Abrir um negócio é o sonho da maioria dos brasileiros. Prova disso é que, na maioria dos rankings internacionais de empreendedorismo, sempre figuramos nas primeiras colocações. Antes de abrir uma empresa, no entanto, é fundamental conferir as possibilidades, afinal, estamos em uma crise financeira e, por isso, o dinheiro precisa ser bem aplicado.
Uma opção para quem quer ver o dinheiro crescer são as escolas de inglês, pois, independentemente do cenário econômico, todos buscam se aprimorar profissionalmente para manter o destaque. No entanto, embora seja um modelo bastante lucrativo, a escola de inglês requer, assim como em qualquer negócio, alguns cuidados na gestão.
Nesse post, você vai conferir algumas dicas que certamente ajudarão nessa empreitada. Confira a seguir!
Atenção especial na gestão financeira
Você sabia que, atualmente, aproximadamente metade das empresas brasileiras fecham as portas antes de completarem 4 anos de existência? Os dados são do IBGE e relevam um cenário preocupante para o empresariado brasileiro. De acordo com o diagnóstico do Sebrae, o motivo para termos tantas empresas nessa situação é a falta de uma gestão financeira eficiente.
Nesse ponto, é fundamental fazer uma boa gestão dos fluxos de caixa e, para isso, você deve apostar na automação. Hoje, existe uma série de softwares destinados exclusivamente para essa tarefa, permitindo não só que você monitore as entradas e saídas em tempo real, como também fazer um bom controle de estoques.
Automação é uma obrigação
Por falar em automação, não é só no campo financeiro que você pode apostar nesse tipo de alternativa. Hoje, sistemas como o ERP (Enterprise Resource Planning) permitem não só que você faça uma gestão plena das finanças e dos estoques, como vimos anteriormente, como também da clientela.
É claro que, para o administrador de um curso de idioma, é fundamental ter um controle dos alunos para conferir se há inadimplência, entre outras coisas. Além disso, esse controle também é importante para fazer um bom planejamento estratégico para o crescimento da escola de inglês.
Treinamento é o diferencial
Profissionais treinados: esse pode ser o grande diferencial do seu negócio. No Brasil, muitas empresas ainda deixam a desejar nesse sentido, e resultado é simples: o atendimento é precário, falta coesão entre as equipes e a produtividade não é a das melhores.
O foco do treinamento deve recair não só sobre os professores, que precisam conhecer novas abordagens e técnicas, como também dos outros profissionais, principalmente o atendimento e a recepção, que lidam diretamente com o público.
Consultorias aceleraram os resultados
O mercado de escolas de inglês possui uma série de peculiaridades. Até o gestor descobrir a melhor forma para conduzir processos, desenvolver ações de marketing e, principalmente, adotar uma boa metodologia de ensino, ele pode levar um tempo que não tem.
Por isso, contar com a ajuda de consultores pode ser fundamental para acelerar o crescimento e a retorno do seu investimento no seu negócio. Assim, você consegue se manter em pé de igualdade com a concorrência e definir um bom caminho a seguir!
Abrir esse tipo de negócio, sozinho, pode ser complicado. Por isso, optar por uma franquia pode ser a melhor escolha. Confira o nosso post sobre esse tema!
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