Não existe nenhuma fórmula mágica para aprender inglês. Ainda que dominar o idioma seja o sonho de muita gente, boa parte das vezes esse desejo é deixado para trás porque as pessoas não compreendem que a aprendizagem é um processo — e que é preciso bastante trabalho e dedicação para ir adiante.

Mas existe alguma maneira de estudar inglês de forma mais eficiente? Claro que sim! Hoje existem tantas possibilidades para aprender esse idioma que você não tem desculpa para não começar. Preparamos uma lista com algumas dicas para mostrar que basta dedicação para falar a língua da rainha. Confira:

Entenda o seu objetivo

Todo mundo tem uma razão para aprender um novo idioma.

  • Saber falar inglês é importante para o mercado que você trabalha ou pretende trabalhar?

  • Você planeja viajar para um país de língua inglesa?

  • Você gosta de aprender idiomas em geral?

  • Quer aumentar suas possibilidades para conhecer pessoas diferentes?

Mesmo que sejam várias razões, tenha sempre em mente o principal objetivo pelo qual você quer aprender a língua. Independentemente da forma que escolha para estudar inglês, lembre-se de que seu esforço está te fazendo chegar mais perto do que quer. Assim fica mais fácil focar nos estudos e não perder o ritmo.

Tenha uma rotina para estudar inglês

Planejamento é essencial para tudo na vida. Se você prepara — e segue — uma rotina de estudos, seu aprendizado estará sempre aumentando.

Não importa se você pode dedicar 2 horas ou 20 minutos por dia. O essencial é que você planeje algo que consiga cumprir para que outras atribuições não acabem tomando seu tempo de estudo de inglês.

Faça uma imersão no idioma

Para além do estudo tradicional, o bom mesmo é ficar o máximo de tempo possível em contato com o inglês para aprender a falar a língua. Que tal mudar o idioma dos sistemas operacionais do seu computador e celular? E ler notícias em sites internacionais?

A familiaridade com a pronúncia e o aprendizado da escrita só vão vir se você se forçar a ter acesso a conteúdos produzidos por falantes nativos e/ou fluentes. Tente transformar seus momentos cotidianos, especialmente os de prazer, em oportunidades para aprender mais. Dicas para aprender inglês com filmes e séries é que não faltam!

Pratique

Não existe aprendizado genuíno sem prática. É só com bastante treinamento que conseguimos reproduzir fonemas que não existem no português ou passar a falar com a cadência sonora correta. E só quando usamos uma palavra ou expressão várias vezes conseguimos fixar seu significado em nosso cérebro.

Por isso, aproveite o repertório adquirido com o estudo e a imersão e comece a escrever, a cantar e a procurar pessoas que já falam inglês para ajudar a praticar o idioma. A internet é um ótimo lugar para isso e tem muita gente disposta a colaborar.

Não tenha vergonha de errar, pois erros são essenciais para o aprendizado.

Quer ficar por dentro de mais dicas para estudar inglês? Curta nossa página no Facebook para receber as atualizações!