Quando se fala em empreendedorismo, é comum vir à cabeça imagens de homens de negócios, que trabalham em multinacionais e usam terno o dia todo. No entanto, empreender é a capacidade de idealizar e de colocar em prática projetos e ideias de áreas diversas. Isso significa que, na sala de aula, você pode ser um professor empreendedor e obter muito sucesso!

Por meio das franquias e também da possibilidade de trabalhar em seu próprio modelo de negócios, é bem factível que você além de preparar suas aulas e forneça para a sua turma os melhores materiais, passe a lidar também com suas próprias contas e planilhas. E o melhor de tudo: dependendo apenas da aquisição de um pouco mais de conhecimento a respeito do assunto e alguma organização.

Achou estranha esta história de professor empreendedor? Então você precisa ler já este post, pois ele está recheado de dicas e ideias que o ajudarão a dar aulas ainda melhores! Veja só.

Estude o mercado

Uma das características de um bom empreendedor é o afinco que ele possui em avaliar suas possibilidades de acordo com seu perfil de conhecimento e o mercado que ele pode atingir. Se você possui algum diferencial a oferecer como professor, pesquise quais são as principais carências do seu público alvo e explore isso ao seu favor.

A diferenciação diante da concorrência aliada aos seus predicados enquanto profissional, tende a favorecer uma trajetória de sucesso quando tudo isso é devidamente administrado. Tendo isso em mente, não perca as boas oportunidades.

Não se esqueça da importância de um bom planejamento

Por mais que você possua uma diferenciação intelectual ou metodológica em sua área de atuação, e o seu público alvo esteja sedento por tudo aquilo que você tem a oferecer, lembre-se que nenhum negócio se estabelece sem o devido planejamento.

Por isso, estude a respeito do capital inicial necessário, meios de registro, projeção de ganhos, investimento em marketing e todos os detalhes que envolvem a abertura e o sucesso de um negócio. Ignorar esse cuidado pode colocar a perder todo o seu potencial, por mais que os alunos sejam um público extremamente fiel.

Isso evita também que a sua ideia se perca logo nos primeiros meses por falta de conhecimento. Muitos talentos específicos são perdidos por puro desconhecimento das questões administrativas, tributárias, entre outras. Esse tipo de informação pode fazer também que uma boa quantia em dinheiro seja economizada.

Conheça as diversas formas de modelo de negócio

Para quem deseja ser um professor empreendedor, é necessário compreender que o modelo de negócio em que o profissional aluga uma sala ou cede sua própria casa para que as aulas sejam ministradas não é o único possível.

Atualmente as franquias se constituem em uma opção que oferece um ótimo suporte para quem deseja algo padronizado e com uma estrutura geral pronta para fazer sua divulgação e receber os alunos.

Use a tecnologia em seu favor

Uma das grandes dificuldades que os professores encontram para lecionar reside em fazer com que os alunos deixem a tecnologia de lado por um segundo que seja. É uma tarefa hercúlea, não é mesmo? A moçada se nega a deixar de lado os dispositivos móveis, como o celular, por estarem habituados a utilizá-los em qualquer situação.

Mas, pensando bem, por que deixá-los de lado? Por que não utilizá-los como mais uma ferramenta de ensino, adaptando suas aulas para que a tecnologia possa fazer parte delas? Atualmente, existem muitos softwares e aplicativos que podem colaborar com as suas aulas e torná-las mais atrativas para os alunos. Até mesmo as ferramentas de busca podem fazer com que você ensine os alunos a pesquisar em fontes seguras e ampliar o conhecimento que está na ponta dos dedos.

Como um educador, ou melhor, como professor empreendedor, é de suma importância que você conheça os recursos tecnológicos tão bem quanto seus alunos.

O artista está onde o povo está. Você conhece alguém que está fora das redes sociais? Que não usa o Google para as principais consultas do dia a dia? Provavelmente não. Aproveite essa nova dinâmica social em prol do seu negócio. 

Reinvente o método

Que as dificuldades para ensinar existem, não temos a menor dúvida. Afinal, o processo de ensino e aprendizagem é bastante complexo e depende de diversos fatores, os quais o professor precisa identificar para fazer bem o seu trabalho.

Mas o professor empreendedor é capaz de se reinventar a cada aula. Isso significa que ele não segue métodos pré-estabelecidos, mas sempre apresenta uma postura crítica sobre o ensino, sobre a vida e sobre si mesmo. Sua aula nunca será a mesma, ainda que o conteúdo se repita. E ele consegue identificar o perfil de cada turma e adaptar o que sabe para cada sala de aula.

Seja empreendedor de verdade

Quem disse que seu conhecimento deve ficar apenas entre as quatro paredes da sala de aula? Você pode ter outras experiências como profissional e ainda se manter no ramo da educação, sabia disso?

Como dissemos em um dos tópicos anteriores, atualmente existem muitas opções de franquias com foco em ensino e em aprendizagem que podem proporcionar o desenvolvimento de seu potencial como empreendedor adquirindo todo o know-how que elas podem oferecer. Não duvide de que será uma experiência enriquecedora e que ainda irá ampliar as suas possibilidades profissionais.

Professor empreendedor: torne o seu conteúdo interdisciplinar de verdade

Ninguém faz nada sozinho, e disso você está cansado de saber! Que tal começar a colocar em prática? Provavelmente, você sua a camisa para que o seu aluno consiga fazer relações entre o seu conteúdo, outras matérias e os fatos relevantes que acontecem pelo mundo. Isso torna sua matéria bem mais contextualizada e fácil de assimilar. 

Compartilhe suas ideias com possíveis sócios

Sendo assim, que tal se articular com outros professores e criar projetos que envolvam ainda mais os conteúdos de vocês? A ideia de estudar em grupos é bastante recomendada para alunos, mas precisa ser incentivada para professores também.

E mesmo que isso não resulte em projetos, somente o fato de vocês conhecerem o que cada um está ensinando já será suficiente para melhorar a sua atuação como professor por meio da contextualização. Afinal, a troca de ideias é essencial para qualquer carreira. Para o ensino, não seria diferente.

Como você viu neste artigo, ser um professor empreendedor, além de oferecer oportunidades de aumentar consideravelmente os ganhos, é uma forma de agitar o mercado em amplo sentido.

Se os modelos atuais de aprendizagem lhe parecem antiquados ou até mesmo “preguiçosos”, que tal oferecer para uma nova gama de interessados uma nova metodologia mais adequada com a nova dinâmica educacional, em que os alunos necessitam cada vez mais de conteúdos interativos e mais próximos de suas realidades?

Em outras palavras, não perca tempo e principalmente: não desperdice o seu talento como professor.

Se gostou das nossas dicas sobre como se tornar um professor empreendedor, aproveite e assine a nossa newsletter para receber conteúdos como este diretamente no seu e-mail!

 

Gostou do nosso post? Conheça nosso modelo de franquia no site www.topenglish.com.br/franquias/ 

Acesse um dos materiais abaixo e conheça mais sobre franquias

images 

Entenda os caminhos para adquirir uma franquiaConheça a franquia de sucesso, tenha seu próprio negócio!