Você é do tipo de pessoa que morre de vontade de aprender outros idiomas, mas não consegue absorver o conteúdo? Quer viajar para outros países, conversar com estrangeiros, entender seus filmes e séries e não sabe bem por onde começar? Você aprenderá, neste artigo, um método incrível para focar no estudo da língua inglesa.

O dia é dividido em 24 horas, mas muitas vezes nos sentimos como se o tempo voasse. Boa parte das pessoas perde o foco quando vai realizar uma tarefa e acumula várias outras importantes para depois. Com o italiano Francesco Cirillo era o mesmo, até que um dia ele criou a técnica pomodoro.

Afinal, do que se trata essa técnica? Aprenda sobre ela e a coloque em prática para otimizar o seu tempo! Acompanhe:

O que é a técnica pomodoro?

O nome deriva do termo pomodoro, que em italiano significa “tomate”. Francesco tinha um cronômetro em formato de tomate em sua casa e, com ele, designou tempos para realizar tarefas.

Cada pomodoro equivalia a 25 minutos. Após esse tempo, ele acrescentava cinco minutos para descanso. Completados quatro pomodori, o descanso era maior, em torno de 15 a 30 minutos.

Como devo realizar essa técnica?

Primeiro você criará duas listas de quais tarefas serão realizadas. A primeira lista será chamada de “inventário”. Nela, haverá as tarefas atuais e as futuras de que precisa realizar.

A segunda listagem corresponde às tarefas do dia. Você vai colocar tudo o que precisa realizar naquele dia e quantos pomodori serão necessários para a realização dessa tarefa.

Em seguida, arranje um cronômetro, seja ele no celular, no computador ou até no seu relógio mesmo. Programe 25 minutos e, nesse tempo, procure ter foco integral na tarefa que pretende realizar naquele momento.

É importante desligar as notificações do celular  coloque-o no modo avião ou no silencioso. Evite o máximo que puder as distrações. Existe uma extensão do Google Chrome voltada exatamente para essa técnica, bloqueando os sites que podem distrair você no momento em que deve ter foco.

Terminado o pomodoro, faça a pausa de cinco minutos. É muito importante que você não abdique das pausas, porque elas são necessárias para que seu cérebro reorganize seus pensamentos. Nesse momento, ele se encontra no modo difuso e descontraído, quando seu subconsciente ordena melhor as ações.

Recomenda-se relaxar mesmo nas pausas, rir de alguma piada, escutar música, andar um pouco e espreguiçar. Faça quantos pomodori achar necessários para terminar uma tarefa.

E como estudar inglês usando o pomodoro?

Nos cursos presenciais são ensinadas técnicas para que você desenvolva as quatro habilidades básicas do aprendizado interpretação, leitura, escrita e conversação. Só que a maioria das pessoas se enrola na hora de aprender inglês por causa disso.

Antes de mais nada determine qual é o seu foco. Se você quer entender artigos e demais textos em inglês, você deve focar na interpretação e escrita. Caso seu foco seja viajar para o exterior, você deve focar na interpretação e na conversação.

Assim que defini-lo, coloque na sua primeira lista de inventário quais as ações que pretende fazer para alcançar o seu objetivo. Nas tarefas do dia, especifique quantos pomodori você precisa para executar aquela tarefa. Veja os exemplos: 

  • aprender os verbos irregulares: um pomodoro;
  • conversar via Skype com um nativo americano: dois pomodori;
  • realizar exercícios: um pomodoro;
  • estudar os verbos auxiliares: dois pomodori;
  • traduzir músicas do inglês para o português: um pomodoro.

No começo, será normal ficar perdido quanto à estimativa de que precisa para a realização das tarefas, mas aos poucos você vai conseguir otimizar bem a sua agenda e alcançar o que deseja.

Organizar o tempo para realizar as tarefas é algo imprescindível. A partir do momento em que você cria um objetivo e disponibiliza tempo e foco para realizá-lo, a mudança na sua concentração torna-se notória e você mantém a motivação para aprender inglês.

Agora que você já aprendeu como funciona a técnica pomodoro, comente sobre o que achou desse método e, se já o colocou em prática, nos conte os resultados!