Ser dono do próprio negócio e trabalhar de forma independente é o sonho de muitos trabalhadores no mundo todo. E, ao contrário do que muitos imaginam, ele não é tão difícil de se realizar!

Entre os diversos sistemas para o empreendedor abrir seu negócio, uma das opções mais populares é a franquia. Esse tipo de negócio vem se popularizando cada vez mais, graças a suas vantagens e grandes chances de sucesso. Além disso, há o grande benefício de poder contar com uma ideia já estudada e testada.

Porém, o modelo de negócio também tem suas peculiaridades. Assim como o franqueador, o franqueado tem algumas obrigações a cumprir para garantir que a franquia funcione e dê resultados para os dois lados.

Por isso, no post de hoje, apresentamos as 5 principais obrigações do empresário ao fazer um contrato de franquia. Continue a leitura e invista sem erro!

1. Cumprimento de metas

Uma das mais importantes obrigações predeterminadas em contrato é o cumprimento das metas de venda traçadas pelo franqueador para os franqueados da rede. Com isso, você deverá estimular a venda dos produtos e/ou serviços do sistema de franquia e ir atrás dos resultados.

Não é o franqueador quem irá vender pelo franqueado, nem mesmo gerenciar a sua unidade. Apesar do suporte, os resultados dependerão inteiramente da sua atuação como empresário, e não da competência da equipe atuando na matriz.

Por isso, é fundamental que o franqueado e o franqueador tenham interesse mútuo pelo crescimento da marca.

2. Prestação de informações à franqueadora

Ao investir em franquias, você se compromete a prestar informações a respeito do negócio à franqueadora, de forma transparente e precisa. Portanto, em sua gestão, é muito importante contar com um bom sistema de armazenamento de dados.

Além de ajudar você a cumprir a obrigação da prestação de informações, o sistema de armazenamento também facilita muito a administração e o dia a dia do seu negócio.

3. Administração do negócio

Muitos acham que tornar-se um franqueado é algo simples, já que conta-se com uma empresa grande por trás do negócio e com o suporte para ajudar na administração. Entretanto, essa ideia é equivocada.

A responsabilidade de fazer a gestão empresarial do negócio e de todos os seus recursos, tanto físicos quanto financeiros ou humanos, é inteiramente do franqueado. Por outro lado, você tem o direito de acessar as estratégias administrativas da matriz.

4. Regras e padrões da franqueadora

Quando você abre uma franquia, passa a ter um negócio que usa o nome e/ou a marca de outra empresa. Consequentemente, você não poderá fazer absolutamente tudo do seu jeito. Afinal, se cada franqueado tocar o negócio como quiser, a marca que a rede assumiu acabará perdendo a sua identidade original.

Por isso, é fundamental que o franqueado esteja de acordo com e siga as regras e os padrões predeterminados pela empresa franqueadora. Dessa maneira, você zela pela marca e garante a preservação de seu conceito e eficiência.

5. Infraestrutura da empresa

Assim como o franqueado deve seguir os padrões da franqueadora, mantendo-os motivados para que a identidade da marca não se perca, a infraestrutura da empresa também não deve ser alterada por conta própria.

Isso é necessário para que a marca não perca sua identidade visual. Você já reparou como as diversas franquias de fast food, por exemplo, têm uma infraestrutura bem semelhantes dentro da rede? Dessa forma, quando o cliente passa na frente da loja, imediatamente identifica a marca.

Ah, e lembre-se de que quaisquer mudanças na infraestrutura da empresa podem ser realizadas somente com a aprovação da franqueadora. Portanto, se o local precisar de reforma ou algo do tipo, informe-a!

Apesar de ter algumas obrigações a serem cumpridas, o sistema de franquia ainda é um dos mais vantajosos e de sucesso para quem está entrando para o mundo dos negócios. Pronto para fazer seu contrato de franquia? Ainda tem dúvidas ou outras sugestões? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência com a gente!

 

 

Gostou do nosso post? Conheça nosso modelo de franquia no site www.topenglish.com.br/franquias/ 

Acesse um dos materiais abaixo e conheça mais sobre franquias

images 

Entenda os caminhos para adquirir uma franquiaConheça a franquia de sucesso, tenha seu próprio negócio!

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias