Abrir um negócio não é das tarefas mais simples, e diferente do que a maioria pensa, não há uma receita pronta para se dar bem em uma empreitada deste tipo. Isto acontece porque o sucesso de um negócio depende de uma série de fatores, que costumam variar de acordo com a natureza da empresa e o perfil do empreendedor.

Por isso mesmo que os empreendedores precisam entender alguns destes pontos, justamente para evitar alguns erros na hora de conceber esta nova empresa. Neste post nós separamos para você 5 dos erros mais comuns que você deve evitar na hora de montar seu negócio. Confira!

1. Determinar metas inatingíveis

Toda empresa que inicia suas atividades precisa planejar e determinar quais os objetivos que deseja atingir a curto, médio e longo prazo. São essas metas que vão direcionar o investimento da empresa, além de motivar a equipe de trabalho a seguir desenvolvendo as iniciativas.

No entanto, de nada adianta determinar metas e objetivos impossíveis de atingir. Se você fizer isso, sua equipe vai se desmotivar muito facilmente, já que nunca irá conseguir visualizar progresso no trabalho.

2. Não fazer uma pesquisa de mercado

Empresas de sucesso costumam começar com uma ideia na cabeça do empreendedor, que deve ser adaptada à realidade do mercado para o entendimento da sua viabilidade.

Uma das estratégias mais usadas para este estudo é justamente a pesquisa de mercado, que vai ajudar o empreendedor a entender todo o contexto onde a empresa estará inserida. Este trabalho inclui todos os players que podem impactar na operação do negócio: fornecedores, clientes, parceiros, governo e, principalmente, concorrentes.

3. Não investir em um bom atendimento ao cliente

Negócios bem sucedidos são aqueles que conhecem muito bem seus clientes, a ponto de conseguir identificar quais as suas demandas e necessidades que precisam ser atendidas.

Uma das melhores maneiras de estreitar essa relação com o público-alvo é através de um bom atendimento ao cliente, desde o momento em que ele tem seu primeiro contato com a marca, até o pós-venda. É justamente esta proximidade que vai garantir a satisfação do cliente, além de dezenas de ideias para melhorar ainda mais a oferta de valor da empresa para o seu público.

4. Desconsiderar a concorrência

Como falamos acima, um dos principais pontos de um bom estudo de mercado é o entendimento sobre os players que atuam em seu segmento, em especial seus concorrentes. A importância deste ponto é tanta, que apenas o conhecimento sobre a concorrência pode também ser considerada uma ação das mais importantes no planejamento de uma nova empresa.

Entender o posicionamento dos concorrentes no mercado vai ajudar você a compreender melhor o que funciona, o que não funciona, e acima de tudo isso, como fazer para se diferenciar perante as outras empresas que atuam no seu segmento.

5. Abrir o negócio sem um planejamento financeiro

O planejamento das finanças de uma empresa costuma ser uma das partes mais negligenciadas no início de um negócio, e coincidentemente também, a parte que na maioria das vezes é responsável pela falência da organização.

Ou seja, se você vai abrir um negócio, lembre-se de planejar bem a parte financeira da empresa. Garanta que haverá um capital de giro com uma parcela do orçamento dedicada à cobertura de imprevistos, em especial à manutenção da operação no início, quando a quantidade de clientes é menor. Além disso, procure sempre separar bem as finanças pessoais da da empresa, para evitar que o seu dinheiro seja investido da maneira errada.

Abrir um negócio é uma atividade realmente difícil, e que requer uma preparação muito grande por parte de quem deseja embarcar nesta jornada. São diferentes variáveis que merecem a atenção do empreendedor, e como você viu acima, existem alguns erros impactantes que devem ser evitados por você a todo custo.

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