Basta ligar a TV, passar diante de bancas de jornal ou dar uma olhada rápida nos portais de notícias para ver que a situação econômica do Brasil não anda nada boa. E isso amedronta as pessoas que desejam ter o seu próprio negócio.

Mas saiba que, apesar disso, ainda existe uma opção de investimento que, além de ser altamente rentável, ainda é capaz de aproveitar bem os momentos de recessão: a franquia de idiomas.

São várias as razões que demonstram que o setor está na contramão das tendências atuais de mercado. Portanto, a seguir, nós listamos os 10 principais motivos pelos quais você deve investir no setor o quanto antes. Vamos lá?

A franquia de idiomas é uma tendência

A franquia de idiomas não é apenas uma oportunidade passageira, como alguns tipos de serviços da moda, mas algo já consolidado no mercado. Afinal de contas, dominar mais de um idioma já é um pré-requisito para todas as pessoas que desejam conquistar os seus objetivos de carreira.

Neste contexto, as escolas de línguas oferecem uma oportunidade para as pessoas acumularem diferenciais em seu trabalho atual ou em relação aos concorrentes por uma vaga de emprego.

Ela se vale da crise

Quando se noticia o tempo todo que os índices econômicos não se encontram nada satisfatórios, nem mesmo para os próximos meses ou anos, as pessoas começam a temer pelos seus empregos e, também, por problemas financeiros em casa.

Nesses tempos de incertezas, a franquia de idiomas se aproveita justamente desse sentimento de temor das pessoas em não estarem qualificadas o bastante a ponto de serem imprescindíveis em seu emprego.

A mesma ideia vale para aqueles profissionais que se encontram em dificuldade para serem reinseridos no mercado de trabalho. Aprender um novo idioma demonstra iniciativa e representa um importante ponto no currículo, permitindo até mesmo oportunidades de estudo ou de trabalho no exterior.

Acompanha a globalização

O acesso à internet aumentou o interesse por mercados e culturas estrangeiras. Além disso, hoje em dia, os brasileiros têm mais facilidade de comprar passagens aéreas e de fazer reservas em hotéis via computador. Isso se deve não apenas ao advento da internet, mas também ao grande avanço econômico e à redução dos preços das passagens aéreas.

Um dos resultados desse novo cenário é a procura pelo aprendizado de outras línguas, seja para uma viagem a trabalho ou apenas para turismo. Falar outro idioma permite que nos conectemos de forma mais profunda com o nosso mundo cada vez mais globalizado.

E não há previsão de desaquecimento no setor! De acordo com o TripBarometer, um estudo realizado em 2015 com viajantes e hoteleiros de 32 países, 79% dos entrevistados pretendem viajar para o exterior nos próximos meses, mesmo com a crise econômica.

A franquia de idiomas é um negócio flexível

Uma franquia de idiomas tem condição de oferecer pacotes adequados às soluções que cada cliente em potencial procura, como cursos rápidos para eventos, cursos de línguas de países em crescimento econômico (China e Índia, por exemplo) e vídeoaulas a baixo custo.

Isso qualifica esse tipo de franquia como algo que consegue se adequar aos interesses dos mais variados tipos de clientes e perfis de consumo. Estes vão desde pessoas interessadas apenas em se sentirem mais à vontade em terras estrangeiras, como turistas e pessoas que vão participar de eventos, até profissionais envolvidos com o mercado internacional e que desejam aproveitar oportunidades de negócio.

Existe também a possibilidade do trabalho com vídeos, tutoriais e aulas a serem distribuídas ou comercializadas através do site. Além de atender à demanda de pessoas com um menor poder aquisitivo ou com menos tempo disponível, a estratégia contribui consideravelmente, de forma relativamente barata, para a divulgação do negócio.

Diante da variedade de possibilidades de rentabilização do empreendimento, a franquia de idiomas demonstra ser um ótimo negócio em qualquer período e região.

É um investimento seguro

Quando se pensa em investir na área comercial com a intenção de prestar serviços, as pessoas imediatamente começam a imaginar todos os estudos de mercado e outros penosos aspectos administrativos.

Entretanto, cada franquia de idiomas já conta com um modelo de negócio próprio, trazendo especificações técnicas de gestão e previsão da lucratividade a partir de outros casos de sucesso da marca. Isso permite a você aplicar seu dinheiro em algo mais seguro, tendo em vista a qualidade do suporte oferecido para iniciar o seu empreendimento.

Além disso, para quem deseja realizar um investimento em médio e longo prazo, essa maneira de fazer seu dinheiro render tem se demonstrado bastante eficaz. Em boa parte dos casos, o retorno ultrapassa os 25% do faturamento bruto. Mas fique atento, pois esse número também depende, é claro, da experiência administrativa e da estratégia de captação de alunos de cada empresário.

Tem investimento inicial baixo

Os períodos de crise são pautados principalmente pela desconfiança dos empreendedores em aplicar seu dinheiro e, em alguns casos, pela baixa disponibilidade de capital inicial.

Mas no mercado de educação — e, principalmente, no caso do investimento em uma franquia de idiomas —, o valor a ser investido em infraestrutura é relativamente pequeno. Afinal, o principal insumo desse tipo de empreendimento é o material humano, diferentemente de outras opções em que um maquinário, locais de atendimento ao público e outros artigos seriam imprescindíveis para que o negócio fosse aberto.

A franquia de idiomas já estabeleceu seu nome

Uma das principais características que atrai empresários para as franquias é o fato de que seu novo negócio contará com um nome já estabelecido e respeitado no mercado.

É claro que você ainda deverá aplicar-se para tornar sua escola de idiomas uma referência na região de sua escolha (e/ou na internet, como mostraremos no tópico seguinte). Entretanto, mesmo essa necessidade será muito facilitada diante das qualidades positivas que o nome da empresa trará na mente das pessoas.

Assim, ficará muito mais fácil atrair e fidelizar novos alunos. Além disso, você terá uma grande redução de gastos, pois estabelecer seu nome no mercado é um processo longo e custoso.

Pode seguir o modelo home based

A franquia em um curso de idiomas ainda poderá ser feita com base no conceito de home based, que nada mais é do que a utilização da própria casa do empresário para que as aulas ocorram. Isso evita onerações com aluguéis e outros tipos de licenciamentos, que não costumam ser nada baratos.

Além disso, dentro desse modelo de negócio, existe a vantagem de poder atender aos alunos de maneira personalizada, levando todo um conceito para a casa ou para o local de trabalho do estudante — trata-se de um serviço de delivery de idiomas.

Isso também pode ser um diferencial diante da concorrência, pois o seu negócio poderá trabalhar com valores bastante competitivos, tendo em vista a desobrigação de alguns custos fixos.

Conta com suporte e consultoria especializada

Você é novato no mundo dos negócios, e sente-se um tanto intimidado diante da ideia de decidir tudo sozinho? Já tem experiência como empresário, mas não com idiomas?

Seja qual for sua situação, o fato é que, mesmo sendo dono do próprio negócio, a franquia de idiomas oferece suporte e consultoria especializada sempre que você precisar de auxílio ou orientação na gestão da empresa. Em caso de dificuldades, a matriz estará disponível para resolver o problema ao seu lado.

Esse suporte é muito interessante também em relação aos treinamentos da equipe. A própria matriz da franquia de idiomas se responsabiliza e oferece os materiais necessários para capacitações sobre atendimento, melhorias e mudanças nos procedimentos e orientações quanto às regras da empresa. Isso alcança tanto a equipe administrativa quanto os professores de idiomas, pois a matriz certifica-se de que todas as suas franquias apresentam a mesma qualidade da empresa original.

Oferece independência jurídica e financeira

Ainda há uma parcela de pessoas que acredita que comprar uma franquia não é o mesmo que abrir um negócio próprio. Elas não poderiam estar mais enganadas! Como demonstramos através dos tópicos anteriores, uma franquia de idiomas oferece uma oportunidade excelente de crescer, algo que atualmente não é encontrado em todos os segmentos do mercado.

Além disso, mesmo que você tenha algumas diretrizes passadas pela matriz e que devem ser seguidas na sua empresa, sua franquia de idiomas será a sua empresa. Como dono, você terá total independência jurídica e financeira para escolher onde investir seus lucros, em quais elementos sua equipe deve focar e em como vocês poderão entregar a melhor experiência possível ao aluno.

Como deu para perceber, a franquia de idiomas é uma boa oportunidade para você se estabelecer em um mercado com amplas possibilidades de formatação de produtos e atração de públicos diversificados. Destacam-se, também, a adequação à sua realidade financeira, permitindo que você aproveite a capacitação que as pessoas buscam em períodos de crise.

Sobrou alguma dúvida sobre o investimento em uma franquia de idiomas? Para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo, siga-nos no Facebook e no Instagram!

 

Gostou do nosso post? Conheça nosso modelo de franquia no site www.topenglish.com.br/franquias/ 

Acesse um dos materiais abaixo e conheça mais sobre franquias

images 

Entenda os caminhos para adquirir uma franquiaConheça a franquia de sucesso, tenha seu próprio negócio!

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias