Para além do listening e do reading, clássicos nas aulas de inglês, o maior entrave de grande parte dos estudantes de uma língua estrangeira está na conversação. Parece muito mais fácil compreender um texto em inglês do que simplesmente se engajar em uma conversa animada com um nativo, não é verdade? No diálogo, tudo acontece  de uma só vez, e as dúvidas são constantes e intensas: será que meu sotaque está dificultando o entendimento? E se eu não for capaz de identificar aquilo que o interlocutor está dizendo?

Se todas essas incertezas te deixam desconfortável na hora de colocar a boca no mundo e mostrar a todos o inglês que está na ponta da sua língua, este artigo foi feito para você. Veja 5 dicas incríveis para melhorar sua conversação em inglês:

Fale muito e sempre

Eis uma dica preciosa: quanto mais se pratica, mais se aprende. Nada de ficar tímido e desperdiçar oportunidades. Se  você conheceu um estrangeiro em uma reunião de trabalho, seja simpático e dê início a uma bela conversa. Se um turista está perdido nas ruas da sua cidade e precisa de uma informação, ofereça ajuda. A situação pode ser vantajosa para ambos: ele consegue auxílio e você aperfeiçoa seu inglês. Tem coisa melhor?

Escute sempre que possível

Nada mais importante do que escutar para aprender! Essa é uma excelente maneira de se familiarizar com a língua e ampliar o vocabulário. Pensando nisso, que tal começar a usar o tempo livre para assistir filmes e seriados no idioma que você deseja aprender? Marque uma saída nos feriados e fins de semana e, em vez de pegar aquela sessão de cinema dublado, invista em um filme legendado. Ouça com atenção o que os atores estão falando: fique atento ao sotaque, ao ritmo de fala, às gírias e às palavras que você não conhece. Nem todo aprendizado vem dos livros!

Não tenha medo de errar

Muita gente trava na hora de falar porque é invadido por um medo paralisante de estar errado. O que fazer nessas horas? O segredo é relaxar. Em uma roda de amigos ou conhecidos, em uma viagem de trabalho ou passeio. Não importa o cenário e as condições: assuma que está aprendendo e, como todo estudante, é bem provável que você cometa um deslize ou outro. Em vez de ficar envergonhado, peça para que te corrijam sempre que um errinho escapulir. Eis um método eficaz de aprendizado.

Escute a si mesmo

Outra técnica eficaz para melhorar sua habilidade de conversação pode estar ao alcance do celular. A maioria dos aparelhos de hoje em dia possui um gravador embutido, que permite que você registre sua própria fala para escutar mais tarde. Que tal treinar a pronúncia dessa maneira? Grave você mesmo lendo um texto ou simulando um diálogo em inglês — e não tenha vergonha de apertar o play em seguida. Analise a sua performance: como foi a fluência? E o sotaque? Deu para entender as palavras? O que ficou confuso? O que pode melhorar? Fazer uma autoavaliação pode ajudar a expandir as suas habilidades.

Solte a voz e cante

Sabe aquela banda estadunidense que você tanto gosta? A cantora britânica de música pop? Por que não escutar suas canções favoritas e soltar a voz junto? Pode parecer estranho, mas cantar ajuda bastante no domínio de uma língua estrangeira. Faça um teste.

E então, o que achou dessas ideias? Tem outras dicas para melhorar a conversação em inglês? Conte para a gente nos comentários!

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias