Em franquias, os empreendedores costumam ficam preocupados sobre quando começarão a receber o retorno pelo dinheiro investido.

Franquias geralmente são desconcentradas, ou seja, espalhadas por cidades e estados diferentes (e mesmo por países). Tanto a empresa franqueadora quanto a franquia têm um papel a assumir no desenvolvimento do negócio.

Compreenda mais sobre retorno de investimento e a melhor forma de realizá-lo!

O que é o retorno de investimento?

O retorno de investimento (payback) equivale ao período transcorrido entre o capital investido e o retorno desse capital para o empreendedor. Claro que as expectativas são de que o retorno aconteça no menor prazo possível, mas é preciso saber esperar.

Esse capital investido deve englobar tudo que foi gasto na implantação da franquia, como estoque inicial, reformas, equipamentos, mobiliário, taxas, etc.

Qual é o papel da franqueadora?

Para que o retorno aconteça dentro do prazo estimado, a franqueadora deve fazer a gestão de cada unidade, oferecendo suporte especializado para todos os franqueados, de forma que eles não fiquem com dúvidas sobre como agir.

Para a franqueadora, a melhor coisa é que o franqueado fique satisfeito com o negócio, com o atendimento e os lucros. Por isso, ela precisa traçar estratégias de marketing, de produtos, de pontos de venda, para que haja fluxo e consumo da marca.

E o papel do franqueado?

Claro que o franqueado também tem seu papel a cumprir. É necessário um planejamento com metas bem definidas, acompanhamento dos resultados e a formação de uma equipe bem treinada, que atue produtivamente, captando/fidelizando clientes e aumentando o número de vendas.

O planejamento permite que o franqueado tome as melhores decisões caso o resultado esperado não seja atingido ou o prazo para retorno esteja se prolongando além do estimado.

Qual é o período médio de retorno?

Costuma-se definir o retorno de investimento médio de uma franquia em 24 meses. Os diferentes segmentos de franquias costumam ter valores de investimentos muito parecidos uns com os outros e, por isso, as redes franqueadoras costumam estimar um prazo semelhante de retorno para todas elas.

De qualquer modo, a especificidade de cada franquia, bem como o desempenho individual de cada uma, vai pesar bastante no resultado e no período de retorno de investimento. A demanda pelos produtos/serviços na região de cada franquia é outro fator relevante para definir o período de retorno.

O retorno pode ocorrer de forma rápida, antes mesmo do período médio estimado. Não se deve confundir lucro bruto com lucro líquido. Mesmo que existam muitas compras efetivadas ou muitos serviços prestados, caso os custos também sejam altos, o lucro real (lucro líquido) pode não ser tão positivo.

Como fazer o cálculo do investimento inicial?

Para calcular corretamente o retorno de investimento da franquia é preciso definir com cuidado quais foram os custos iniciais envolvidos. Considere:

  • Taxa de franquia;

  • Capital de giro;

  • Estoque inicial;

  • Compra do ponto onde funcionará a franquia ou aluguel dos primeiros meses;

  • Reforma do ponto (caso você esteja aproveitando um espaço próprio ou mesmo alugado);

  • Compra de equipamentos e móveis.

Na maioria das vezes, a empresa franqueadora fornece o valor desses custos, excetuando-se os relativos à compra, ao aluguel ou à reforma do imóvel.

E como calcular a receita?

A receita está diretamente relacionada ao fluxo de caixa. É preciso fazer uma estimativa de como ele será e definir a porcentagem de lucros. Assim, haverá despesas com aluguel, funcionários, impostos, encargos em geral, manutenção e limpeza, contas de água, luz, telefone, internet, marketing. Também é preciso incluir o pagamento dos royalties da franquia.

Em seguida, calcule a quantidade dos produtos vendidos ou serviços prestados para saber o valor da receita. Retire as despesas da receita e terá seu lucro.

Como calcular o prazo de retorno?

Finalmente, você deve calcular o tempo que levará para seu lucro cobrir o investimento inicial. Caso a pessoa tenha começado seu negócio, investindo R$ 200.000,00, tendo um lucro médio de R$ 8.000,00, serão necessários cerca de 25 meses para que haja retorno do capital investido.

Ou seja, a fórmula para calcular o retorno de investimento é: investimento inicial / lucro médio.

Existem opções para reduzir os custos iniciais?

Para alguns empreendedores que não têm condições financeiras para investimentos maiores, a microfranquia é uma boa opção. Isso porque franquias desse tipo não precisam de grandes espaços, dispensando a necessidade de comprar imóveis ou alugar casas muito grandes. As reformas e ajustes no imóvel não implicam em grande soma de dinheiro. Na verdade, muitas microfranquias podem ser abertas na própria casa do empreendedor.

Claro que se o investimento inicial é menor, também é menor o período de retorno do investimento.

Como calcular e utilizar sabiamente o indicador?

É necessário saber usar esse indicador (tempo de retorno ou payback). De forma isolada, ele não tem grande serventia. O payback não fala sobre o período seguinte ao do retorno de investimento.

De que adianta, por exemplo, uma franquia cujo tempo de retorno seja de 12 meses, se o rendimento mensal é pequeno demais, não compensando o esforço do empreendedor? Caso o retorno seja rápido, mas a franquia não prometa muito para os próximos meses, ou seja, os rendimentos tendam a cair, isso não parece muito lucrativo para a empresa.

Há negócios em que o cálculo do retorno de investimento torna-se importante porque o capital devolvido poderá ser aplicado em outro investimento ou negócio. A franquia pode usar esse capital para investimento em marketing e melhorias na estrutura física, caso haja necessidade. Ainda assim, ela deve preocupar-se com o rendimento mensal, considerando-o uma prioridade em sua gestão.

Por isso, na hora de calcular o retorno de investimento, é importante considerar as possibilidades de um faturamento mensal baixo no período inicial (pelo menos, até a franquia consolidar-se com clientes e vendas efetivas).

Calcular o retorno de investimento pode indicar se a franquia vale a pena ou não, considerando as perspectivas de desenvolvimento do negócio. Um tempo prolongado demais de retorno pode significar desvantagem no que se refere ao potencial competitivo da franquia. Uma franquia que apresente um processo moroso demais de retorno de investimento pode representar um negócio com baixa capacidade de crescimento se comparado a outras franquias e empresas.

Você já calculou o retorno de investimento de sua franquia? Para receber mais dicas como essa assine nossa newsletter!

 

Gostou do nosso post? Conheça nosso modelo de franquia no site www.topenglish.com.br/franquias/ 

Acesse um dos materiais abaixo e conheça mais sobre franquias

images 

Entenda os caminhos para adquirir uma franquiaConheça a franquia de sucesso, tenha seu próprio negócio!

 

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias