Sempre que nos perguntamos por que aprender inglês, sabemos quase por instinto que o conhecimento do idioma proporciona diversas vantagens, que vão desde promover o crescimento profissional até possibilitar que uma viagem ao exterior seja aproveitada ao máximo.

Porém, existem também os benefícios psicológicos desse aprendizado, pois o ganho pessoal de saber uma nova língua se estende a várias áreas da vida pessoal. Quer saber mais sobre eles? Veja abaixo alguns exemplos:

1. Ganhos na autoestima

Muitas vezes, estudar a teoria de algo pode ser relativamente simples, mas quando precisamos partir para a prática, encontramos dificuldades que não estávamos esperando. No caso do aprendizado do inglês, isso se aplica especialmente às pessoas tímidas ou inseguras. Afinal, quando surge a oportunidade de praticar o que aprenderam, elas sentem que ainda não sabem o suficiente, logo, não se arriscam.

Entretanto, aqueles que enfrentam esses desafios e criam coragem de se expor, conseguem, com o tempo, adquirir uma habilidade que antes parecia estar tão distante. Nesse momento, a autoestima cresce e a motivação aumenta, uma vez que descobrimos que temos o potencial de superar os nossos limites.

2. Maior capacidade cognitiva

A cognição envolve a nossa habilidade de compreender o mundo e solucionar problemas. Ela é adquirida quando recebemos uma informação através dos 5 sentidos, a qual é processada no nosso cérebro para ser aplicada, testada, usada posteriormente.

Quando estamos praticando uma nova língua, precisamos analisar os sons, a escrita, exercitar a fala e compreender o sentido das palavras. Todo esse processo exige um esforço mental que reforça nossa capacidade cognitiva e nos torna mais capazes de aprender e interpretar situações diversas.

3. Memória de elefante

O cérebro humano é moldado pelas atividades que realizamos com mais frequência, em um processo conhecido como plasticidade neural. Quando adquirimos novas informações e precisamos nos recordar delas com regularidade, passamos a ativar mais vezes as regiões do cérebro que são responsáveis pela memória.

Esse estímulo frequente reforça as conexões cerebrais e facilita o acesso ao conteúdo aprendido, seja no uso do novo idioma ou em outras situações do cotidiano.

4. Mais foco no dia a dia

Ao praticar inglês precisamos estar atentos a muitos detalhes. Seja durante a escuta, quando precisamos distinguir sons e entonações, seja durante a fala, quando treinamos nossa pronúncia e vocabulário, assimilar um novo idioma é um processo que precisa de bastante foco.

Assim como no caso da memória, quando mais exercitamos uma habilidade, melhor somos nela. Por isso, o foco adquirido no aprendizado do inglês afeta também outras áreas da vida.

5. Uma mente mais aberta

Uma das maiores vantagens de aprender inglês é o fato dele ser um idioma global. Por isso, na maioria das viagens ao exterior será possível se comunicar e interagir com a população local.

Dessa forma, ao conhecer novas culturas e poder descobrir como vivem as pessoas de várias regiões do mundo, nossa capacidade de entender as diferenças aumenta consideravelmente, o que nos torna mais tolerantes e empáticos.

6. Maior chance de fazer novos amigos

Uma viagem oferece muitas oportunidades de interação com outros viajantes, turistas e população local. Nesse momento, sua habilidade de falar inglês irá trazer a oportunidade de se aproximar de muitas pessoas e aprender ainda mais sobre a cultura com elas, criando um laço de amizade que pode durar muito além do período da viagem.

7. Possibilidade de retardo de doenças degenerativas

Diversos estudos ao redor do mundo já comprovaram: saber mais de um idioma protege o cérebro dos problemas degenerativos como o Mal de Alzheimer. Essa doença é provocada pelo acúmulo de substâncias no cérebro, que impedem a realização de conexões cerebrais e causam a morte de neurônios.

Aqueles que estão sempre aprendendo coisas novas e colocando-as em prática, criam a chamada reserva cognitiva, que protege o cérebro das perdas neurais frequentes devido ao avanço da idade.

Agora você entendeu melhor por que aprender inglês pode ser tão importante? Se você gostou desse texto e gostaria de receber conteúdos como esse em seu e-mail, assine nossa newsletter e esteja sempre bem informado!

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias