Há realmente alguma receita para o sucesso? Na verdade, ninguém sabe ao certo explicar. O que se sabe é que a mente é uma das peças-chave para que uma pessoa consiga atingir seus objetivos. Muitos desejam empreender, alavancar suas carreiras, ganhar em produtividade e atingir o sucesso, mas, quase sempre, lamentam o êxito não obtido; e estacionam ali mesmo. Por isso, quando alguém quiser muito conseguir algo, precisará configurar sua mente, provar para ela que pode – e vai – alcançar o que deseja. E você, tem uma mente empreendedora, ou é do tipo que fica sentado esperando as coisas acontecerem? Leia nosso post até o final e saiba como programar agora o seu cérebro para o sucesso. Confira!

Você sabe o que é Mindset?

“O que a mente do homem pode conceber  e acreditar, pode ser alcançada”. Essa famosa frase de um escritor norte-americano, influente na área de realização pessoal, Napoleon Hill, está diretamente ligada a um mindset. Explica porque algumas pessoas podem ser vencedoras e outras não.

Mindset nada mais é do que a configuração da mente. Tudo o que você mentaliza, subconscientemente você ordena para o seu cérebro. Se você mentaliza o sucesso, terá sucesso. Se mentalizar que não é capaz de fazer algo, certamente irá fracassar. O início de tudo está no seu pensamento, na forma como você trabalha o seu mindset.

Em outras palavras, Napoleon diz que tudo o que a mente humana pode conceber e acreditar ela pode conquistar. Seja para o lado positivo, quanto para o negativo.

Entendendo o  Mindset

O sucesso em quase todas as áreas das nossas vidas, seja na escola, no trabalho, em atividades esportivas, relacionamentos interpessoais, pode ser substancialmente influenciado pela forma como pensamos sobre nossas habilidades e talentos. Se o seu mindset estiver preparado para vencer, você suportará todos os desafios. Se não, acabará desistindo.

Suponhamos que você seja aluno de uma escola e fez prova no meio do semestre da matéria que você tem mais facilidade. Confiante, pega o resultado e, para a sua surpresa, tira nota 5. Acostumado a notas maiores, você fica decepcionado. Logo em seguida, liga para o seu amigo para contar sua frustração, mas ele não te dá muita atenção, pois tem mais coisas para fazer. Quais seriam os seus pensamentos com relação a essa situação? Acharia que você é burro porque tirou nota 5? Será que o professor está de marcação com você?  Se sentiria traído pelo seu amigo? Ficaria de mau humor? Criaria um sentimento de fracasso?

Pare um pouco e reflita

Perceba que a nota foi um 5, e não um 3, por exemplo. Além disso, você ainda está no meio do semestre. Com relação ao amigo, ele não te deu muita atenção, mas não o rejeitou completamente.

Após refletir, você pode se dedicar mais às aulas e tentar esclarecer as coisas com o amigo. De repente ele também não tenha tido um dia muito bom. Ou seja, você precisaria agir para que tudo pudesse ser resolvido.

Conseguiu perceber a diferença entre esses dois pensamentos? Mesmo os fatos sendo os mesmos, existe uma diferença considerável na forma de lidar com eles.

Imagine agora uma situação completamente diferente: em vez de 5, sua nota foi 9. E agora é o seu amigo que te liga para saber de você. Como você se sentiria? Acharia que você é inteligente, que a matéria é muito fácil? Que é simpático e amigável por natureza? Ou talvez se lembraria do esforço que teve durante seus estudos; do empenho em ser uma boa pessoa e ter amizades?

Mindset fixo e mindset de crescimento

Esses exemplos são basicamente a diferença entre mindset fixo e mindset de crescimento.

O pensamento comum é que o esforço e o fracasso são ruins. Que ambos indicam que você não tem a capacidade necessária, que não é inteligente o bastante, não é talentoso. Que as únicas virtudes possíveis são a inteligência, a sorte e o talento.

Será que você não estuda o necessário com medo de não ter desculpas para a sua nota baixa? Será que você não demonstra todo o seu carinho para as pessoas que ama com medo de que todo o seu esforço não seja reconhecido e recompensado?

A dificuldade e o esforço ainda são atrelados a burrice e a falta de capacidade. Se temos dificuldade em alguma coisa, pensamos que não somos capazes daquilo ou tentamos colocar a culpa em alguma outra coisa ou pessoa. As dificuldades podem até nos querer fazer desistir, mas o que deveria acontecer é exatamente o contrário.

Um exemplo

Michael Jordan, ídolo mundial do basquete, disse no livro “Nike Culture: The Sign of the Swoosh”: “Eu errei mais de 9.000 arremessos na minha carreira. Perdi quase 300 jogos. Em 26 vezes confiaram em mim para fazer a cesta da vitória e eu errei. Eu falhei de novo, de novo e de novo na minha vida. E é por isso que obtive sucesso.”. Esse é um exemplo claro de mindset de crescimento. Talvez esse exímio jogador tenha tido mais trabalho, mais dedicação e mais competência do que você sempre imaginou. Ele se esforçava ao extremo e mesmo assim perdeu em várias ocasiões. Mas foi seu trabalho, dedicação e competência que fizeram dele um campeão.

Importância de ter uma mente empreendedora

Muitos empreendedores constantemente se pegam pensando em que caminhos seguir, quais medidas tomar, que hábitos mudar… Não admitem falhas.

Sem espaço para erros, não podem deixar-se abater por possíveis forças externas que possam prejudicar seus negócios e suas carreiras. Quando isso acontece, tudo se torna ainda mais complicado, pois a dúvida e o medo do fracasso fazem com que muitos desistam do empreendimento logo no início ou no meio do caminho. E acabam ficando com receio de tentar outras alternativas para atingirem suas metas (mindset fixo). É preciso mudar essa mentalidade.

Uma mente empreendedora  sabe que mudar seus hábitos e atitudes pode modificar o futuro da sua vida profissional e pessoal. Ela tem consciência de que possui potencial suficiente para fazer seu negócio seguir rumo ao sucesso (mindset de crescimento).

Como usar o mindset para ter uma mente empreendedora

Muitos querem empreender, mas nem todos tem a coragem de aceitar riscos e  de encarar com otimismo os desafios que possivelmente surgirão pela frente. Por isso a importância de  aprender a usar o mindset a seu favor.

Uma mente empreendedora não consegue ficar parada diante de sua visão de mundo. Ela acredita, vai em busca de soluções e caminhos alternativos para a concretização de seus sonhos. Ela consegue entender que, para ser um empreendedor de sucesso, o segredo é estar sempre mentalmente  preparado para mudanças.

Confira alguns pensamentos que devem estar em toda mente empreendedora que pretende atingir o sucesso:

1) É preciso ter perseverança

Muitos empreendedores ouvem inúmeros “nãos” e desistem do negócio, pois encaram isso como um fracasso. Mas desistir com facilidade não faz parte da vida de um empreendedor de sucesso. Ele só garantirá o êxito, se levantar após cada tropeço. O erro faz parte da trajetória. Se não tiver perseverança para continuar, não haverá como se destacar no mercado.

2) Obstáculos são, na verdade, oportunidades

Uma mente empreendedora não vê obstáculos como motivo para desistência. Ao contrário, encaram-nos como forma de tornar a sua empresa ainda mais forte. O empreendedor terá a oportunidade de desenvolver a sua criatividade em busca de soluções inovadoras. Os obstáculos que ultrapassar serão oportunidades de crescimento profissional e pessoal.

3) É necessário ser versátil

Crítica, pessimismo, nada disso abala uma mente empreendedora. Ela cria oportunidades de soluções para qualquer problema. Seja dela, da empresa ou para quem estiver com ela. Um empreendedor de sucesso é “pau para toda obra”. Sua versatilidade vem da capacidade de atuação em várias áreas e de adaptação onde a sua necessidade o levar.

4) Capacidade de ter um planejamento

O primeiro passo para empreender é ter a ideia. Mas é necessário ter um planejamento para não fazer tudo de qualquer maneira. O empreendedor deve encontrar o equilíbrio entre iniciativa e planejamento, para não correr o risco de não conseguir dar o segundo passo.

5) Persistência sempre

Cair e levantar, cair e levantar, cair e levantar… Se não houver essa teimosia, o empreendedor não irá longe. Uma mente empreendedora sabe que é com erros que se aprende, que se encontra novos caminhos para serem trilhados. Ela tem consciência de que precisará apenas entender em que momento errou, e olhar para a sua ideia através de um ângulo diferente. Como disse Albert einstein: “Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui, nunca desista de seus objetivos mesmo que esses pareçam impossíveis, a próxima tentativa pode ser a vitoriosa.”.

Conclusão

Viu como é importante ter um mindset de crescimento? Espero que com essas dicas você possa aprender a ter uma mente empreendedora e a programar o seu cérebro para o sucesso. Imagine o que aconteceria se alguém te dissesse: “Desista, você nunca chegará a lugar nenhum!” ou “Isso é impossível para você.”. Certamente você ficaria abalado e, de repente, nem tiraria a ideia do papel. Mas com a mente preparada, você vai entender que, para qualquer área da vida, o sucesso só vai depender de você mesmo. O seu maior inimigo e o seu maior aliado é você. Aprendendo a vencer a si mesmo, seus dilemas pessoais, desafios e medos; a vencer as dificuldades apresentadas ao longo de sua vida, perdas, tristezas, derrotas e tudo mais que possa bloquear o sucesso, você terá resultados extraordinários em sua vida profissional e pessoal.

Termino com mais uma frase inspiradora, dessa vez do ex-presidente dos EUA, Roosevelt: “Acredite que você pode, assim você já estará no meio do caminho.”.

banner-site_blog_-_2_artes

 

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias