O inglês é o 2º idioma mais falado do mundo e, na sociedade cada vez mais globalizada em que vivemos, é uma língua universal. Não tem como escapar: onde quer que você vá, encontrará alguém que fale inglês.

Assim, o conhecimento do idioma traz grandes benefícios pessoais e profissionais. Para a maioria das carreiras, aliás, o inglês é um requisito — e não mais um diferencial.

Se você quer entender melhor a importância de aprender inglês nos dias atuais e todos os benefícios que o idioma trará para você, continue lendo este post e se surpreenda!

Para o mercado de trabalho

Até há alguns anos, incluir o inglês no campo de conhecimentos em seu currículo era um grande diferencial, ajudando você a se destacar em meio aos concorrentes, hoje a realidade é bem diferente. O idioma é um requisito aos candidatos a vagas na maioria das áreas.

Vale lembrar que não é só isso, já que sabendo inglês, você também poderá investir em experiências como intercâmbios e cursos no exterior, que acrescentarão muito valor e diferencial ao seu currículo.

Cientes dessa mudança, os pais têm colocado seus filhos cada vez mais cedo em escolas de inglês, proporcionando um contato com o idioma desde o início da infância. Essa é uma forma de fazer com que os alunos cresçam acostumados com a língua e, assim, apresentem mais facilidade no desenvolvimento de cada uma das habilidades relacionadas ao inglês: ouvir, falar, ler e escrever.

Para fechar, pense que você também aborda e desenvolve aspectos de autoconfiança por ter um segundo idioma. Afinal de contas, você sabe que dá conta do recado! E essa medida é ótima para sua vida profissional e pode abrir muitas portas, pois as pessoas sabem que você é mais seguro de si e sabe para onde quer guiar sua vida e carreira.

Para o ambiente de negócios globalizado

Após a contratação, o inglês também é essencial para que você possa crescer na sua área. As empresas da atualidade buscam um grande contato com multinacionais e empresas estrangeiras — formando relações, parcerias e contratos de fornecimento, por exemplo, que as ajudarão a conquistar sucesso e crescer.

Dessa forma, o inglês permitirá que você seja visto como um funcionário capacitado para interagir com os representantes de empresas estrangeiras e, até mesmo, embarcar em viagens a negócio.

Além disso, conhecer o idioma permitirá que você tenha acesso a mais artigos, livros e notícias do seu campo de trabalho — o que também contribui para sua imagem na empresa e para sua carreira de uma forma geral.

Para interagir com o mundo

Promoções, milhas, aluguel de quartos, intercâmbios de trabalho… Mesmo com as constantes flutuações da valorização do real, há cada vez mais possibilidades para que você possa viajar para o exterior e passar pela experiência única de conhecer novos países.

Além disso, graças à nossa cultura e às nossas belezas naturais — e, também, aos eventos recentes como as Olimpíadas e a Copa do Mundo —, o número de turistas estrangeiros que o Brasil recebe não para de crescer. Saber inglês possibilita que você interaja com os visitantes e, até mesmo, trabalhe ao lado deles.

Para aproveitar essa oportunidade ao máximo, o inglês é importantíssimo! Com o idioma, você conseguirá se comunicar em qualquer lugar do mundo: a língua inglesa tem mais de 400 milhões de falantes nativos espalhados por 53 países, além de outras mais de 300 milhões de pessoas que têm o idioma como 2º língua — e esse número não para de crescer.

Ou seja, se você quer se incluir em um mundo altamente globalizado, não deixe de entender a importância de aprender inglês.

Para seu crescimento pessoal

Aprender é sempre algo fascinante e muito benéfico – nos mais diversos sentidos. E não tem como escapar: o inglês está presente na vida de todos nós, em maior ou menor grau, mas sempre presente.

Se você não acredita, repense nas músicas que ouve, das séries e filmes legendados que você assiste, dos livros publicados originalmente em inglês, e até mesmo das palavras inglesas que abraçamos para o nosso vocabulário (download, delete, fast-food, self-service, feedback, entre tantas outras).

Sabendo inglês, você terá acesso a inúmeros materiais e obras disponíveis apenas no idioma e que, agora, você poderá compreender de forma ainda mais completa.

Você vai vivenciar o prazer de ler e acompanhar os maiores portais de notícias, o prazer de entender todas as músicas do seu artista preferido, a experiência única de ler livros em seu idioma original e de ver filmes sem legenda. Definitivamente, o inglês abre as portas de um mundo novo!

Para sua saúde

Poucas pessoas sabem, mas aprender uma nova língua pode estimular o crescimento do seu cérebro. Essa teoria já foi confirmada por pesquisadores da Northwestern University em 2012 e, se você parar para pensar, faz todo sentido. O processo acontece porque quanto mais você aprende, mais áreas vitais do seu cérebro encontram espaços para se desenvolver.

No fundo, ser bilíngue é um ótimo investimento para sua mente. Para você ter noção, ele atrasa a doença de Alzheimer em até 5 anos e reduz consideravelmente a chance de ter demência e outras doenças da mente. Então, aprender inglês é um poderoso benefício e pode ser um grande aliado para sua vida!

Para continuar aprendendo

Os cérebros bilíngues também apresentam outro diferencial: a aquisição de um novo vocabulário e uma facilidade maior em aprender. O estímulo de aprender uma nova língua faz com que seu cérebro desenvolva mais massa cinzenta, facilitando a execução de algumas tarefas — tudo isso de forma melhor e mais rápida.

Como o cérebro fica em constante conflito entre as 2 línguas, ele é mais estimulado a reconhecer e comunicar coisas diferentes, um grande avanço cognitivo. O resultado disso tudo é uma pessoa com um perfil multitarefa e que consegue se desenvolver nas mais diversas situações.

E tem mais: estudos feitos pela Universidade de Pompeu Fabra, na Espanha, revelam que as pessoas bilíngues têm um perfil mais perceptivo e observador do mundo. Essa medida faz com que elas foquem no que é relevante e deixem o restante passar, concentrando-se com mais facilidade.

E convenhamos: aprender quando a capacidade de concentração é maior é bem mais fácil. Essa é outra grande vantagem, já que o cérebro dos bilíngues é acostumado a se concentrar em um idioma e fazer um filtro do outro. Assim fica mais fácil se concentrar em meio ao barulho ou até mesmo estudar em ambientes movimentados.

Depois de ler todas essas vantagens, aprender inglês ficou ainda mais atrativo, não é mesmo? A boa notícia é que, mesmo que você não saiba nada, nunca é tarde para começar, desde que você tenha dedicação e vontade. É muito fácil integrar o conteúdo da sala de aula a elementos do seu dia a dia, o que torna o processo de aprendizado dinâmico e natural.

Agora que você já sabe a importância de aprender inglês, está esperando o que para começar? Para se aprofundar ainda mais no idioma, não deixe de acompanhar o nosso conteúdo! Se você ficou com alguma dúvida ou ainda conhece outra vantagem que essa nova língua pode trazer, compartilhe a sua opinião no campo de comentários!

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias