Hoje em dia, com a facilidade que temos para acessar grandes acervos de filmes e seriados pela internet, passar muito tempo na frente do computador ou da televisão se tornou uma atitude muito comum. Você já pensou que esse instante de lazer pode se tornar, também, uma oportunidade para aprimorar seus conhecimentos em uma língua estrangeira? Leia este post e saiba como aprender inglês com filmes e séries:

Assista a filmes e séries com legendas

As legendas podem parecer uma má ideia para quem nunca tentou aprender inglês com filmes e séries. Mas, na verdade, elas são de grande ajuda. Isso porque, no começo, pode ser um pouco difícil conseguir acompanhar a trama sem o áudio dublado. Porém, escutar os diálogos no idioma original é uma forma de se acostumar com a sonoridade da língua.

Além disso, quando estiver em um nível mais avançado, você pode configurar as legendas em inglês para aprender palavras que você ainda não conhece. Nesse caso, você aumenta o seu vocabulário com o áudio e ainda treina sua leitura ao mesmo tempo, observando a grafia dos termos. Pode até parecer que você não está prestando atenção nas duas coisas, mas seu cérebro está ligado em tudo — não tenha dúvidas disso!

Pause, repita e pesquise sempre que necessário

Sempre que aparecer uma palavra que você não entendeu, anote-a para pesquisar depois. E se você perceber que há um trecho em que os personagens falam de um jeito embolado ou difícil de compreender, pause e volte à cena quantas vezes precisar para tentar decifrar as falas.

É claro que, no início, pode ser que você esteja entendendo pouquíssimo, e ficar pausando o vídeo a cada minuto acabará com a diversão da atividade. Então tente equilibrar prazer e dever para não deixar a tarefa chata nem perder a oportunidade de aprender com ela, OK?

Imite as particularidades da fala nos filmes e séries

Uma das grandes vantagens de aprender inglês com séries e filmes é a oportunidade de entrar em contato com o inglês real — muitas vezes bem diferente daquele dos livros didáticos e da literatura. Você escutará o idioma do dia a dia, do mesmo jeito que os nativos falam, e com isso terá contato com expressões e particularidades da linguagem oral que só poderia conhecer em uma viagem a um país anglófono!

Por mais que pareçam estranhas, abrace essas marcas e tente inseri-las aos poucos na sua fala. Isso te ajudará a soar o mais próximo possível de um falante materno e reduzir sua dificuldade em entender o inglês de verdade.

Use os filmes e séries como complemento para seu aprendizado

Por último, vale lembrar que, embora aprender inglês com filmes e séries seja ótimo, não dá para dominar a língua totalmente usando só esses meios. Assim como no caso de quem vai morar no exterior sem passar por nenhuma educação formal do idioma e acaba apenas “se fazendo entender”, ficar preso a filmes e séries sem a ajuda de um professor fará com que você consiga se comunicar muito bem oralmente, mas tenha enormes dificuldades com a leitura e a escrita, além da gramática.

A nossa dica, portanto, é que você use filmes e séries a seu favor, mas não se esqueça de que o principal guia do seu aprendizado deve ser o professor.

Agora conte para a gente: você vai aprender inglês com filmes e séries? Quais programas você acha que são bons para isso? Deixe suas dicas em nossos comentários!