As mídias digitais são tecnologias que nos apresentam grande comodidade no acesso à informação e, como exemplo delas, podemos destacar o podcast. Esta é uma mídia de áudio semelhante ao rádio, mas que apresenta mais atrativos, como possibilidade de escutar programas de temas de sua preferência, em qualquer lugar e a qualquer momento.
De maneira simplificada, eles são feitos a fim de compartilhar conteúdos de assuntos variados com o público, como esporte, cinema, literatura e entre outros. Além disso, as gravações de áudio podem ser feitas por qualquer pessoa e disponibilizadas para ouvintes pela internet ou em aplicativos.
Devido a sua praticidade, multiplicidade de temas e produtores, essa ferramenta pode ser utilizada para o aprendizado em diversas áreas. Sendo assim, utilizar os podcasts para aprender inglês é uma ótima opção para quem busca aprimorar os conhecimentos na língua.
Quer saber como isso pode ser feito? Continue lendo nosso post e saiba mais!
Quais as vantagens dos podcasts para aprender inglês?
É comum os estudantes apresentarem maior dificuldade no listening do que na escrita e leitura em inglês. Por isso, é necessário praticar ao máximo a capacidade de audição ao aprender um novo idioma.
Diferentemente dos vídeos, onde conseguimos associar as imagens, gestos e leitura labial ao que está sendo falado, nos áudios temos contato apenas com a voz do enunciador.
Dessa forma, o uso dos podcasts pode estimular a escuta e permite que o ouvinte desenvolva a compreensão de sotaques variados e, deste modo, acelera o aprendizado do idioma. Afinal, os podcasts fazem com que você preste ainda mais atenção ao que está sendo dito para que haja entendimento.
Como aproveitar ao máximo essa ferramenta?
A fim de aproveitar os benefícios dessa tecnologia no processo de aprendizado, podemos citar algumas dicas indispensáveis. Acompanhe:
1. Escolha podcasts de acordo com seu nível de conhecimento
Assim como textos e vídeos, os áudios também podem apresentar níveis de dificuldade mais baixos ou elevados . Por isso, busque podcasts que estejam de acordo com seu nível de conhecimento da língua. Por exemplo, o inglês britânico pode ser mais difícil de entender, então, se você tem dificuldades com o sotaque, evite-os no início.
2. Busque assuntos do seu interesse
Gostar do tema do podcast é essencial para despertar sua curiosidade em ouvi-los. Por isso, ouça os áudios cujo tema seja de seu interesse, pois assim você estará estimulando suas habilidades auditivas devido à vontade de escutar sobre determinado conteúdo.
3. Escute os áudios sempre que puder
Qualquer momento de tempo livre é bom para escutar podcasts, seja no ônibus, no horário de almoço, na academia, enfim, baixe os áudios em seu celular e ouça sempre que puder, a fim de praticar cada vez mais e ter contato com a língua todos os dias.
4. Procure entender as conversas em um contexto geral
Erro de muitas pessoas que praticam inglês por meio de áudio é travar completamente quando escutam uma palavra ou frase desconhecida.
Esse fato é comum, mas não se desespere e não se prenda ao que foi falado anteriormente para não prejudicar o entendimento das sentenças seguintes. Continue escutando o áudio e tente compreender a conversa em um contexto geral. Assim, você vai aprimorar sua capacidade de interpretação.
Por fim, considere que quanto mais você escutar, melhor. Afinal, o uso de podcasts para aprender inglês permite que você ouça o mesmo áudio várias vezes. Dessa maneira, esforce-se para entender o que foi dito e não desista até que tudo esteja claro.
Achou este post interessante? Ficou com vontade de aprender mais? Então, não deixe de assinar nossa newsletter e estar sempre por dentro das novidades!