As Olimpíadas de Tóquio foram tema de conversa durante muitas semanas e evidenciaram a paixão pelos esportes, por isso, não poderíamos deixar de falar sobre esse tema. E quando o assunto é esporte, os norte-americanos mandam muito bem. Essa é uma das partes mais representativas da sua cultura, constitui a essência do país.

Assim como no Brasil, as pessoas nos EUA também possuem seus favoritos. Para que você conheça um pouco da cultura desse país, no post de hoje você vai conhecer os esportes mais praticados pelos norte-americanos. Ficou curioso para saber quais são? Continue a leitura e descubra! 

 

Importância do esporte para a cultura norte-americana

Como já mencionado acima, os esportes estão intrínsecos à cultura norte-americana por questões que vão muito além da saúde e bem-estar. Uma das razões é o forte patriotismo existente no país, o que os leva a possuírem grande espírito competidor. 

O esporte é levado muito a sério, está presente desde cedo na vida dos norte-americanos. O primeiro contato geralmente é na escola, é incentivado desde que são pequenos e intensificado durante o ensino médio (High School). Em alguns esportes, em reconhecimento ao brilhante desempenho, muitos jovens recebem bolsas de estudos em universidades como forma de incentivo dada pelas instituições. Muitos podem tornar esse talento uma carreira, mas são obrigados a levar os estudos a sério, já que um dos requisitos para se manter no time é ter boas notas. 

Sendo assim, é possível perceber que eles são estimulados a assistir e praticar os mais variados esportes. Os principais você conhecerá a seguir.

 

Esportes mais praticados pelos norte-americanos

Diferentemente do que acontece no Brasil, o esporte nos Estados Unidos recebe muitos incentivos fiscais do governo, havendo, dessa maneira, maior investimento para crescer. Há também o fato de ganhar enormes transações financeiras do público e de patrocinadores. Assim, há uma acessibilidade para um maior número de pessoas, fazendo com que seja inserido de forma tão intensa na cultura norte-americana.

Conheça agora os esportes mais praticados por eles:

 

# Football (Futebol Americano)

Um dos esportes mais praticados e querido pelos norte-americanos é o futebol americano. O nome já diz tudo. Assim como o nosso amado futebol, esse é um dos esportes mais populares e favoritos dos Estados Unidos. Aliás, a palavra football é traduzida como “futebol americano”, enquanto soccer é o nosso “futebol”.

A competição faz parte da NFL (National Football League). A final do campeonato, o Super Bowl, é um evento bastante famoso, em que vários cantores que estão bombando na música se apresentam. É uma das apresentações mais famosas do mundo!

O objetivo principal dos jogadores de futebol americano é fazer com que a bola oval chegue até o final do campo adversário, conquistando o touchdown e somando pontos ao placar. É o terceiro esporte mais praticado em universidades americanas. Há 32 equipes que competem no campeonato que começa com a pré-temporada em agosto e termina em fevereiro no Super Bowl, a final entre as duas melhores equipes.

O jogo atrai um grande número de pessoas ao enorme estádio adequado para a prática do esporte. 

 

# Basketball (Basquete)

Esse é um dos esportes mais praticados pelos norte-americanos. Assim como o futebol americano, o basquete abre muitas portas do ensino médio para o ingresso nas melhores universidades dos EUA. É popularmente conhecido por ter jogadores jovens que começam nos times da NBA (National Basketball Association), considerada a maior liga desportiva do mundo, diretamente da universidade, os chamados “draftados” vindos de um processo de seleção chamado draft

A NBA conta com 30 times formados pelos jogadores de basquete mais bem pagos do esporte mundial. Eles jogam 82 partidas por temporada. A liga possui duas divisões, a Leste e a Oeste, com 15 times cada uma, disputando 8 vagas para os playoffs (jogos decisivos) da NBA.

O basquete é dinâmico, todos podem jogar. O objetivo do jogo é fazer o maior número de cestas durante uma partida, que podem valer 2 ou 3 pontos, dependendo da área da quadra em que a bola for arremessada.

 

# Baseball (Beisebol)

Outro esporte que os norte-americanos adoram é o beisebol, jogado com tacos, uma bola branca com costuras vermelhas e uma grande luva marrom. Seu maior público está concentrado em Nova Iorque, terra natal do time New York Yankees, várias vezes campeão das séries mundiais. Mas também é muito comum em outras partes dos Estados Unidos, fazendo parte da Liga Principal de Beisebol MLB (Major League Baseball), composta por 30 times divididos em duas sub-ligas: a Liga Americana e a Liga Nacional, cada região da União Leste e Centro-Oeste. 

Cada time é formado por nove jogadores. A atividade é praticada entre duas equipes, que se alternam nas posições de defesa e ataque. O objetivo é fazer a maior quantidade de pontos, chamados de “runs”.

Os times competem para chegar ao World Series, a grande final da MLB.

 

# Ice Hockey (Hóquei no gelo)

Dentre os esportes mais praticados pelos norte-americanos, o hóquei no gelo possivelmente seja o mais emocionante de ver. Une times de dois países, Estados Unidos e Canadá, na sua liga principal: a NHL (National Hockey League). Praticado sobre o gelo, exige muita força, equilíbrio e velocidade. Os jogadores precisam marcar gols contra o time adversário para pontuar, usando patins, tacos chamados de hockey sticks, e a “bola”, que na verdade é um disco duro de 170 gramas, chamado de puck, que desliza em uma pista de gelo com temperatura menor que 10 graus. 

Apesar de ser mais famoso no Canadá, o hóquei no gelo popularizou-se em regiões dos Estados Unidos com climas mais frios, como nordeste e centro-oeste, e ao longo dos anos foi se espalhando por todo o país.

É um esporte mais ágil e notavelmente mais violento, é famoso por causar muitas brigas entre os jogadores, e o juiz geralmente permite que briguem por alguns segundos antes de separar a confusão. É comum que haja conflitos físicos durante as partidas, cabe ao árbitro decidir por suspensão ou expulsão dos jogadores.

Hoje 31 equipes jogam entre si na NHL para tentar chegar na estimada Stanley Cup, a grande final do campeonato. A Copa Stanley é o maior troféu da liga, conquistado pelo campeão de cada temporada. É o prêmio esportivo mais antigo ainda em disputa na América do Norte.

 

# Stock car (Automobilismo)

Outro esporte apreciado pelos norte-americanos é o automobilismo. Isso pode ser visto nos campeonatos de stock car organizados pela NASCAR (National Association for Stock Car Auto Racing). São competições realizadas com modelos de carros próximos ao que temos em casa e estamos habituados a ver nas ruas. A competição tem 36 etapas no total, com uma longa fase de pontos corridos até chegar na etapa do mata-mata. 

Nos Estados Unidos, as corridas mais populares são a Talladega, no Alabama, e a Daytona 500, na Flórida. 

 

# Golf (Golfe)

O golfe é o esporte individual mais praticado pelos norte-americanos. Assim como no basquete e no futebol americano, a maioria dos grandes nomes desse esporte começaram a sua carreira na universidade, como Tiger Woods, Paul Casey, Luke Donald, Phil Mickelson e Chad Campbell. 

A PGA Tour é a organização responsável pelos jogadores profissionais de golfe dos Estados Unidos. O circuito deste campeonato possui mais de 40 etapas que acontecem ao longo de todo o ano.

Os gramados dos campos de golfe são impecáveis, para que as jogadas não sejam prejudicadas. O jogo consiste em arremessar uma pequena bola branca usando um taco de madeira e de ferro, com o objetivo de colocá-la dentro de uma série de buracos cavados no campo. 

 

# Soccer (Futebol)

O futebol é hoje um dos esportes mais favoritos dos norte-americanos, ficando atrás apenas do futebol americano, basquete e beisebol. É um dos únicos esportes que têm a mesma popularidade entre homens e mulheres. Aliás, a seleção feminina é o time mais bem sucedido de futebol feminino do mundo. São 4 Copas do Mundo de Futebol Feminino, 4 medalhas olímpicas de ouro, 7 Copas Ouro Feminina e 10 Algarve Cups. 

 

Conclusão

Esses são os esportes mais praticados pelos norte-americanos. Assim como no Brasil, os esportes são uma de suas paixões, além de fazerem parte da cultura do seu país.

Seja na escola ou como tradição familiar,  jogando ou assistindo as partidas, em dias de jogos há uma integração familiar e entre amigos, a paixão nacional pelas diferentes modalidades é celebrada por todo o país.  Um patriotismo bonito de se ver!

E você, conhece algum outro esporte mais praticado pelos norte-americanos? Tem preferência por algum(s) dos citados no post? Conta pra gente!

podcast