Com a crise, muita gente disse adeus ao Brasil. Nos últimos sete anos, a quantidade de declarações de saída definitiva na Receita Federal cresceu 165%. E se você está quase de partida, saiba que precisa aprender inglês para ter boas oportunidades lá fora. Afinal, a língua inglesa é o idioma universal.

Pensando nisso, preparamos este post com dicas para você encarar uma mudança de país fazendo bonito no inglês, especialmente se for para os Estados Unidos ou Canadá. Confira nas próximas linhas!

Escolher EUA ou Canadá?

Segundo um ranking do Itamaraty, 1,4 milhão de brasileiros vive nos Estados Unidos. E nossa comunidade se integra muito bem ao american way of life — tendo, inclusive, menores taxas de desemprego e melhor renda! Embora com números menos expressivos, o Canadá também chama a atenção dos brasileiros, especialmente pela abertura à imigração. Atualmente, 40 mil residem no país.

Com tamanha multiculturalidade e qualidade de vida, é seguro dizer que esses são os países da América com melhores oportunidades para brasileiros. Maior economia do mundo, os Estados Unidos são sinônimo de riqueza e prosperidade. No Canadá, sobra espaço para mão de obra estrangeira, por conta da pequena população espalhada num vasto território.

Como aprender inglês para viajar?

Dominar o inglês é item fundamental para que apareçam melhores oportunidades de estudo e trabalho. Por isso, separamos algumas dicas para você ganhar segurança no seu inglês antes mesmo de pisar em território estrangeiro.

Entre de cabeça no idioma

Foque em conversação escolhendo um curso que ofereça classes com poucos alunos. Assim é mais fácil perder a timidez e participar das aulas ao máximo. Professores particulares competentes também são uma ótima ideia! Complemente seus estudos além das aulas utilizando diferentes recursos, tais como:

  • plataformas de estudo online;
  • grupos de discussão para emigrantes nas redes sociais;
  • filmes e documentários sobre o país de destino (peça orientação do seu professor!);
  • sites de notícias, revistas e blogs em inglês.

Contenha a ansiedade

As inúmeras providências para deixar o país deixam os nervos à flor da pele. Não deixe que a ansiedade e a insegurança tomem conta de você, afinal, isso traz desestímulo e prejudica seu rendimento.

Nesse contexto, organize suas atividades (trabalho, questões burocráticas da viagem, família, afazeres domésticos e estudos de inglês) numa planilha com horários para cada atividade. Dessa maneira, você torna o inglês uma parte natural do cotidiano e tem mais prazer em estudar.

Busque o máximo de informações sobre seu destino

Não se mude às cegas. Seja para os Estados Unidos, Canadá ou qualquer outra nação, é preciso ter informações concretas sobre seu destino. Já que é caro fazer uma viagem experimental, pesquise sobre o cotidiano dos moradores, seus hábitos culturais, melhores locais para morar e facilidades da região.

Se for possível, tente encontrar algum amigo local. A internet está aí para isso! Estados Unidos e Canadá estão entre os países que mais recebem pessoas para intercâmbio. Aproveite essa deixa e estabeleça relações sociais com quem está vivendo tal experiência.

Forme um glossário com termos mais usados

Ter um glossário em mãos ajuda muito. Além dos termos mais utilizados em situações do cotidiano, também procure elencar o vocabulário utilizado em relações formais, como no seu ambiente de trabalho. Assim, rapidamente você ganha maior domínio do idioma em momentos essenciais.

Foque nas novas experiências

Esta última dica não tem a ver necessariamente com aprender inglês, mas, sim, com o equilíbrio mental. Viver novas experiências é incrível, e uma bagagem que levamos para a vida toda. Porém, quando deixamos nosso lar em definitivo, temos de lidar com sentimentos diversos que podem nos fazer perder o foco.

A saudade vai bater; você vai estar ausente em momentos importantes; a comida nem de longe é como a brasileira; a cultura é outra. Enfim, uma infinidade de detalhes que podem fazer você desistir. Então, seja firme e mantenha seu objetivo em mente. Trabalhe sempre a mente positiva e programe-se para voltar de vez em quando ou receber pessoas que você ama em sua nova casa.

Viu como é possível mudar de país sem estresse com o idioma? Continue conosco e veja quais são os destinos preferidos dos brasileiros para aprender inglêsLet’s go!

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

OS MAIS POPULARES DA SEMANA

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

Categorias