Não é difícil estudantes de inglês relatarem que sentem dificuldade com listening. A capacidade de ouvir a língua estrangeira e de identificar o que é dito depende de conhecer o vocabulário e os sons das letras, mas também de identificar o contexto em que as palavras se inserem.

Antes que você pense que tudo isso é muito difícil, dê uma lida em nossas 5 dicas e coloque-as em prática para aprimorar a capacidade de entender o inglês falado. Continue a leitura!

1. Identifique as palavras que você já conhece

Ainda que você não tenha amplo conhecimento de língua inglesa, existem palavras que você provavelmente já ouviu. Você talvez até utilize algumas delas sem se dar conta! Pense, por exemplo, nas palavras push, start, play, thanks, love, television e muitas outras que você pode listar para se convencer de que sabe mais inglês do que imagina.

Portanto, quando estiver praticando o listening, procure encontrar as palavras que conhece e, então, tente entender o contexto no qual elas se inserem. Com o tempo, você construirá um maior vocabulário e, consequentemente, o exercício de escutar a língua estrangeira ficará mais fácil.

2. Habitue-se a ver filmes e séries em inglês várias vezes

Aquela série ou filme que você tanto gosta de assistir pode ajudar a desenvolver a habilidade de ouvir em inglês! A princípio, você pode assisti-la com legendas em português mas, em seguida, veja-o novamente com áudio e legendas em inglês. Depois, você estará pronto para assisti-lo apenas com o áudio original em inglês, sem legendas.

Inicialmente, isso parecerá difícil. Por isso mesmo, a ideia é assistir a produções de que você já gosta e conhece. Assim, será cada vez mais fácil entender o que é dito nos episódios e filmes, pois as situações e diálogos não serão desconhecidos para você.

3. Aprenda músicas em inglês

Muitas vezes, não dos damos conta de como é importante conhecer músicas na língua que estamos estudando — não apenas para e se divertir com o objeto de estudo, mas como uma forma de estudar.

Portanto, escolha uma música em inglês de sua preferência, dê o play e solte a voz! Quando você aprender a cantá-la, perceberá o aumento do seu vocabulário.

Além disso, algumas construções de frases se tornarão mais simples de reconhecer e você decorará com mais facilidade os sons da língua. Sem contar com o prazer e a diversão de cantar corretamente suas músicas em inglês preferidas!

4. Procure entender os sons da língua

Não é segredo que os sons de algumas palavras inglesas e de algumas letras soam estranhas para quem fala português. O som do P em inglês, por exemplo, soa mais parecido com o nosso B.

Vá percebendo essas diferenças e se acostumando com elas, pois isso vai fazer toda a diferença ao ouvir em inglês e reconhecer as palavras ditas.

5. Identifique sotaques

Existem diversos sotaques na língua inglesa. Há o inglês britânico, o norte-americano, o australiano… E dentro de cada país existem outros sotaques, como o do sul dos Estados Unidos e o do norte do país. Se estiver falando com um nativo, será mais fácil  entender o que ele diz se você reconhecer a forma com que ele pronuncia as palavras.

E então, o que achou das nossas dicas para acabar com a sua dificuldade com listening? Já passou por alguma situação constrangedora por não entender o que diziam? Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o tema? Deixe seu comentário e conte tudo pra gente!

 

Deseja conhecer o método Top English de ensino? Então Agende agora mesmo uma AULA GRATUITA e sem compromisso, é só clicar aqui!

aula-free

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias