A língua inglesa pode ser fascinante. Para entendê-la devemos conhecer algumas características que formam esse idioma, como vocabulário, a cultura dos países falantes da língua, a pronúncia correta das palavras, um pouco da história dos países, a estrutura linguística. Há tantas curiosidades e informações sobre ela que seria impossível falar sobre todas em um único texto do blog. No entanto, no post de hoje vamos apresentar algumas dessas curiosidades sobre a língua inglesa que muita gente desconhece. Há algumas características que você nem imagina! Check out our list! (Confira nossa lista!).

Língua inglesa: tão fascinante quanto popular

Comparada a outros idiomas, como por exemplo, o nosso português, a gramática inglesa não é tão difícil quanto aparenta. É considerada uma língua “redonda” sendo de mais fácil adaptação. Por curiosidade, o inglês possui menos pausas na pronúncia e as articulações, as combinações são maiores, daí uma maior facilidade para as pessoas decorarem as palavras. Além do fato de termos o contato com palavras no idioma todos os dias quase que todo o tempo, em filmes, músicas, redes sociais e em itens que utilizamos no nosso dia a dia, como smartphones, notebooks, entre outros.

A língua inglesa é tão fascinante quanto popular e, claro, tem sua própria história e peculiaridades. Por isso, em vez de concentrar apenas na gramática e outros aspectos teóricos, é interessante não esquecer de apreciar seu lado mais curioso, até mais divertido. Além de aprender mais, você estará pronto para impressionar com os novos conhecimentos, provavelmente pouco conhecidos por muitos dos seus amigos.

35 curiosidades sobre a língua inglesa

O inglês é um idioma muito rico e acumulou muitas curiosidades interessantes nos seus mais de 500 anos de existência. Há algumas que, talvez, você não saiba. Reunimos nesta  lista 35 curiosidades sobre os mais variados temas possíveis. Alguns falam sobre questões gramaticais, outros sobre questões etimológicas ou fonéticas e por aí vai. Confira a seguir: 

 

1 – O inglês nativo tem muitos sotaques e endereços. Ele pode ser britânico, escocês, irlandês, americano, canadense, caribenho, asiático, australiano, etc.. Isso sem falar nas línguas crioulas e pidgins.

 

2 – A língua tem 26 letras e 44 sons. As 26 letras são usadas para representar os 44 sons de 650 maneiras diferentes.

 

3 – “S” é a letra que mais inicia palavras em inglês.

 

4 –Strengths” é a maior palavra da língua com apenas uma vogal e uma sílaba.

 

5 –Rhythm” é a palavra mais longa sem vogal.

 

6 – As duas frases mais curtas da língua inglesa são: “Go!” e “I am”.

 

7 – As palavras “ewe” (ovelha) e “you” (você) não possuem nenhuma letra em comum, mas têm a mesma pronúncia. “Eye” (olho) e “I” também.

 

8 –Set” é a palavra com mais definições diferentes em inglês, algo em torno de 450! (Nem os próprios nativos conhecem todas elas…)

 

9 – A palavra “alphabet” é formada pelas duas primeiras letras do alfabeto grego: alpha e beta.

 

10 – O adjetivo mais comum usado em inglês é “good”.

 

11 – O substantivo mais comum é “time”.

 

12 –  Quatro palavras sem rima são: “month”, “orange”, “silver” e “purple”.

 

13 – A palavra mais longa na língua inteira, e que não se trata de química ou medicina, e que a maioria dos falantes conhecem tem 32 letras: “antidisestablishmentarianismists” (é muito fácil soletrar e falar em inglês, não acha?).

 

14 – A letra mais comum é a letra “e”, uma em cada oito letras em inglês é “e”. 

 

15 – O  som “i” tem 7 soletrações, e a frase seguinte contém todas as sete: “He believed Caesar could see people seizing the seas.”

 

16 – Um anagrama é uma espécie de jogo de palavras, resultando do rearranjo das letras de uma palavra ou expressão para produzir outras palavras ou expressões, utilizando todas as letras originais exatamente uma vez. Em inglês, a palavra para sogra é mother-in-law. E seu anagrama é Woman Hitler (sem comentários aqui rs).

 

17 – Palíndromo é uma frase ou palavra que se pode ler, indiferentemente, da esquerda para a direita ou vice-versa. Em inglês, a frase completa mais longa que também é um palíndromo é: “Was it a car or a cat I saw?” (Foi um carro ou um gato que eu vi?).

 

18 – A palavra “uncopyrightable” (não autoral) tem 15 letras, e todas diferentes.

 

19 – Underground” (subterrâneo) é a única palavra que começa e termina com und.

 

20 – A palavra “bookkeeper” (contador) tem três pares de letras em seguida: oo-kk-ee.

 

21 – A única palavra com cinco vogais em seguida é “queueing”  (filas – é o gerúndio da palavra “queue”, fila.).

*É mais comum na Inglaterra. Nos Estados Unidos, normalmente usa-se “line up”.

 

22 – Acredite: a seguinte frase faz sentido em inglês: “Buffalo buffalo Buffalo buffalo buffalo buffalo Buffalo buffalo.” 

É uma frase gramaticalmente correta e que é dada como exemplo de como palavras homônimas (têm a mesma pronúncia e/ou a mesma grafia que outra, mas que possui um significado diferente)  e homófonas (têm a mesma pronúncia mas que diferem na maneira como se escrevem e no seu significado) podem ser utilizadas para criar construções complicadas. Traduz-se: “Búfalos de Buffalo, que búfalos de Buffalo intimidam, intimidam búfalos de Buffalo”.

O correto entendimento da frase se torna possível com o conhecimento dos três significados da palavra “Buffalo”: 1- A cidade de Buffalo, no estado de Nova York; 2- O animal bisão e 3- O verbo “to buffalo”, “atormentar (persistentemente outra pessoa)”. Assim, a frase traduzida se torna: “Bisões de Buffalo que (outros) bisões de Buffalo atormentam (por sua vez também) atormentam bisões de Buffalo”.

 

23 – Só há duas palavras que terminam com -gry: “angry” (zangado) e “hungry” (com fome). Os jovens gostam de usar uma palavra mais nova, “hangry” (quando uma pessoa fica zangada porque está com muita fome). 

 

24 – A forma plural da palavra “man” é “men”; da palavra “woman”, “women”. Mas a forma plural da palavra “human” é “humans”. (Não pergunte o porquê).

 

25 – O símbolo “#” tem várias palavras para denominar o seu significado – hash, number sign ou pound sign.

 

26 – Há apenas uma palavra em que uma vogal se repete  6 vezes: indivisibility (indivisibilidade).

 

27 – A língua inglesa é o idioma que possui mais vocabulário em todo o mundo.

 

28 – Mais da metade do vocabulário da língua inglesa é hoje francês-normando e latino pela via francesa.

 

29 – Aproximadamente uma nova palavra é adicionada à língua inglesa a cada duas horas e cerca de 4 mil novas palavras são adicionadas ao dicionário da inglesa todo ano.

 

30 –Skiing” (esquiar) é a única palavra no idioma que possui duas letras i em sequência.

 

31 – Existem apenas três palavras que terminam com -ceed: “proceed”, “exceed” and “succeed”.

 

32 – Almost” é a palavra mais longa que tem as letras em ordem alfabética.

 

33 – Uma das palavras mais antigas em inglês é também a mais curta: “I”

 

34 – Em inglês, o trava-língua mais difícil é: “Sixth sick sheik’s sixth sheep’s sick”. (Sexta sheik doente sexta ovelha doente.). (Tente falar bem rápido! Hahaha).

 

35 – A frase “The quick brown fox jumps over the lazy dog.(A raposa castanha e rápida salta sobre o cão preguiçoso)contém todas as letras do alfabeto inglês. Frases como essa são chamadas de pangramas ou pantogramas (do grego “pan” ou “pantós”, todos, e “grama”, letra).

 

Conclusão

Espero que tenham gostado das curiosidades sobre a língua inglesa. É legal porque é mais uma oportunidade de você conhecer mais sobre o inglês, esse idioma tão falado no mundo! 

E aí, conhece alguma outra curiosidade sobre a língua inglesa que não listamos aqui? Conta pra gente! 

banner-site_blog_-_2_artess

 

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias