Ser uma referência na área em que atua é o sonho de 10 entre 10 empreendedores. Todos querem ser lembrados, afinal, mais do que vendas, as empresas vivem da sua reputação; e ser bem visto é o primeiro passo para ter sempre clientes. Mas o que fazer para alcançar esse objetivo? Como trilhar o caminho dos que chegaram a patamares superiores em suas áreas? Se você é um empreendedor, um profissional autônomo ou alguém que está se planejando para abrir as portas do próprio negócio, sabe que quer se destacar como profissional, mas não tem clareza de quais passos precisa tomar para chegar lá, esse post é para você. Vamos dar 7 dicas de como se tornar uma referência na sua área, alcançar a excelência profissional e conseguir sua realização. Confira!
Vendedor x referência
A primeira percepção que temos no mercado é que vendedores existem milhões, mas referências nem tantas assim. Um dos motivos para isso acontecer pode estar na forma como o produto ou serviço é apresentado ao cliente.
Para se diferenciar de um vendedor comum e ser uma referência, principalmente no mercado de hoje, é agregar valor ao seu mercado. Muitos querem apenas vender, “Está aqui o meu produto, este é o preço.”, sem se preocuparem em agregar valor, em construir uma estratégia para somar, levar conteúdo de qualidade para o seu mercado. Fazem o serviço e pronto.
Agregando valor
No entanto, quando tudo é feito com o intuito de se tornar uma referência, agregando valor, criando uma conexão com o público-alvo, consegue-se obter um resultado muito maior. Porque aí haverá um potencial ainda maior de se construir. Ter destaque em seu mercado de atuação exige seu empenho. O resultado disso será o reconhecimento pelo seu serviço, a maior fidelidade e captação de clientes e o aumento constante de lucros.
Portanto, você tem que construir o seu processo de referência juntamente com o seu processo de vendas. Agregando valor aos seus produtos ou serviços você será mais que um vendedor. Será como uma referência no seu mercado para aquilo que você vende.
Como construo isso?
Uma das formas que você tem de agregar valor é gerar conteúdo para o seu mercado. O que todos os grandes profissionais, referências nas suas áreas, respeitados e bem sucedidos têm em comum? Eles são grandes conhecedores da sua área de atuação e produzem conteúdo, dão aulas, escrevem livros, e-books, artigos, ministram cursos, workshops, dão entrevistas, produzem colunas em sites, colunas em jornais, blogs, vídeo-cursos, cursos ao vivo.
Você deve pegar um conteúdo que agregue valor para o seu mercado, escrever, produzir algo sobre ele e ofertar para as pessoas gratuitamente. Nesse momento você estará construindo, trabalhando e atuando com uma estratégia de agregar valor, e isso tem poder.
Preparando o mindset do seu mercado
No mundo de hoje você precisa pensar no seu público-alvo não só como um vendedor, em vender por vender. O tempo todo deve-se agregar valor, trazer informações relevantes que trarão mais potencial, um desenvolvimento de mindset (mudança de pensamento para alcançar as metas e aumentar o desempenho do negócio) do seu mercado. E isso serve para qualquer mercado existente na face da terra. Não há um mercado em que o processo de agregar valor não funcione, você só tem que encontrar a forma de fazer isso. O que você vende? O que você pode escrever sobre o que você vende? O que você pode falar sobre as tendências ou sobre as informações do que você vende? Quando se agrega valor, você prepara o mindset, a mentalidade do seu mercado para as suas ofertas; aumentando muito o potencial de vendas no seu negócio.
A diferença nisso tudo é que as pessoas que fazem isso se tornam referência, as que não fazem continuam sendo vendedores.
Como se tornar uma referência na sua área?
Com tanta concorrência, sabemos que ser bom nem sempre é o suficiente para conseguirmos o que tanto almejamos profissionalmente. Se você for um profissional liberal, um consultor ou empresário, é preciso ser referência naquilo que faz. Então, observe essas 7 dicas e veja como se tornar uma referência na sua área:
1) Desenvolva e divulgue conteúdo útil e de qualidade
Se você deseja ser referência na sua área, crie conteúdos de forma eficiente e ampla a respeito do seu produto ou de outras coisas que tenham relação com ele. Desenvolver e divulgar conteúdo útil e inteligente, que acrescente informações no dia a dia do seu público, é uma das melhores estratégias. De nada adianta ser a maior fabricante de materiais sustentáveis, por exemplo, se o seu público não souber disso.
Você pode criar um blog, uma página no Facebook, LinkedIn, uma conta no Youtube, podcasts, e-books com passo a passo para solucionar seu problemas, webinars com dicas, etc.. Assim, você conseguirá atingir um grande número de pessoas. Se o seu conteúdo for interessante, relevante e agradável, grande parte delas se tornarão suas seguidoras. Você será considerado especialista no assunto. Se não for interessante, as pessoas não verão o seu conteúdo. Você deve ter em mente que quanto mais a sua mensagem for exposta, mais chances você terá de se tornar uma referência na sua área.
2) Esteja sempre presente e disponível
Se você deseja ser uma referência na sua área, é necessário estar disponível para o seu mercado. Quando as pessoas precisarem de você, elas irão querer te encontrar facilmente. Hoje em dia, as redes sociais cumprem bem esse papel.
Pesquise quais redes seu público mais acessa e quais canais eles utilizam para buscar informações. Você não precisa estar presente em todas essas redes se o seu público não estiver. Procure utilizar as ferramentas das redes sociais para interagir com ele, como live do Facebook, por exemplo. Aproveite também suas postagens e peça participação dos visitantes, estimulando-os a fazerem perguntas. Responda-os de forma pessoal.
3) Inove sempre
Inovação desperta atenção. Por isso inspire novas ideias, novos conceitos e serviços. Saia da mesmice para chamar a atenção das pessoas. Se você já conquistou a confiança do seu público, provavelmente ele vai querer estar sempre atualizado sobre o que você está preparando de novo para ele. Produza novos conteúdos sempre. Estabelecendo um cronograma de publicações e sendo constante, seus visitantes irão se acostumar a ter você como fonte de informações. E você se tornará uma referência para eles.
4) Networking
O seu cliente é fundamental para você, portanto, seja educado, simpático, prestativo e interaja com ele. Busque se aproximar cada vez mais dele para fazer a diferença. Ofereça o seu melhor, assim, você conquistará credibilidade.
Procure desenvolver um bom relacionamento com todos que cruzam o seu caminho. Certamente essa imagem aumentará – e muito – o know-how da sua empresa.
5) Analise o seu cliente
Observe o seu público, se coloque no lugar dele, vivencie o seu comportamento de compra. Descubra o que ele gosta, saiba suas preferências, o que ele lê e quais são seus hábitos. É muito importante estar atento a tudo isso, pois, assim, será mais fácil quando for definir quais são os problemas que você já é capaz de resolver e onde você precisará buscar informações. Falando a mesma língua que ele, você poderá propor as melhores soluções para cada um, e conquistar sua admiração.
6) Participe de eventos
Participe de eventos da sua área de atuação e tenha um stand à espera do seu público. Além de fazer consumidores, você tem nas mãos uma excelente oportunidade para conhecer novos profissionais, verificar a situação atual do seu mercado e poder se posicionar de forma mais certeira. Também é possível fazer palestras sobre tendências para o mercado e cases de sucesso.
7) Nunca deixe de aprender
Mesmo que a sua empresa seja a única na sua área, se você não acompanhar a modernização do mercado e as dores dos clientes, muito provavelmente ficará para trás. Por isso estude sempre, seja fazendo um curso ou lendo um livro novo da área. Como ser referência da sua área de atuação se você não estiver antenado a tudo o que acontece de novo? Assim, quando alguém te procurar e te perguntar sobre uma tendência do seu mercado, você poderá dar todo o suporte necessário.
Portanto, invista em pesquisas, fique por dentro das novidades do seu setor. Automaticamente você será visto com outros olhos pelo seu público.
Conclusão
E aí, gostou das 7 dicas de como se tornar uma referência na sua área? Se você segui-las, a sua trajetória será menos dura.
Você deve ter em mente que ser referência no mercado é uma atitude diária, afinal, a concorrência está aí e não dorme. Por isso busque meios de ser único no que você faz, procure se diferenciar. Coloque em prática o que aprendeu aqui e comece a construir a sua autoridade no mercado. O segredo é acreditar em si mesmo, oferecer ótimos produtos ou serviços e buscar melhorar cada vez mais. Se a sua empresa for a primeira a ser lembrada, não tenha dúvidas: você estará no caminho certo.