Conhecer novos hábitos, aprender novas culturas e praticar inglês (ou qualquer outra língua) é o que leva muita gente a estudar fora do país. Além de ser uma realização pessoal, um intercâmbio é de grande ajuda para melhorar a conversação e conseguir um bom emprego no futuro.

Hoje em dia, conseguir uma bolsa de estudos no exterior ficou mais acessível graças aos inúmeros programas que visam o crescimento e a capacitação profissional dos estudantes.

Para te ajudar a encontrar o local e o curso perfeito para você, selecionamos 6 sites que oferecem bolsas de estudo no exterior. Confira abaixo!

1. Fulbright

Graças à fundação Fulbright Brasil, é possível realizar seu sonho de estudar nos Estados Unidos! Ela oferece bolsas de graduação e pós-graduação para pesquisadores, professores e demais profissionais em meio de carreira.

É um programa muito disputado, principalmente na área de pesquisas. Por isso, requer uma boa preparação.

2. Orange Tulip Scholarship Brazil

OTS oferece bolsas parciais e integrais para brasileiros que desejam estudar na Holanda. A vantagem de cursar lá — seja em bacharelado, último ano da graduação, pós-graduação ou mestrado —, é que todos os cursos são ministrados em inglês!

O programa oferece bolsas em diversas áreas de estudos:

  • Ciências Naturais
  • Ciências Sociais
  • Ciências da Saúde
  • Comunicação
  • Design
  • Direito
  • Engenharia
  • Negócios
  • Tecnologia da Informação
  • Turismo

Para fazer parte da OTS Brazil, você precisa possuir excelente desempenho acadêmico e ter fluência escrita e oral em inglês comprovadas por meio de certificado de proficiência.

3. Chevening

Por iniciativa do governo britânico, a Chevening oferece bolsas para estudar no Reino Unido. Entre as universidades participantes, está a renomada e mundialmente conhecida Oxford, uma das mais renomadas instituições do mundo e que já formou:

  • autores e professores famosos, como JRR Tolkien (Senhor dos Anéis e Hobbit) e Lewis Carrol (Alice no País das Maravilhas);
  • 26 primeiros-ministros britânicos; 
  • 120 medalhistas olímpicos;
  • 26 ganhadores do prêmio Nobel;
  • outros 30 líderes mundiais influentes como Bill Clinton.

Há também outras instituições, como a University of Cambridge — que formou Stephen Hawking, Sacha Baron Cohen e Rachel Weisz — e a University of Exeter.

As candidaturas para 2017/2018 já estão encerradas, mas as inscrições para as bolsas 2018/2019 serão abertas em agosto deste ano. Vale ressaltar que o candidato é livre para escolher a instituição e a graduação que desejar.

4. Fundação Lemann

A brasileira Lemann oferece bolsas parciais e integrais para estudar em algumas das melhores universidades do mundo. O principal objetivo da instituição é garantir uma boa experiência na aprendizagem de todos os estudantes e formar indivíduos que possam resolver os problemas sociais do nosso Brasil.

5. Study in Australia

Este site oferece várias bolsas de estudo por mérito, concessão e subsídios, que podem ajudá-lo financeiramente durante sua estadia na Austrália. Os recursos são oferecidos pelo governo do país, por organizações públicas e particulares e por instituições educacionais.

As inscrições devem ser feitas diretamente na organização que apoia o programa que você escolheu.

6. Santander Universidades

Santander Universidades oferece três programas distintos para estudos no exterior:

Programa Top España

Oferece 100 bolsas de estudo em 2017 com o objetivo de incentivar alunos e professores a aprimorarem seus conhecimentos na língua e na cultura espanhola. O curso, de 21 dias, acontece na Universidad de Salamanca, uma das instituições mais renomadas da Europa.

Programa de Bolsas Ibero-Americanas

Oferece 750 bolsas este ano e promove o intercâmbio anual de universitários entre universidades de 10 países da Ibero-América: Brasil, Peru, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Portugal, Porto Rico e Uruguai.

Programa Fórmula Santander

Oferece 100 bolsas de estudo anualmente para a Espanha, México e Reino Unido. Para se inscrever você precisa possuir alto desempenho acadêmico, comprovar baixa renda, conhecer outros idiomas e ser graduando em uma das 53 universidades brasileiras participantes.

Essa é uma pequena amostra das amplas oportunidades de bolsas de estudo no exterior. Esperamos que este post te ajude a escolher o melhor programa e país para você. Good luck!

O que achou do artigo de hoje? Compartilhe-o nas redes sociais e ajude seus amigos a encontrar bolsas de estudo no exterior!

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias