É indiscutível a necessidade de se aprender um novo idioma para um melhor desenvolvimento, tanto profissional quanto pessoal. Isso porque, devido a aspectos como tecnologia, a interação entre pessoas de todo o planeta tem se tornado ainda mais comum.

Sendo assim, é preciso buscar atualização constante e não se prender ao aprendizado de apenas uma língua estrangeira, pois, quanto mais dominar a comunicação, maiores serão as oportunidades e as chances de crescimento. No entanto, para adquirir fluência em um idioma, é fundamental estar disposto a se dedicar e ter organização, o que muitas vezes o trabalho ou uma rotina apertada não permite.

Por isso, no post de hoje, vamos dar algumas dicas de como aprender dois idiomas ao mesmo tempo eficientemente. Confira!

Escolha adequadamente os idiomas

A absorção de determinados idiomas pode ser mais fácil para algumas pessoas e mais difícil para outras. Dessa maneira, procure estudar idiomas que sejam úteis para seus objetivos, mas sem que a dificuldade de um sobreponha o outro.

Por exemplo: escolher aprender inglês e espanhol é uma boa opção, pois são línguas muito faladas, possuem estruturas totalmente diferentes e, na maioria dos casos, há maior facilidade em pelo menos uma delas.

Organize seu tempo

Ao decidir aprender dois idiomas ao mesmo tempo, vai ser preciso muito esforço e dedicação. Por isso, a organização do tempo é fundamental para saber quais são os melhores dias e horários para investir no aprendizado, a fim de atingir os objetivos o mais rápido possível.

Faça um cronograma de estudos

Além de organizar o tempo para fazer os cursos, é preciso montar um cronograma de estudos em que a dedicação para ambos os idiomas seja a mesma, sem que algum deles saia prejudicado. Afinal, a intenção é aprender os dois e, desse modo, é importante conseguir estudá-los todos os dias, escolhendo dar mais ênfase naquele de maior dificuldade.

Assista filmes e ouça músicas nas línguas que está estudando

No processo de aprendizagem de novos idiomas, é preciso utilizar de técnicas que sejam atraentes e façam do aluno capaz de utilizar a língua diariamente. Dessa forma, assistir séries nos idiomas em curso é uma ótima maneira de manter o contato constante com a língua, pois é possível interagir de maneira prática e que provoque engajamento.

Além disso, as músicas também são meios de ter maior contato com a fala, com as expressões e a pronúncia dos idiomas. Através delas, é possível se esforçar para o entendimento da letra, interagindo também de forma divertida.

Leia livros bilíngues

Outra forma de aprender idiomas é dedicando o tempo à leitura de livros bilíngues, sejam eles de literatura ou qualquer outro gênero de sua preferência. Por precisar tanto do conhecimento de gramática quanto do vocabulário, a leitura pode fazer com que as capacidades de interpretação e adequação de palavras ao contexto sejam estimuladas.

Mantenha registros de vocabulário dos dois idiomas

Escrever é uma ótima forma de estimular a fixação de algum conteúdo. Por isso, para não haver divergências entre os idiomas, é indispensável manter registros escritos de vocabulário de ambos. Faça isso de maneira organizada e mantenha-os em locais de fácil acesso. Sendo assim, vai ser possível recorrer às anotações para os estudos de forma prática.

Receba estrangeiros através de algum programa de intercâmbio 

Por fim, se você deseja ter contato com nativos em um idioma, abrigar um estrangeiro em sua casa através de um programa de intercâmbio é um ótimo meio de conhecer um pouco mais a língua.

Pode parecer estranho e complicado, porque você estará hospedando uma pessoa desconhecida e cujos costumes e cultura são totalmente distintos dos seus. Entretanto, é nesse momento que o aprendizado começa. O choque de realidades incita a curiosidade e pode fazer com que você se dedique mais.

É importante ressaltar que, para aprender dois idiomas ao mesmo tempo, é necessário estimular a memória. Então, não deixe que os conteúdos se acumulem e estude sempre que possível, buscando até mesmo fazer associações entre as duas línguas, a fim de evitar os bloqueios mentais.

Agora que já conhece nossas dicas, siga-nos nas redes sociais e fique sempre por dentro das novidades! 

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias