Abrir uma franquia e criar o próprio negócio pode possibilitar mais crescimento profissional, autonomia e qualidade de vida. Mas para começar essa empreitada, além de força de vontade, é necessário um investimento inicial capaz de viabilizar esse desejo. Uma das formas de conseguir essa verba é economizar e levantar o dinheiro suficiente para isso. 

Porém, dentre aqueles que sonham em ter um negócio próprio, muitos nem sabem qual a quantia necessária para dar início ao negócio e mantê-lo funcionando até os lucros surgirem. Se você pretende se estruturar para abrir uma franquia, esse artigo reúne cinco dicas que vão te ajudar a economizar para investir na sua empresa. Leia a seguir:

1. Defina sua meta inicial

Faça pesquisas para definir todos os gastos que você terá ao começar a empreender. Entenda como funciona o processo de aquisição de uma franquia, levante a quantia necessária para o investimento inicial do negócio, as despesas com funcionários, aluguel, estoque, pagamento de contas, fornecedores, qualificação profissional, impostos e etc. 

O valor definido durante essa pesquisa será a sua meta para abrir a franquia, a partir daí você pode organizar suas finanças de acordo com ela. Lembre-se de definir um número maior do que o calculado inicialmente para que você tenha verba para imprevistos ou aumento de custos.

Esse passo inicial é fundamental para que você entenda muito bem o tipo de franquia que pretende adquirir e possa saber mais sobre as possibilidades de mercado que ela pode lhe oferecer. Definir valores muito altos e difíceis de atingir pode te deixar desanimado antes mesmo de começar. Seja realista e analise o mercado de acordo com a sua realidade. 

2. Poupe uma quantia mensal

Com sua meta definida, é necessário determinar em quanto tempo você pode conquistar esse investimento. Por isso, se você não tem o hábito de poupar, comece a criar esse hábito hoje mesmo. Estabeleça uma quantia para poupar mensalmente e faça-o.

Você pode começar poupando uma parte dos seus ganhos totais no mês. Para conseguir fazer isso, você deve se planejar para guardar esse capital assim que receber e planejar seus gastos com o restante do dinheiro.

Não caia na armadilha de poupar apenas quando sobrar algum dinheiro no final do mês. Ao fazer isso, muitas vezes poderá não sobrar dinheiro e você não conseguirá poupar. Seu objetivo deve ser tratado como prioridade se quiser alcançá-lo.

Aos poucos, procure aumentar a quantia que você guarda mensalmente. Você pode começar a economizar mais ou até complementar seus ganhos, encontrando outras fontes de receita para juntar dinheiro mais rápido. 

3. Corte os gastos

Para manter-se firme na sua meta, cortar despesas desnecessárias é fundamental. Isso porque, se você estiver gastando menos, conseguirá poupar mais dinheiro para atingir sua meta estabelecida anteriormente.

Gastos muito altos com lazer, com uma assinatura de TV ou revista que podem ser dispensados, ou mesmo uma quantia muito alta nas contas de água, luz e telefone são alguns exemplos do que é supérfluo e pode, ao menos, ser reduzido.

Defina programas de lazer um pouco mais em conta e tente reduzir as contas fixas. Tenha em mente que para alcançar o sonho de abrir a sua franquia, inicialmente serão necessários planejamento e foco, assim algumas renúncias podem ser importantes para te trazer aquilo que você pretende conquistar.

4. Crie uma conta-poupança 

Onde você vai guardar o dinheiro que será investido? Nem pense em deixar na sua conta-corrente (que você pode movimentar a qualquer hora e acabar gastando sem perceber) ou debaixo do colchão! Você precisará de uma conta exclusiva para aquele dinheiro que está poupando e a conta-poupança é uma ótima opção para isso.

Além da conta-poupança ser separada da conta-corrente, o seu dinheiro rende mensalmente depositado nela. Assim, o seu dinheiro fica num local seguro e você ainda sai ganhando mais! Dessa forma, você já começa a se preparar para outros tipos de investimentos com rentabilidade maior.

5. Invista seu dinheiro

Se você desejar ir mais além dos resultados garantidos com os rendimentos da poupança, que são relativamente pequenos, existe uma série de opções de investimentos para aumentar a sua quantia, como o tesouro direto, os títulos públicos e as ações, dentre outros.

Caso decida investir o seu dinheiro, seu primeiro passo será definir seu perfil de investidor, que poderá ser conservador (que busca mais segurança) ou arrojado (que busca rendimentos e, consequentemente, riscos maiores).

Independente do seu perfil de investidor, manter a diversidade na sua carteira de investimentos é uma excelente opção, assim você não deposita todos os ovos na mesma cesta e pode obter ganhos maiores com um risco menor.

Porém, se você quiser investir o dinheiro que está economizando a fim de fazê-lo crescer, é muito importante que você saiba muito bem o que está fazendo. Para isso, é muito importante que você estude sobre os investimentos, compreenda os riscos, as taxas, os juros e realmente saiba escolher entre os que valem ou não a pena para não acabar colocando tudo a perder.

Afinal, os rendimentos de alguns tipos de investimentos são bem atraentes, porém o risco pode ser alto, enquanto que outros investimentos podem ter um rendimento não tão alto assim, mas seu risco é baixo e você manterá seu dinheiro mais seguro.

Além disso, procurar uma pessoa de confiança, com experiência e resultados comprovados na área de investimentos capaz de lhe auxiliar pode lhe economizar tempo e ajudar a trazer ainda mais lucros. Acompanhe seu progresso constantemente e refaça sua estratégia, caso necessário. Não deixe que acontecimentos inesperados te façam desistir dessa meta.

Todo esse planejamento e organização inicial podem parecer desafios grandes nessa jornada, mas lembre-se durante o processo de onde você quer chegar e das suas motivações para seguir. Dessa forma, todo o esforço incluído até alcançar sua meta terá um sentido e tornará as dificuldades mais fáceis para você.

Essas são algumas formas de economizar para abrir uma franquia que colocarão você mais próximo do seu sonho de ser seu próprio chefe. Com disciplina e determinação, essas dicas podem te ajudar a iniciar de onde você está. Gostou das dicas? Comente abaixo quais as dificuldades que você ainda tem para economizar para o seu futuro negócio! 

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias