Com a gigantesca competitividade no mercado de trabalho que presenciamos hoje, o brasileiro conseguiu perceber que o inglês não é mais um diferencial no currículo. É um item essencial para qualquer posição profissional de destaque. Por isso, ele precisa ter o domínio da língua, senão estará fora dessa competição. Em meio a esse cenário, as franquias de escola de inglês estão tendo maior visibilidade e estão se destacando como um segmento de alta rentabilidade. Para quem está buscando um plano de carreira, querendo iniciar um novo negócio, investir nessa área é uma ótima aposta. Se você ficou interessado, continue a leitura e te mostraremos quais os primeiros passos para você abrir uma franquia de escola de inglês e ter sucesso garantido. Confira!

Por que devo investir em uma franquia de escola de inglês?

Uma franquia de escola de inglês pode ser o negócio que você está buscando para empreender, pois ela oferece um modelo adaptado a esse universo globalizado digital, em que a língua inglesa é predominante.

Apesar de toda a concorrência, é um mercado bastante promissor que pode gerar ótimos resultados para quem deseja ser um franqueado. Você conta com todo o suporte e experiência do franqueador durante todo o processo.

Investimento/faturamento

Uma das vantagens é que o valor que será investido, dependendo da franquia escolhida, é bem menor do que o necessário para começar um negócio do zero. Além disso, o franqueado tem acesso às estimativas de lucro e faturamento da franquia, antes mesmo de ter começado o negócio.

Método próprio de ensino

Outra vantagem de investir em uma franquia de escola de inglês é que ela já vem com uma metodologia de ensino própria. Isso faz com que o aluno tenha a capacidade de aprender o idioma e adquira as habilidades para ingressar no mercado de trabalho.

Ou seja, a franquia te dá todas as ferramentas necessárias para que você obtenha sucesso como empreendedor.

Primeiros passos para você abrir uma franquia de escola de inglês e ter sucesso garantido

Para abrir uma franquia de escola de inglês, é preciso que o franqueado esteja atento a estes importantes primeiros passos, visando a segurança e o sucesso do seu negócio. Afinal, há um capital investido e tudo deve ser bem estruturado.

Pesquisa

O primeiro passo para o sucesso da sua franquia de escola de inglês é dado antes mesmo de você abrir o negócio. Se você realmente deseja ser um franqueado, é necessário conhecer bem o segmento que você estará investindo. Faça pesquisas, estude o setor, interaja com pessoas que já atuam na área. Mesmo com o suporte que a franquia dará a você, é importante se manter atualizado com a prática de gestão de franquias e de negócios em geral. Pesquisar o mercado vai auxiliá-lo no entendimento e na escolha da sua franquia. Não esqueça de que pequenas diferenças pesam na decisão do aluno na hora de escolher onde ele irá estudar. Essa pesquisa vai ajudá-lo a entender o que o aluno busca para o seu aprendizado. Para que você possa oferecer um ensino diferenciado.

Procedendo dessa maneira, você terá informações suficientes sobre o mercado e poderá escolher a franquia que mais se adequar ao seus interesses e, consequentemente, aos dos alunos.

Planejamento

A partir da pesquisa você já pode elaborar o seu plano de negócios. Mas por se tratar de uma franquia, ela já possui os requisitos necessários para a elaboração de um planejamento consistente, para que o franqueado não corra riscos financeiros. Ele  é mínimo, quase que inexistente. Com as estimativas de despesas e receitas, você poderá administrar melhor o seu empreendimento.

A segurança de que seu negócio dará certo é muito maior.

Metodologia de ensino/professores qualificados

Para uma franquia de escola de inglês ter sucesso no meio de tanta concorrência, precisa ter uma metodologia de ensino diferenciada e profissionais qualificados. Ela já irá lhe fornecer o método de ensino e o material didático. Procure montar uma equipe conforme a proposta da franquia e sua visão de negócio. Trabalhe com professores que possuam o inglês como língua nativa ou que tenham experiência com o idioma no exterior. Dessa forma você terá um curso que oferecerá ao aluno o preparo necessário para o mercado de trabalho.

Burocracia/Instrumentos jurídicos

Não podemos esquecer da parte burocrática, pois é a partir dela que a franquia estará apta para o funcionamento.

São documentos redigidos de acordo com o que determina a Lei 8.955/94 – Lei das franquias (dispõe sobre o contrato de franquia empresarial (franchising) e dá outras providências sobre o tema) -; como a Circular de Oferta de Franquia (COF), o Pré-contrato e Contrato e as características de cada franquia.

Algumas consultorias acrescentam outros documentos, como recibos e protocolos de entrega de documentação para os franqueados ou orientações para filiação da franquia junto à Associação Brasileira de Franchising (ABF).

A COF tem o intuito de esclarecer o que você irá investir, o perfil ideal do franqueado, o histórico da franqueadora, quais os formatos de montagem do negócio, dentre outras particularidades da franquia. Lembre sempre de que você terá 10 dias após o recebimento da COF para decidir o que fazer, antes de assinar, pagar ou se comprometer com a franqueadora de alguma forma.

Dica:  Procure por um profissional da área contábil para auxiliá-lo nessa etapa, pois você precisará de tudo muito bem regularizado. Ele resolverá tudo para você, evitando possíveis contratempos.

Marketing

Utilize as estratégias de marketing para atrair a atenção das pessoas. Escolha onde fazer a divulgação de acordo com o tipo de público que você quer alcançar. Sendo uma franquia, geralmente a campanha já se encontra pronta; tendo somente que obter o material para a divulgação na sua área de atuação. O marketing é essencial para abertura e manutenção de uma franquia de escola de inglês de sucesso, para atração e fidelização de alunos no curso.

Invista em marketing digital, aproveite o potencial que a internet dá a você para propagar a sua franquia de escola de inglês para todos os públicos. Use e abuse das redes sociais, do e-mail marketing, etc..

Invista em marketing de conteúdo, desenvolva estratégias mostrando o quanto a sua escola de inglês é importante. Com isso, ela se tornará conhecida no mercado. Criar conteúdo exclusivo para o seu público é o segredo para a divulgação do seu curso na internet.

Quem investe em conteúdo divulga e potencializa os resultados da sua franquia.

Conclusão

Seguindo esses primeiros passos, faltará muito pouco para você ter o sucesso garantido. Se você está realmente querendo investir numa franquia de escola de inglês, se esforce e se dedique ao máximo. Tem tudo para dar certo!  Veja qual é o produto final que você vai entregar para o seu aluno. Se é algo simplesmente vendável ou se realmente vai ajudá-lo a conquistar seus objetivos. Veja se a empresa que você quer formar parceria tem os mesmos propósitos e valores que você. Isso será fundamental para que você seja um bom empreendedor  e tenha uma franquia de sucesso.

Muito mais do que o marketing, muito mais que a força comercial, a metodologia de ensino é fundamental para o sucesso do negócio. Esse será o seu diferencial. Não esqueça de que a credibilidade e a confiança conquistadas no mercado serão os seus últimos passos para alcançar o sucesso tão almejado.

Gostou do nosso post? Acesse o material abaixo e conheça mais sobre o nosso modelo de franquias

 

 

Conheça a franquia de sucesso, tenha seu próprio negócio!