Evoluir na carreira requer aprendizado e atualização constantes. Por isso, para quem atua no ramo empresarial ou mesmo busca empreender é essencial compreender e dominar as expressões em inglês para negócios. Isso porque, assim como outras áreas, esse ramo importa diversos termos específicos, que não são traduzidos em reuniões, eventos ou treinamentos.

Alguns deles, como você verá, são mais comuns e já fazem parte do cotidiano no meio empresarial. Mas outros são novidade e é importante conhecê-los, afinal demonstrar conhecimentos também pode facilitar sua atuação profissional. 

Então, apertamos a tecla SAP para você e separamos as 20 expressões mais relevantes nos negócios. Confira!

1. Accountant

Muitas vezes como descrição de cargo, a palavra significa “contador” e tem sido bastante utilizada no ramo dos negócios. O accountant é a pessoa que realiza a contabilidade de uma empresa.

2. Asset

Mais comum no segmento comercial, asset em sentido literal quer dizer “ativos”, como os valores que são ativos no balanceamento financeiro da empresa. Já em sentido figurado, a palavra pode caracterizar alguém que tem um desempenho acima da média, que se destaque positivamente.

3. B2B ou Business to business

“Negócios para negócios” — em tradução livre — é um adjetivo utilizado para descrever transações entre duas empresas, não entre uma empresa e um consumidor. Bastante comum como definição de público-alvo de campanhas publicitárias.

4. B2C ou Business to costumer

Diferente do B2B, o B2C se refere a uma ação realizada entre a empresa e o consumidor final. Tanto a expressão acima quanto esta são largamente utilizadas no ramo dos negócios, principalmente como forma de designar com qual tipo de cliente o empreendimento trabalha.

5. Benchmarking

Significa “ponto de referência”. Utilizado quando pessoas de uma empresa realizam um estudo ou pesquisa minuciosa de forma comparativa, analisando os pontos positivos e negativos de alguma ação, produto ou prática empresarial dos concorrentes. O intuito do benchmarking é observar as atitudes de outros negócios do mesmo ramo para melhorar o funcionamento do produto ou da cultura interna da organização.

6. BI ou Business Intelligence

Business Intelligence pode ser traduzido como a inteligência dos negócios. Ou seja, é um método de coleta e análise de dados que permitam que empresários e departamentos tomem decisões inteligentes e benéficas à empresa.

7. Big picture

Literalmente significa “grande imagem”. A expressão é utilizada para que as pessoas vejam a situação de uma forma global, geral, não apenas as partes isoladas. Normalmente é aplicada para descrever que existe algo maior a ser considerado, além dos pequenos detalhes ou ações.

8. Bottom line

A tradução é “linha de fundo”, porém em sua aplicação cotidiana, a expressão significa a parte mais importante de algo, o objetivo final. No ramo dos negócios, esse termo é bastante utilizado quando as pessoas querem concluir alguma ideia ou afirmação.

9. Budget

A palavra quer dizer “despesas”. Sua utilização é similar à original porque se refere ao valor disponibilizado para gastar com alguma campanha, produto ou serviço da empresa. Em outras palavras, é o orçamento disponível.

10. Canvas

É uma “tela de pintura”, que ao ser adotada no ramo empresarial quer dizer um espaço para organizar as informações pertinentes ao negócio ou campanha, estruturando com post its e outros elementos para ser visivelmente atraente e fácil de ser compreendido. Em geral, essa metodologia atrai a atenção de empresas voltadas para inovação.

11. CEO

A sigla quer dizer Chief Executive Officer, que significa “Diretor Executivo” de uma empresa. Utilizada para se referir à pessoa responsável pela organização. Caso exista um presidente, o CEO está logo abaixo.

12. CFO

Também bastante utilizada para descrição de cargo, a sigla quer dizer Chief Financial Officer, que é o Diretor Executivo Financeiro.

13. FYI

For your information é uma expressão comum até fora do segmento empresarial. Quer dizer “para a sua informação”. Costuma ser utilizada ao encaminhar um documento que seja apenas para a pessoa ter ciência daquelas informações.

14. Hardsell

“Venda dura” ou “venda agressiva” seriam as traduções literais do termo. O jargão é utilizado para mencionar uma forma de venda mais direta, em que o vendedor tem diversas ferramentas relevantes para concluir a transação. Seu foco prioritariamente é o fechamento do negócio, não tanto a elucidação de aspectos do produto.

15. Merchandising

Em uma tradução livre, o termo seria “mercadização”. É aplicado para a inserção de propagandas em diversos meios de comunicação, de uma forma mais indireta, minimizando seu teor comercial. O termo já sofreu certo tipo de abrasileiramento, e muitas pessoas falam apenas “merchan” em nosso país.

16. Multi task

Multitarefas seria a pessoa que realiza várias ações ao mesmo tempo. Bastante utilizado para caracterizar colaboradores proativas no ramo dos negócios e demonstra uma boa capacidade de resolução de problemas.

17. Pitch

Substantivo que significa “argumentação”, seu uso nos negócios se refere a uma apresentação rápida, que não tenha mais de 15 minutos, para a defesa de uma campanha, novo produto ou serviço. É muito falada por empreendedores que estão buscando um investimento financeiro em suas ideias, sendo bastante recorrente no vocabulário de quem atua em startups.

18. Startup

São as empresas emergentes, em fase embrionária. Traduzindo para o português, é a que “está começando”. Em geral elas atuam no ramo de tecnologia e possuem a inovação como modelo de negócios, promovendo a criação acelerada de um serviço ou produto. Elas buscam investimento dos chamados investidores-anjos para alavancarem e atingirem seu público-alvo.

19. Turnover

Esta é uma expressão que costuma causar confusão. O turnover significa “volume de negócios”. Seu uso pode ser aplicado tanto para representar a rotatividade de funcionários quanto o faturamento de uma empresa. Portanto se deve analisar o contexto para compreender o significado adotado por quem fala.

20. Think outside of the box

Uma frase bastante usada no ramo do marketing e em setores que buscam inovar. “Pensar fora da caixa” quer dizer sair do comum, ir além das estratégias padrões e trazer ideias inovadoras para o desenvolvimento da empresa.

Com essas 20 expressões em inglês para negócios fica muito mais fácil acompanhar as reuniões empresariais ou participar de uma conversa informal no escritório. Gostou do conteúdo? Então aproveite para assinar nossa newsletter e receber mais dicas como essas!