Ao procurar uma oportunidade de emprego, é possível observar o quanto as empresas têm exigido que os candidatos apresentem, no mínimo, um bom conhecimento na língua inglesa. Isso porque as relações empresariais estão se tornando cada vez mais internacionais.

Sendo assim, há profissões em que adquirir fluência no idioma é essencial — seja para se manter empregado, seja para aumentar as suas chances de conquistar salários melhores.

Neste post, vamos abordar algumas profissões em que a fluência no inglês profissional é de extrema importância. Continue lendo e descubra se a sua área de atuação está na lista:

Tecnologia da Informação (TI)

O ramo da Tecnologia da Informação exige que o profissional seja bastante flexível e atualizado. Dessa forma, um requisito básico para se tornar apto à profissão é aprender inglês.

Um dos principais motivos para que se busque ter fluência especialmente no inglês é o fato dele ser a língua padrão na área da tecnologia. Afinal, a própria linguagem de programação e a maioria dos livros, cursos e certificações estão nesse idioma.

Sendo assim, o profissional de TI que não o domina pode se prejudicar no momento da contratação e ter um crescimento de carreira defasado, pois a fonte de conhecimento para se qualificar pode não estar disponível em português.

Administração

Os profissionais de administração que possuem um perfil empreendedor sabem que, para que haja um crescimento da carreira e da empresa como um todo, é necessário acompanhar as tendências do mercado. É possível observar, então, que as organizações brasileiras têm atuado fortemente no cenário internacional.

Por isso, o inglês pode oferecer enorme auxílio aos administradores em conversas com negociantes de outros países, visitas a empresas estrangeiras e na apresentação de projetos para investidores.

Marketing

É comum os profissionais de marketing se depararem com muitos termos e textos que precisam de um bom conhecimento na língua inglesa para desenvolver os seus projetos ou estudos. Isso se deve ao fato de que esta é uma área que está em ascensão, principalmente devido às startups, e cujos embasamentos estão presentes em inglês.

Desse modo, é essencial que um profissional de marketing desenvolva a língua a fim de obter um diferencial estratégico e bom desenvolvimento no mercado.

Além disso, o marketing digital tem crescido bastante dentro das empresas, sendo que uma das estratégias é o uso das redes sociais. E, para que essas ferramentas sejam utilizadas da melhor maneira possível, é necessário ter conhecimento da língua inglesa.

Relações Internacionais

O nome da profissão já diz tudo, certo? Por isso, o inglês para o profissional dessa área não é somente um diferencial, mas sim uma obrigatoriedade. Afinal, eles precisam estar aptos a lidar com pessoas de outros países a todo o momento.

Seja nas organizações, seja nas empresas internacionais, o profissional deve garantir que a comunicação seja eficiente e sem problemas, já que isso pode definir todo o trabalho.

Sendo assim, o inglês profissional é algo mínimo que se deve ter para conseguir exercer a profissão de Relações Internacionais.

Comércio Exterior

Quem escolhe exercer essa profissão deve estar preparado para desenvolver as várias funções exigidas, contando com um inglês apurado e adequado. Afinal, é da sua responsabilidade realizar operações como:

  • transações de câmbio;

  • importação e exportação de produtos;

  • pesquisas de mercado;

  • logística internacional.

Desse modo, essas funções exigem grande atenção e não podem apresentar erros, fazendo da fluência em inglês algo básico e indispensável para a inserção do profissional de comércio exterior no mercado de trabalho.

Profissões da área de Comunicação

A área de Comunicação Social é abrangente e exige que o profissional saiba se expressar bem — incluindo aí outros idiomas. Afinal de contas, o contato com o público deve ser adequado.

Portanto, o inglês é indispensável para os jornalistas dentro do contexto midiático, já que precisam apurar e fazer a informação chegar até as pessoas de forma eficiente, tendo que realizar várias viagens, entrevistas e com adequação à cultura local e ao veículo de comunicação.

O idioma também é essencial aos profissionais de Relações Públicas, pois eles necessitam estabelecer relações entre as instituições e o público, seja por meio de eventos, seja por meio de serviços de assessoria em comunicação. Além disso, ela é muito reconhecida nos Estados Unidos, o que faz com que as referências estejam, na maioria, em inglês.

Tem-se ainda o papel dos publicitários, que devem buscar diversas referências globais e que atinjam as pessoas certas e no momento adequado, levando em consideração os objetivos de determinada marca, por exemplo.

Dessa forma, pessoas que atuam na área devem saber se comunicar em inglês de maneira prática e objetiva.

Contabilidade

Assim como na administração e no marketing, os profissionais de contabilidade precisam se estabelecer em um mercado muito competitivo. E a fluência em inglês pode ser um grande diferencial.

Há alguns anos, as regras das Ciências Contábeis sofreram alterações para se adequar à International Financial Reporting Standards (IFRS) — que, em suma, são os padrões internacionais da profissão.

Além disso, o inglês é a língua oficial do mundo dos negócios, podendo oferecer aos contadores destaque especial perante as organizações que seguem o fluxo da globalização.

Engenharias

Os engenheiros são profissionais que apresentam uma grande formação técnica e abrangente atuação no setor das indústrias e, por isso, eles estão muito presentes em multinacionais. Dessa maneira, os profissionais que desejam crescer dentro de uma empresa ou ter mais oportunidades precisam ter um inglês profissional desenvolvido.

Portanto, saber se comunicar na língua é essencial para garantir estabilidade e maiores salários, tendo ainda oportunidade de ir para fora do país, seja para trabalhar, fazer um intercâmbio ou mesmo garantir uma viagem de bonificação, na qual geralmente acontecem os congressos e eventos importantes das empresas.

Foi possível perceber que são muitas as profissões que exigem a fluência, não é mesmo? Sendo assim, não perca a oportunidade de desenvolver a sua carreira e pense que, investindo em um curso de inglês profissional, serão várias portas abertas e possibilidades de crescimento.

Se você gostou deste post, curta a nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das novidades!