueadores. Isso ajuda no alinhamento das expectativas corporativas de ambas as partes e também elimina, por exemplo, o tempo que seria despendido na criação de projetos voltados para o marketing de vendas.

Por que a Top English é uma excelente opção de microfranquia lucrativa?

Não há dúvidas de que as microfranquias apresentam grandes vantagens, especialmente, para quem tem pouca disponibilidade de recursos financeiros para efetuar tais investimentos.

Contudo, para além disso, a Top English, atuante no mercado educacional desde 1996, oferece outras vantagens, que impressionam até mesmo aqueles que já conhecem a fundo o funcionamento das microfranquias. Na sequência, entenda por quê!

Baixo custo de investimento inicial

Os interessados em adquirir uma microfranquia de idiomas da Top English têm a oportunidade de já começarem seus negócios com o corte de custos em até 70%, quando comparados aos investimentos iniciais requeridos pelos demais franqueadores linguísticos do mercado.

Isso ocorre porque não há a necessidade de alugar ou comprar imóveis para que as aulas de inglês sejam ministradas. Afinal, a Top English está regularizada como uma escola itinerante e, por esse motivo, seus franqueados estão licenciados para exercerem a atuação pedagógica na casa dos próprios alunos.

Sem custos operacionais fixos

Em consequência dessa diminuição expressiva com as despesas, os custos fixos, como taxas e energia elétrica, também são reduzidos ou até eliminados, influenciando a aferição de receitas, cada vez mais promissoras. 

Além disso, diante do fato de que os franqueados são munidos com sistemas de automação de apoio nas atividades administrativas de seus negócios, a contratação de colaboradores para lidar com o gerenciamento e controle periódico de dados contábeis e fiscais torna-se desnecessária — o que minimiza ainda mais outras despesas fixas, como folhas de pagamento.

Metodologia eficiente e alta fidelização de alunos

As vantagens também estão diretamente relacionadas à metodologia empregada pela Top English. Desde a sua fundação, a escola tem como objetivo central garantir a proficiência de cada um de seus alunos, por meio de atividades didáticas voltadas essencialmente para a conversação — o que, por si só, fomenta o interesse de todo e qualquer perfil de estudante a partir dos 3 anos de idade.

Por esse motivo, em todos os 11 estados onde é representada pelos franqueados, os índices de captação e fidelização dos alunos alcançam margens de lucro absolutamente satisfatórias.  

Retorno financeiro rápido

Combinado ao baixo investimento inicial e aos custos fixos reduzidos, os franqueados são capazes de obter retornos financeiros mais expressivos em pouco tempo.

Isso porque, além da atuação ativa dos empreendedores nas atividades pedagógicas e administrativas, a Top English sempre se compromete a fornecer todos os meios para que os lucros estejam de acordo com as expectativas fixadas.

Suporte contínuo e sistema de gestão online

Os franqueados contam com total suporte especializado para a resolução de problemas relacionados às áreas pedagógica, administrativa, tecnológica, publicitária e de gestão. Tudo de forma prática, rápida e personalizada.

Para isso, a Top English também disponibiliza um sistema próprio de gestão de franquia online com todas as funcionalidades necessárias. Isso com o objetivo de que desafios empresariais normalmente enfrentados por franqueados sejam neutralizados e convertidos em possibilidades de ascensão.

Portanto, baixos investimentos iniciais, apoio de gestão contínuo e retornos financeiros mais rápidos estão entre as diversas razões para se investir em uma microfranquia de idiomas.

Nesse sentido, a Top English é, sem dúvidas, uma excelente opção de franqueadora linguística aos profissionais que buscam realizar o sonho de adquirir uma escola de inglês de renome no mercado, mas sem os riscos e barreiras enfrentados por quem decide começar do zero.

Ficou interessado em conhecer mais a respeito sobre como adquirir uma microfranquia lucrativa? Então, acesse nosso site e descubra tudo o que a Top English pode fazer por você!