Embora os recursos tecnológicos façam parte da nossa vida há algum tempo, o seu uso em sala de aula continua sendo um desafio para muitos educadores. Porém, isso vem mudando, uma vez que cada vez mais professores estão entendendo que o uso da tecnologia na educação pode tornar as aulas mais interessantes. Confira, a seguir, as 5 principais tendências do uso da tecnologia na educação:
O uso de tablets em sala de aula
O tablet, por ter custo acessível e ser de fácil manuseio, é a nova aposta dos educadores que buscam aplicar tecnologias em sala de aula. Com esse recurso, é possível aplicar jogos on-line, estimular o estudo em casa (usando o equipamento) e, até mesmo, proporcionar que os alunos trabalhem juntos, mesmo que remotamente.
A internet como ferramenta de educação
Um dos grandes problemas do uso da internet na educação é que os alunos não sabem realizar pesquisas. Muitas vezes, trabalhos são copiados inteiramente da web. Além disso, as redes sociais ainda promovem dispersão — o que dificulta o trabalho em sala de aula e a realização de tarefas em casa.
Por isso, os trabalhos desenvolvidos com a ajuda da internet precisam ser bem orientados e estruturados pelos professores, porque assim os alunos enxergam aquele esforço como um recurso de aprendizagem.
Uma boa saída é realizar projetos on-line por meio de plataformas direcionadas para fins educacionais, nas quais alunos de diferentes turmas e de diferentes escolas podem interagir e criar trabalhos em conjunto.
O desenvolvimento de projetos
Outra ideia é proporcionar aos alunos a possibilidade de criar seus próprios projetos com o direcionamento dos professores. Por meio de um blog ou de uma página em uma rede social, os alunos podem elaborar materiais relacionados com diversas disciplinas.
Por exemplo: uma página em homenagem ao escritor norte-americano Ernest Hemingway pode contar com a orientação dos professores de Inglês, de Literatura e de História. As possibilidades são inúmeras e dão a oportunidade de os alunos se engajarem em uma causa.
A gamificação
A gamificação é uma forma de motivar os alunos a adquirir conhecimento por meio da criação de jogos que vinculem teoria e prática. A ideia é que os próprios alunos busquem formas de interagir com as disciplinas e que, no final, tenham algum tipo de pontuação que os conduza à vitória.
As tecnologias podem muito bem ser aplicadas no processo de gamificação — seja com a elaboração de jogos, seja no fortalecimento do contato com os alunos.
As novas avaliações
A tecnologia na educação muda não só a vida do aluno como também a rotina do professor. A forma de avaliar o aluno, por exemplo, evolui, já que o educador precisa identificar se o estudante está compreendendo o conteúdo ensinado, se consegue se adaptar a qualquer suporte educacional e se consegue ter sucesso com o uso de tecnologias no seu dia a dia.
Você gostou deste post sobre as principais tendências do uso da tecnologia na educação? Então, que tal compartilhar este texto com os seus amigos nas redes sociais?