Dicas para não desistir de aprender inglês
Já aconteceu de você estar super animado estudando inglês e de repente bate aquele desânimo? Às vezes o cansaço, a falta de tempo, acabam por nos fazer desistir. Principalmente quando se trata de adultos, que possuem um emprego, diversos compromissos, filhos e tantas outras responsabilidades. Todos esses afazeres representam um obstáculo considerável, e muitos acabam perdendo as inúmeras oportunidades que o domínio do idioma pode lhes oferecer. Esse post é para você que está desmotivado, sente que seu aprendizado não está evoluindo, já parou e retomou os estudos…e deseja muito alcançar o domínio da língua inglesa! Separamos algumas dicas para você não desistir de aprender inglês. Você vai saber o que deve ser feito para conseguir vencer os obstáculos do dia a dia, o que fazer para não ter esse desânimo no seu aprendizado. Confira a seguir!
Por que não devo desistir de aprender inglês?
Aprender uma nova língua exige muita dedicação, empenho e disciplina. Após um certo período de estudos, muitos perdem o estímulo, pois sentem que estacionaram em um nível do idioma. Isso acaba sendo cansativo e muitas vezes dá vontade de abandonar tudo. Mas, de jeito nenhum, você deve desistir de aprender inglês. Esse pode ser um dos maiores erros da sua vida.
Sabemos que ter o domínio da língua inglesa abre muitas portas, principalmente no campo profissional. Desistir de aprender inglês é perder a chance de ter acesso a essas portas.
Lembre-se sempre da sua motivação principal para aprender um novo idioma.
Ascenção na carreira? Acesso à literatura técnica e literária em inglês? Poder viajar para fora do país com autonomia? Enfim, seja qual for o motivo, não importa. O importante é tomar a decisão de aprender e não desistir. O restante ocorrerá naturalmente, conforme o seu desempenho.
Dicas para não desistir de aprender inglês
Há alguém desmotivado aí? Então confira essas dicas que preparamos para você não desistir de aprender inglês:
# Estudar inglês não deve ser entediante
Muita gente acha difícil estudar inglês. Imagina então se for uma coisa maçante… Por isso o aprendizado deve ser divertido, afinal, sem diversão não se consegue o mais importante: a regularidade nos estudos. Só aprendemos aquilo que praticamos. E geralmente se pratica algo quando se encontra prazer ao fazê-lo (ainda mais quando se trata de adultos). Portanto procure aprender o idioma de um jeito divertido e prazeroso. Você prefere estudar sozinho ou em grupo? Com jogos? Filmes ou séries? Com apps? Enfim, o importante é aprender. Tenha em mente que seus projetos não podem esperar muito.
# Incluir o inglês no seu dia a dia
Complementando a dica anterior, você pode listar atividades de que você goste, até mesmo afazeres cotidianos e incluir o inglês. Se, por exemplo, você gosta de cozinhar, por que não pesquisar receitas na língua inglesa? Se você caminha, aproveita para ouvir um podcast no seu nível de compreensão. Não tente ouvir algo difícil, pois acabará desistindo por não conseguir compreender. Se o seu forte é a música, aproveite para ouvir – por que não cantar – as suas favoritas? Você pode fazer isso varrendo a casa, lavando a louça, tomando banho, até mesmo no trajeto para o trabalho. Gosta de sair? Marque com amigos que também praticam inglês para irem comer fora, ao shopping, enfim, no lugar que quiserem, e combinem para falar alguns minutos só no idioma.
Tá vendo como há um leque de opções para você? Não tem desculpa, todo mundo acaba achando um tempinho.
# Estabelecer metas
Estabeleça metas, isso é importante. O que norteará os seus estudos da língua inglesa serão as suas metas. Intercâmbio? Trabalho? Viagem? Seus objetivos é que lhe levarão até o nível de fluência que você deseja alcançar. Defini-los certamente ajudará na organização da sua rotina de estudos.
# Desafiar-se
Uma ótima dica para não desistir de aprender inglês é criar pequenos desafios e fases. Pode ser ” quero terminar esse livro/ esse capítulo/ler este “novel/fiction book””; terminar x tópicos em uma semana; aprender 10 palavras novas ( 2 por dia); ler x notícias em inglês toda semana; assistir a x episódios da série favorita sem ou com legenda em inglês a cada temporada.
Se não conseguir, beleza. Mas pelo menos você tentou, teve uma meta.
Faça uma lista dos seus objetivos. Pode ser em um app ou em uma agenda, um caderno. Sabe aquela sensação que dá quando você joga um game e passa de fase? So, crie isso em seu estudo da língua inglesa!
# Criar um cronograma de estudos
Criar um cronograma para aprender inglês facilitará bastante a sua vida. Com horários estabelecidos você se sentirá mais confortável para estudar. Você perceberá que tudo ficará mais organizado.
Ah, mas como fazer isso se não tenho tempo para nada? Você não precisa estudar horas a fio por dia (você não é uma máquina). Procure ser flexível com você, não desista por não conseguir estudar por algumas horas. Pode ser aqueles 15 minutinhos que sobram do horário do almoço, antes ou depois do trabalho, antes da hora de dormir, etc.. Só não deixe de estudar algumas vezes na semana (se puder, estude todos os dias) e não permita que nada atrapalhe sua rotina.
# Diversificar materiais de estudo do idioma
Utilize bons materiais para aprender inglês. Procure focar no que há de melhor no mercado. Busque pelo melhor site, pelo melhor livro, pelo melhor teacher.
Além disso, é importante diversificar os materiais de estudo. Não foque apenas na gramática, por exemplo. Você pode diversificar, alternando os conteúdos: um dia você pode treinar o reading, no outro a gramática, no outro apenas listening e assim por diante.
Existem diversos conteúdos em formatos diferentes. Você não precisa sofrer apenas com livros, mas pode aprender através de vídeos, podcasts, filmes, séries e até mesmo plataformas gamificadas.
Fugir de uma rotina cansativa pode ajudar bastante.
# Procurar ajuda de um professor
Se você é do tipo que estuda sozinho, o recomendado é possuir um respaldo profissional. Um teacher irá guiá-lo em direção aos seus objetivos.
Se você possui uma agenda corrida, procure por um bom curso on-line. Atualmente há boas opções no mercado. É possível ter aulas individuais com professores excelentes, no horário que você quiser!
*Nós da Top English temos o curso ideal para você!
# Estudar não pode ser carga obrigatória
O tempo que você está destinando aos seus estudos de inglês está te privando de coisas mais relevantes, como a sua vida pessoal, por exemplo? Se você sente falta de ficar mais tempo com a sua família, mal vê seu filho durante a semana (quando você sai para trabalhar ele está dormindo. Quando volta, também já está dormindo), o ideal é fazer seu curso antes do trabalho, horário do almoço ou aos sábados. Assim você diminuirá o custo emocional. Tenha em mente que você não pode se privar dos prazeres. Estudar inglês não pode ser mais uma carga obrigatória a ser carregada durante a semana.
# Ter alguém para conversar em inglês
A última dica para você não desistir de aprender inglês é arrumar um parceiro para conversação. Pode ser aquele amigo que também estuda o idioma. Um dos pontos mais importantes aqui é perder a inibição. O bom disso tudo é que você não precisa se preocupar em ser corrigido nesses momentos.
Certamente com o tempo você aperfeiçoará o seu inglês, afinal, quanto mais praticar, melhor.
Conclusão
Esperamos que essas dicas possam, de fato, contribuir para você não desistir de aprender inglês.
O segredo é ter disciplina e determinação nos estudos. Com uma metodologia adequada e prática constante, com o tempo, você perceberá a sua evolução (seguindo essas dicas, certamente isso acontecerá).
Lembre-se de não se comparar com ninguém. Cada um tem o seu tempo. Se quiser fazer alguma comparação, que seja com você mesmo. Faça testes periodicamente e verá o seu progresso. Você verá o quanto estimulante – além de gratificante – será.
Então, não desanime, não pare de estudar. Inclua o inglês nos seus hábitos cotidianos. Não abra mão de tudo que você poderia um dia conquistar através dessa habilidade tão importante nos dias de hoje. Fique atento, pois suas ações devem ser coerentes com o que de fato você quer na sua vida e carreira!
Dificuldades, obstáculos sempre surgirão, mas existem para serem superados. Portanto don’t give up! (não desista!). See u!
E você, alguma vez já pensou em desistir de aprender inglês? Conhece alguma dica não citada neste post? Conta pra gente nos comentários!
[wpseo_address show_state=”1″ show_country=”1″ show_phone=”1″ show_phone_2=”1″ show_fax=”1″ show_email=”1″ show_url=”1″ show_logo=”0″ comment=”https://topenglish.com.br/”]