Abrir um negócio pode ser bastante desafiador, mas com uma boa base teórica essa tarefa pode se tornar perfeitamente possível. Para facilitar, os livros são os melhores aliados na busca do conhecimento necessário. Listamos aqui 5 sugestões de livros de empreendedorismo que podem ajudá-lo a dar início à própria jornada empreendedora. São livros sobre marketing, administração e histórias de empreendedores de sucesso recheados com muita experiência para os futuros empresários. Confira!
Livros de empreendedorismo que abordam o marketing
A Estratégia do Oceano Azul
Para começar uma empresa, é importante saber reconhecer o mercado e aproveitar boas oportunidades de negócios rentáveis. Nesse livro de W. Chan Kim e Renée Mauborgne, os autores descrevem quais os passos para descobrir novos mercados inexplorados ao invés de tentar competir com diversas empresas pelo mesmo nicho. Eles chamam esses mercados com muito potencial e pouca concorrência de “oceanos azuis”. São utilizados diversos casos de sucesso de modelos de negócios que inovaram em seus nichos, como o Cirque Du Soleil e o Starbucks. Já apontamos aqui como desconsiderar concorrentes pode ser um erro, portanto, é muito bom saber mais sobre pesquisa de mercado!
Os 8 P’s do Marketing Digital
As empresas que não sabem fazer uso da internet como aliada na divulgação e construção de uma marca estão em grande desvantagem. Entretanto, não adianta realizar um trabalho sem embasamento. Nesse livro do empreendedor brasileiro Conrado Adolpho, ele discute questões e ferramentas práticas sobre como melhorar a presença digital de um empreendimento. Aprenda um pouco sobre como utilizar ferramentas como SEO e Google Analytics para ajudá-lo no ambiente online.
Livros de empreendedorismo passo-a-passo
Startup: Manual do empreendedor
Extremamente práticos e abrangentes, os autores Steve Blank e Bob Dorf descrevem como começar uma startup do zero de forma bastante eficiente e barata. Esse é um dos livros de empreendedorismo mais importantes, essenciais para quem está começando o primeiro negócio ou até mesmo para quem já tem alguns conhecimentos de administração e gestão mas deseja expandi-los.
Startup enxuta
Eric Ries explicita em seu livro como modelos de negócios rebuscados e planejamento minucioso podem custar muito caro aos empreendedores. Ao invés disso, ele recomenda diversas experimentações e testes de hipóteses constantes para alcançar o sucesso de uma forma mais ágil e enxuta. A ideia desse livro é muito coerente com o Manual do Empreendedor, e os dois são complementares. O autor utiliza exemplos de empresas atuais como Dropbox, Facebook e Zappos, e trabalha conceitos comuns em ambientes de inovação de forma bastante didática.
De Zero a um: O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício
Peter Thiel, um dos fundadores do PayPal, diz que é difícil tornar-se um empreendedor de sucesso copiando o que todos fazem. Ele oferece alguns passos para favorecer a inovação e criar algo novo. Durante todo o livro, ele revê e questiona conceitos já conhecidos pelo mundo dos negócios com uma análise profunda baseada em sua experiência como empreendedor e investidor. Vale a pena ler!
Livros de empreendedorismo são essenciais aos novos aprendizes. Afinal, empreendedores são pesquisadores natos, atentos às tendências: eles testam hipóteses, revisam conceitos e inovam a partir do conhecimento adquirido com suas experiências. Esperamos que os livros aqui recomendados facilitem o processo de abrir uma startup e ofereçam atalhos práticos aos que estão decidindo conhecer mais sobre o tema.
E você, já leu algum desses livros? Há outro que não mencionamos e que recomendaria aos novos empreendedores? Deixe suas opiniões nos comentários!