Seja para ingressar em uma universidade no exterior ou até mesmo para comprovar as habilidades e fluência no inglês, os exames de proficiência são fundamentais para avaliar a compreensão e a capacidade de se comunicar no idioma. Existe uma série de testes que são aceitos, mas sempre surge a dúvida de qual deles escolher, qual o melhor, quanto pagar, como estudar… No post de hoje vamos explicar as diferenças mais relevantes entre os dois principais exames de proficiência em inglês reconhecidos oficialmente -TOEFL e IELTS. São amplamente utilizados por universidades do mundo todo como um dos pré-requisitos do processo seletivo para os seus cursos acadêmicos. Você vai entender a importância deles para os estudos e para a carreira. Confira!

TOEFL e IELTS, portas de entrada para estudar no exterior

 Todo estudante que sonha em fazer uma universidade no exterior, que deseja realizar uma graduação, pós-graduação ou intercâmbio fora do Brasil com certeza já se deparou com esse pré-requisito de comprovação do domínio do idioma falado no país de destino. O TOEFL (Test of English as a Foreign Language) e o IELTS (International English Language Testing System) são portas de entrada para quem pretende correr atrás desse sonho. São exames de proficiência na língua inglesa, ou seja, exames que comprovam o seu conhecimento em inglês para se comunicar, seja na escrita, fala, entendimento e interpretação de textos.

Mais oportunidades para brasileiros

De acordo com a ETS ( Educational Testing Service), empresa norte-americana que desenvolve o TOEFL, o aumento de mais de 30% no número de oportunidades de estudo para brasileiros no exterior e a exigência cada vez maior de proficiência em inglês pelas empresas atuantes no Brasil têm contribuído para que estes testes sejam realizados no país. Por esse motivo, a ETS passou a oferecer recursos oficiais gratuitos, incluindo conteúdos em português, para auxiliar os estudantes brasileiros.

Para onde desejo ir?

Antes de realizar qualquer um dos dois exames, é muito importante que você saiba qual o seu destino, para saber qual teste de proficiência em inglês fazer. Eles são reconhecidos mundialmente por diversas universidades, algumas inclusive aceitam ambos.

O IELTS foi criado pela Universidade de Cambridge e é atualmente administrado por ela (Cambridge English Language Assessment) em conjunto com o British Council e pelo IDP: IELTS Australia . É bem aceito em várias universidades do mundo. A aceitação clássica dele é Canadá, Nova Zelândia, Austrália, Reino Unido (na Inglaterra este teste é específico e se chama IELTS UKVI) e cerca de 3.400 instituições norte-americanas.

Já o TOEFL começou nos EUA, criado pela ETS, como dito acima. Lá, ele tem uma aceitação maciça, mas também é aceito em outros países. A única observação é que ele não é mais aceito no Reino Unido como a comprovação de documento de proficiência para imigração.

Apesar do IELTS ter crescido rapidamente em popularidade, o TOEFL ainda tem mais centros autorizados pelo mundo. O ideal é checar no site do programa em que você pretende se candidatar os locais de aceitação de cada um. Saber qual exame é aceito pela universidade que você tem preferência é essencial.

Também é importantíssimo pesquisar sobre o processo de aplicação para cursos superiores e, a partir disso, ponderar qual deles é ideal para os seus objetivos específicos.

Quando posso realizar os exames?

Você tem acesso às datas dos exames pelo site oficial www.ets.org/pt/toefl e www.ielts.org/ . Também é importante conferir quais os dias que estão de acordo com a admissão ou com o processo seletivo que você está prestando. É nos respectivos sites que você se registra e paga a taxa para realização dessas provas.

TOEFL ou IELTS? Saiba as diferenças entre os exames de proficiência em inglês

Embora TOEFL e IELTS testem com precisão o nível de proficiência em inglês, se diferenciam na abordagem, estrutura e critérios de avaliação. São, de certa forma, semelhantes, mas há diferenças em conteúdo e formato. Compará-los pode ser uma boa forma de entendê-los e optar pela  prova que você acha que se sairá melhor:

Local

O IELTS é oferecido em cerca de 14 cidades aqui no Brasil, já o TOEFL em cerca de 47. Confira nos sites o local em que o acesso é melhor para você.

Custo

O custo das provas: IELTS – em Real;

                                TOEFL – em Dólar.

O valor para inscrição no IELTS Academic ou General Training é R$840,00.
*O pagamento varia de acordo com o centro autorizado no Brasil.

O valor do TOEFL é U$215,00 (dependendo da cotação do fechamento do dólar na fatura do cartão de crédito).

*A taxa varia conforme o país.

Aceitação

Como já mencionado, apesar de ambos serem reconhecidos mundialmente, de maneira geral, o TOEFL é mais aceito nos Estados Unidos e o IELTS em países da Europa, na Nova Zelândia e na Austrália.

Envio de resultados

Fazendo o IELTS você tem direito a 5 envios do resultado do exame para as faculdades. Já o TOEFL te dá direito a 4 envios. Para qualquer envio extra no IELTS você tem que pagar  uma taxa extra por envio (valor em Real), mais uma taxa aos correios. Já o TOEFL cobra apenas uma taxa única por envio (valor em dólar), sem taxa extra pelo envio da documentação.

Nas duas provas você tem que cadastrar as instituições desejadas antes de fazer o teste, para que seu resultado seja enviado diretamente.

Formato

O TOEFL é todo realizado no computador (TOEFL iBT).

*Em alguns países o TOEFL é oferecido em dois formatos: via internet (computer-based) ou em papel (paper-based), feito em localidades em que o teste virtual não está disponível.

O IELTS é realizado em dois formatos: o IELTS Academic, voltado para quem vai realizar o processo de admissão para cursos de ensino superior; e o IELTS General Training, mais indicado para quem deseja realizar cursos que não sejam de graduação, trabalhar e para casos de imigração.

Validade

O TOEFL não emite relatório depois de passado dois anos do seu último resultado, as pontuações são excluídas do banco de dados.

Ao contrário do TOEFL, o IELTS não tem prazo de validade e pode ser refeito sem limite de intervalos.

*A pontuação dos alunos nos dois exames acaba tendo a validade de dois anos (o IELTS não apresenta uma validade no certificado, mas as universidades dificilmente aceitam o certificado após dois anos).

Duração

As duas provas são intensas, mas o IELTS é mais curto, dura 2h45 minutos, com exceção da parte da conversação que deverá ser feita no dia seguinte ao resto da prova. O TOEFL pode durar de 3h10min a 4h20mim, e deve ser feita de uma só vez.

A prova

Ambas as provas avaliam as mesmas habilidades: speaking (oral), listening (compreensão auditiva), writing (escrita) e reading (leitura). Só que de formas um pouco diferentes:

Speaking

A maior diferença está no Speaking, o formato das respostas é bem diferente nas duas provas.

No speaking do IELTS você faz o exame falando com o examinador. Ele entrevista o candidato sobre assuntos relacionados à família, por exemplo. Dura cerca de 15 minutos.

Já  o Speaking do TOEFL será mais dinâmico, sem interação com examinador. Você faz gravando as suas respostas no computador, de acordo com o que foi pedido e entrega a resposta no tempo determinado. Dura cerca de 20 minutos.

No IELTS a maioria das respostas são respostas curtas. Já no TOEFL a maioria das respostas são múltipla escolha.

No IELTS você faz a prova oral individualmente, no TOEFL é feita com mais de um candidato na mesma sala.

Reading

O reading no IELTS é mais baseado em textos acadêmicos, mas também há textos jornalísticos de revistas e jornais.

Já o TOEFL é baseado em textos acadêmicos um pouco mais densos. A dificuldade que alguns alunos relatam é que os textos do TOEFL são um pouco mais “profundos”.

No IELTS são 40 questões que devem ser respondidas em 1 hora. Elas são de múltipla escolha e também por extenso.

Já no TOEFL o aluno responde até 70 questões e tem até 1h40min para isso.

Listening

No IELTS você tem um listening para toda a sala e são 30 minutos para responder 40 questões.

Já no TOEFL você tem o seu fone de ouvido e de 60 a 90 minutos para responder de 34 a 51 questões.

No IELTS são 40 perguntas no inglês britânico. Já no TOEFL você escuta 6 diálogos no inglês americano e responde algumas questões.

Writing

No writing há uma diferença grande também. Ambas as provas pedem duas redações, o candidato deve apresentar um texto claro e fazer bom uso da gramática para obter uma boa nota.

A primeira redação do IELTS, que tem duração de 20 minutos, você escreve baseado em gráficos e tabelas. Não é necessário expressar sua opinião. Na segunda, são 40 minutos para que o seu ponto de vista seja mostrado sobre um determinado assunto.

No TOEFL também são duas redações. A primeira envolve uma leitura e um áudio (reading e listening), para que você possa escrever o seu texto partindo daí. Também não é necessário expor sua opinião, já que os dados são fornecidos. Mas na segunda, sim, você terá que expressar seu ponto de vista sobre um assunto.

No IELTS, a prova é escrita à mão, então são 400 palavras para serem escritas em 60 minutos. Já no TOEFL você tem que digitar o texto no computador. São 500 palavras em 60 minutos.

Notas

No IELTS a nota vai de 0 a 9 e o mínimo exigido geralmente é a partir de 6. Cada parte concluída – leitura, dissertação, conversação e audição – terá uma avaliação em uma escala de notas, em que 1 significa que você não fala inglês (non-user), 5 significa intermediário e o 9 avançado. As notas serão somadas e resultarão na sua nota final.

Já no TOEFL a nota vai de 0 a 120 e o mínimo costuma ser de 61, sendo que cada uma das quatro seções vale até 30 pontos. Também há uma forma diferente de pontuação para a paper-based e para a computer-based.

O total de cada uma das notas determinará o seu nível de fluência.

É importante deixar claro que para a maioria das universidades, apenas o mínimo não é suficiente, sendo necessário pelo menos 8 pontos para o IELTS e 80, 90 ou 100 pontos para o TOEFL. Tudo vai depender da exigência da instituição escolhida.

Conclusão

Agora que você já sabe quais são as diferenças entre esses dois exames de proficiência em inglês, poderá analisar todos os critérios antes de decidir qual prova realizar. TOEFL ou IELTS, não importa. Ambos são reconhecidos por seus níveis altíssimos de exigência, por isso, conhecer bem a estrutura de cada um deles será o grande diferencial. Lembre-se de que não adianta apenas saber inglês, é preciso estudar especificamente para que esses testes possam ser realizados. Seguindo essas dicas você vai conseguir se preparar super bem, seja para o IELTS quanto para o TOEFL.

É preciso ter em mente que as duas provas possuem objetivos e estruturas diferentes. Portanto, quanto mais você treinar, melhor será o seu desempenho em qualquer  uma delas. Saiba qual escolher e garanta uma preparação de sucesso!

banner-site_blog_-_2_artess

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias