O brasileiro adora utilizar conceitos, vocabulário, moda e costumes americanos no seu estilo de vida. Os Estados Unidos são, sem dúvida, um dos países com maior influência sobre o Brasil, o que se reflete no nosso modo de vestir, de falar, nos filmes que assistimos e decorações que escolhemos para nossos ambientes.

Muitas vezes utilizamos as referências americanas sem mesmo perceber, como no caso das siglas em inglês que, rotineiramente, usamos e que geralmente têm significados mais amplos do que conhecemos.

Acompanhe o texto de hoje para saber um pouco mais sobre essas siglas que tanto ocupam nosso dia a dia!

OK

A expressão OK é utilizada mundialmente e tem algumas formas de interpretação, dependendo do tom e do contexto no qual é falado. Em geral, podemos dizer que OK significa “tudo certo”, “tudo bem”, “tá bom”, uma sigla para expressar aceitação.

O curioso é que existem diferentes histórias para explicar o surgimento dessa expressão americana.

A versão mais consistente da origem da expressão OK vem do idioma grego. Ela seria uma abreviação de ola kala ( όλα καλά, com os caracteres gregos). “Ola” significa “tudo” e kala significa “bem,certo”.

 Algumas outras histórias foram criadas ao longo do tempo para explicar seu surgimento, como:

  • Os soldados da Guerra Civil americana faziam a contagem dos mortos diariamente, e marcavam OK quando não havia nenhum morto (0 killed)
  • O termo teria surgido em um artigo humorístico do século 19, como uma abreviatura da frase “oll korrect”, uma brincadeira entre jornalistas com a expressão “all correct”.

SOS

A sigla SOS é famosa por ser utilizada em filmes e séries nas horas de tensão e desespero, como um pedido de socorro ou um aviso de perigo. Por isso, a maioria das pessoas associa a sigla a expressões como “Salve Our Ship” ou “Save our Souls”.

A verdade é que a junção das letras SOS, incrivelmente, não tem nenhum significado e nem surgiu em solo americano. Ela foi uma sigla escolhida pela Conferência Radiotelegráfica de Berlim em 1906, justamente para ser utilizada nessas situações de emergência. Seu uso foi oficializado em 1908.

A escolha foi baseada na simplicidade das letras e fácil memorização. Antes dessa definição, a sigla utilizada era CQD, que as pessoas associavam a “Come Quick Danger”, apesar de ser também uma sigla criada e escolhida.

RAP

O RAP é mundialmente conhecido como um estilo de música, mas poucas pessoas sabem que seu nome se origina de uma sigla, que é a abreviação da expressão em inglês “Rhythm and Poetry”, ritmo e poesia em português. Esse estilo musical surgiu nos anos 60 na Jamaica, e foi levado pelos jamaicanos para os bairros pobres da cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, só nos anos 70.

O estilo musical recebe esse nome pois as músicas apresentam uma batida acelerada e rápida, sendo a letra entoada em forma de discurso rítmico, com rimas e poesias do início ao fim.

As letras contêm muita informação, pouca melodia e costumam falar sobre as dificuldades e realidades da vida das pessoas que vivem na pobreza e em situações de risco.

LOL

A sigla LOL começou a ser mais utilizada no Brasil recentemente pelos jovens, principalmente com o aumento do uso e comunicação pela internet. Seu significado literal é “laughing out loud”, que significa “rindo muito alto”, “rolando de rir”. Algumas pessoas associam LOL a “lots of laughs”, em português “muitas risadas”.

Não se sabe exatamente a origem da expressão, mas sabe-se que seu uso começou nos jogos online de múltiplos jogadores. O LOL é usado também como um meme, para expressar uma pessoa com os braços para cima comemorando.

Mais recentemente, o LOL ganhou outro significado, com o surgimento do jogo League of Legends, um jogo com multijogadores online que ganhou muita popularidade nos últimos anos.

XOXO

Muitas pessoas utilizam a sigla XOXO ao final de e-mail, carta ou de alguma outra mensagem. Seu uso foi bastante difundido pela música da Beyoncé, XO. XOXO significado “hugs and kisses”, em português “abraços e beijos”, e é interpretado como uma forma de expressar carinho ao se despedir. 

A origem da sigla não é bem conhecida, apesar de ser bastante utilizada. O que se sabe é que ela é uma expressão visual, isto é, não é uma abreviação de palavras e nem mesmo uma sigla.

Acredita-se que ela começou a ser utilizada inspirada pelas formas do “X” que representaria uma pessoa que abraça com os braços abertos, e do “O”, o formato da boca de uma pessoa que beija. 

BFF

As meninas adolescentes são o grupo que mais utilizam a sigla BFF, em colares, pulseiras e outros adereços que expressem a união entre as amigas. BFF significa “best friends forever”, em português melhores amigas para sempre.

O termo surgiu nos Estados Unidos e se popularizou muito mundialmente, principalmente por meio da internet e das redes sociais. Seu uso é muito difundido no Brasil, e hoje praticamente todas as meninas têm alguma amiga que consideram como a BFF.

OMG

A sigla OMG é utilizada para abreviar a expressão “Oh my God”, que significa “ó meu Deus” em português. Seu uso se difundiu no Brasil principalmente com o “boom” das mensagens de texto SMS (short message service ou serviço de mensagens curtas).

As pessoas começaram a escrever SMS mais curtas, reduzindo as palavras mais comuns a siglas, por praticidade e também porque, antigamente, pagava-se pelo tamanho do texto da mensagem. 

Existem algumas variações para a expressão, como “Oh my Gosh” ou “Oh my Goodness“, mas todas têm o mesmo significado. A sigla costuma ser usada para expressar espanto, admiração ou surpresa.

Acho que deu para perceber que as siglas em inglês podem ter muito mais significados do que nós imaginávamos, não é mesmo? Vale a pena conhecê-los para saber um pouco mais sobre nosso vocabulário influenciado pelo inglês e sua história.

Você gostou de saber um pouco mais sobre o significado dessas siglas? Aproveite e conheça também as 10 expressões e abreviações em inglês mais usadas na internet para dominar ainda mais esse idioma!

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias