O mercado de franquias apresenta um tipo de modelo de negócio que tem como chave do sucesso o aporte dado aos franqueados para que consigam colocar o empreendimento em prática, seguindo padrões adequados para o tipo de serviço prestado.

Mas isso não quer dizer que as franquias estão “amarradas”, ou seja, que não podem ter características inovadoras próprias com o intuito de atrair e fidelizar clientes.

No post de hoje, separamos algumas dicas que podem lhe ajudar a ter algumas ideias sobre como se sobressair lançando mão de possíveis particularidades em sua franquia. Acompanhe!

Investimento em treinamento e capacitação

Inovar nem sempre é sinônimo de grandes mudanças. Treinar e capacitar os colaboradores para que prestem um atendimento humanizado e eficiente, por exemplo, é uma forma fácil de inovação.

No caso dos profissionais liberais, como professores e médicos, o princípio é o mesmo. Em um mundo onde os clientes estão tão habituados a serem tratados de forma fria e mecânica, inovar investindo em uma recepção mais próxima e agradável pode fazer toda a diferença.

Contato com os clientes

Também é possível inovar em uma franquia investindo em um contato mais próximo com os clientes.

Uma forma de se fazer isso é disponibilizando formulários para que eles deixem seus e-mails ou outras formas possíveis de contato, como o WhatsApp, para sempre se inteirarem das novidades relacionadas a promoções, alterações de produtos/serviços ou qualquer outra mudança na rotina da franquia que possa interessá-los.

Programas de fidelidade

Caso seja uma prática permitida pelo franqueador, você pode inserir programas de fidelidade que trarão vantagens para o cliente, como descontos em pacotes com mais longevidade, indicação de amigos, frequência no local e diversas outras ações que o negócio em questão possa permitir.

Premiações por desempenho

Caso a franquia seja de cursos ou outro tipo que envolva o desempenho do cliente, a premiação com descontos por maiores notas, projetos desenvolvidos ou rapidez na aprendizagem pode ser uma ótima forma de fidelizar clientes e inovar.

Se os valores praticados pela franquia são padronizados, a premiação pode ser feita por meio de bens, como aparelhos eletrônicos, viagens, itens de decoração, vestuário, acessórios ou outros que chamem a atenção do aluno e o incentivem a se envolver mais com o negócio e com a marca.

Eventos diferenciados

Trazer a comunidade mais para perto da franquia e da marca também é uma forma de diferenciar-se no mercado. Isso pode ser feito por meio da organização de atividades, como palestras com autoridades em assuntos que interessam ao seu público, eventos beneficentes, ações em locais próximos ao estabelecimento etc.

O importante é fazer com que o público próximo consiga associar a franquia à marca e se interessar mais pelos produtos ou serviços a partir dessas práticas.

Como as franquias normalmente funcionam com base em padrões – o que, muitas vezes, é o segredo do sucesso dos estabelecimentos franqueados –, o que pode ser feito para ir além e se destacar são ações de marketing que aproximem o público do seu negócio.

Além disso, tratar seu cliente como alguém especial, por meio de colaboradores cordiais e conhecedores profundos dos produtos ou serviços ali comercializados também é uma boa maneira de inovar no mercado de franquias.

Quer receber mais dicas como essas? Então curta a nossa página no Facebook!

 

Gostou do nosso post? Conheça nosso modelo de franquia no site www.topenglish.com.br/franquias/ 

Acesse um dos materiais abaixo e conheça mais sobre franquias

images 

Entenda os caminhos para adquirir uma franquiaConheça a franquia de sucesso, tenha seu próprio negócio!

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias