Embora os recursos tecnológicos façam parte da nossa vida há algum tempo, o seu uso em sala de aula continua sendo um desafio para muitos educadores. Porém, isso vem mudando, uma vez que cada vez mais professores estão entendendo que o uso da tecnologia na educação pode tornar as aulas mais interessantes. Confira, a seguir, as 5 principais tendências do uso da tecnologia na educação:

O uso de tablets em sala de aula

O tablet, por ter custo acessível e ser de fácil manuseio, é a nova aposta dos educadores que buscam aplicar tecnologias em sala de aula. Com esse recurso, é possível aplicar jogos on-line, estimular o estudo em casa (usando o equipamento) e, até mesmo, proporcionar que os alunos trabalhem juntos, mesmo que remotamente.

A internet como ferramenta de educação

Um dos grandes problemas do uso da internet na educação é que os alunos não sabem realizar pesquisas. Muitas vezes, trabalhos são copiados inteiramente da web. Além disso, as redes sociais ainda promovem dispersão — o que dificulta o trabalho em sala de aula e a realização de tarefas em casa.

Por isso, os trabalhos desenvolvidos com a ajuda da internet precisam ser bem orientados e estruturados pelos professores, porque assim os alunos enxergam aquele esforço como um recurso de aprendizagem.

Uma boa saída é realizar projetos on-line por meio de plataformas direcionadas para fins educacionais, nas quais alunos de diferentes turmas e de diferentes escolas podem interagir e criar trabalhos em conjunto.

O desenvolvimento de projetos

Outra ideia é proporcionar aos alunos a possibilidade de criar seus próprios projetos com o direcionamento dos professores. Por meio de um blog ou de uma página em uma rede social, os alunos podem elaborar materiais relacionados com diversas disciplinas.

Por exemplo: uma página em homenagem ao escritor norte-americano Ernest Hemingway pode contar com a orientação dos professores de Inglês, de Literatura e de História. As possibilidades são inúmeras e dão a oportunidade de os alunos se engajarem em uma causa.

A gamificação

A gamificação é uma forma de motivar os alunos a adquirir conhecimento por meio da criação de jogos que vinculem teoria e prática. A ideia é que os próprios alunos busquem formas de interagir com as disciplinas e que, no final, tenham algum tipo de pontuação que os conduza à vitória.

As tecnologias podem muito bem ser aplicadas no processo de gamificação — seja com a elaboração de jogos, seja no fortalecimento do contato com os alunos.

As novas avaliações

A tecnologia na educação muda não só a vida do aluno como também a rotina do professor. A forma de avaliar o aluno, por exemplo, evolui, já que o educador precisa identificar se o estudante está compreendendo o conteúdo ensinado, se consegue se adaptar a qualquer suporte educacional e se consegue ter sucesso com o uso de tecnologias no seu dia a dia.

Você gostou deste post sobre as principais tendências do uso da tecnologia na educação? Então, que tal compartilhar este texto com os seus amigos nas redes sociais?

 

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias