Crescer profissional e pessoalmente muitas vezes requer investir nos estudos. Após a graduação, um dos próximos passos para abrir portas no meio profissional é o título de Mestre. Mas quando assunto é ser aprovado no mestrado de alguma universidade, não basta estudar a respeito da área escolhida e saber sobre a futura dissertação. Tornou-se exigência básica que um aluno saiba inglês para essa etapa.

Além do diploma de graduação e de uma entrevista, as instituições aplicam provas próprias para testar o domínio da língua. Isso acontece porque muitas das referências bibliográficas, avanços em pesquisas e eventos acadêmicos podem exigir o domínio deste idioma.  Algumas universidades podem até solicitar o certificado do TOEFL (Test of English as a Foreign Language).

Para não perder essa oportunidade por reprovação no exame de proficiência em inglês ou ficar nervoso na hora da prova, confira agora nossas dicas e garanta sua vaga no mestrado!

Cumpra as metas estabelecidas

Para iniciar a preparação para a prova, é importante que você estabeleça um plano de estudos, de acordo com o tempo de dedicação que este exame exige. Ou seja, deixar para estudar poucos dias antes da prova não é o ideal e pode prejudicar seu rendimento final.

Sendo assim, estabeleça metas simples, como conseguir traduzir um texto técnico que, nesse primeiro momento, você não consegue. Seus estudos deverão se voltar para que, ao final, você cumpra essa meta.

Quanto maior a distância desse objetivo e maior seu nível de dificuldade, maior também a necessidade de dedicação. Caso precise, busque apoio de instituições de ensino e de professores que possam te impulsionar nesse primeiro momento.

Domine a leitura

Uma das grandes exigências das provas de idiomas para o mestrado é o domínio da leitura. Por isso, é interessante pensar em seu plano de estudos voltado para esse conhecimento específico. Caso você possua alguma compreensão da língua, pode procurar obras literárias ou técnicas em inglês para aprofundar seu contato com as palavras.

Se, durante a leitura, você perceber que desconhece muitas delas, comece por textos menos complexos, como literatura infanto-juvenil ou a versão em inglês de um livro já conhecido por você. Caso note que a linguagem está muito fácil e acessível, para ampliar seu vocabulário busque avançar um pouco na dificuldade do texto, lendo notícias ou mesmo artigos científicos.

Além disso, tenha sempre um bom dicionário à mão para traduzir imediatamente as palavras desconhecidas. E procure fazer anotações que te ajudem a fixar os significados aprendidos.

Estabeleça relação entre os parágrafos

Ainda assim, ler em inglês não se resume apenas a tradução de palavras. Para que exista a compreensão do texto como um todo, é necessário estabelecer relação entre frases, parágrafos e ideias. Para isso, lembre-se sempre de identificar onde há concordância, discordância ou acréscimo de novos pontos. 

Existem palavras e expressões chamadas de conectivos que executam essas funções. São exemplos delas: “however”, “even though”, “therefore”, “and”, “hereby”. Conhecê-las contribui para que você compreenda as ideias do texto de maneira interligada. Isso proporcionará que, ao final da leitura, você tenha compreendido a tese apresentada pelo autor.

Conheça a linguagem específica

Além de ser capaz de compreender o texto, é importante dominar o vocabulário específico da área em questão. No meio acadêmico, é muito comum que existam termos e expressões técnicas que não são traduzíveis por dicionários comuns ou que não são aplicadas no cotidiano

Assim, após avançar em sua capacidade de leitura, busque ler textos específicos da sua área. Neles, alguns termos próprios irão se repetir: procure anotá-los. Lembre-se que o vocabulário próprio do assunto representa uma parte importante da prova de inglês para mestrado. 

No dia da prova, se não souber um ou outro termo, não se desespere. Caso a palavra seja realmente essencial, você ainda pode compreendê-la a partir do contexto da frase.

Evite falsos atalhos

Pode parecer interessante conhecer o vocabulário ou o tema a partir de textos traduzidos. Mas usar os textos em português comparando-os aos originais nem sempre traz os melhores resultados. Muitas vezes as palavras são adaptadas para o português para estabelecer uma coerência, e por isso a tradução não costuma ser literal.

Outro atalho perigoso é o Google Tradutor. Por traduzir as frases na íntegra, ele pode prejudicar seu aprendizado. Forçar-se a compreender a frase em inglês, palavra por palavra, continua sendo a melhor opção para quem quer se dar bem na prova.

Estude as provas anteriores

Uma atitude importante durante a preparação é refazer as provas aplicadas nos anos anteriores. Elas funcionam como um mapa de atalho no exame de proficiência. Com essas provas, você pode compreender a estrutura, os critérios que levam à aprovação e os assuntos que podem ser recorrentes.

Com o avanço nos estudos, você pode delimitar os textos e os temas que precisam ser reforçados. Além disso, conhecer a prova permite que você identifique os pontos que tem dificuldade e, assim, faça deles sua prioridade na hora de estudar.

Leia a prova de forma eficaz

Após toda a preparação, existem técnicas de leitura que são fundamentais para te auxiliar durante a prova de inglês específica para aprovação no mestrado. O skimming é a primeira delas e se resume a identificar o assunto geral do texto, sem dar valor aos detalhes.

Essa técnica apoia-se em observar o título, subtítulo, primeiras e últimas linhas de cada parágrafo, além das figuras e gráficos presentes no texto, caso existam. Enquanto isso, há outra técnica chamada de scanning, que consiste em uma forma de compreender o inglês a partir de um panorama geral do que está presente no texto. 

É a técnica que é utilizada, por exemplo, ao procurar uma palavra específica no dicionário ou no índice de um livro. Para a prova de mestrado, o scanning é excelente para identificar a palavra-chave da pergunta e para encontrar a palavra-chave da resposta dentro do texto.

Ao localizar o parágrafo específico que responde a questão, você ainda pode ganhar tempo na prova e conseguir resolver as questões com mais calma.

E agora, preparado para sua prova de inglês para mestrado? Aplicando nossas dicas, não tem como não se dar bem! Aproveite e siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de outras dicas valiosas como essas. 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias