Empreender é sempre um caminho repleto de desafios e, para ter sucesso, é essencial que os donos de negócio se capacitem, buscando conhecimento, que nunca é demais, e estudar através de conteúdos de qualidade é fundamental. Na hora de aprender pela teoria,  a leitura é a forma preferida de muitos empreendedores. Ela pode auxiliar – e muito – quem tem o desejo de construir uma empresa de sucesso. Aprender com histórias de pessoas que superaram grandes obstáculos e conseguiram chegar ao que são hoje, de alguma forma,  é sempre uma boa maneira de começar a ter insights e estruturar o seu negócio. No entanto, diante do mar de livros disponíveis atualmente, como descobrir quais obras valem a pena?

Pensando nisso, separamos 12 livros de negócios que todo empreendedor deve conhecer, para te inspirar no mundo dos negócios. São livros para você ler com calma, absorvendo todas as dicas e principais sacadas de grandes empreendedores do mundo. 

Confira!

Livros de negócios: inspiração e expansão da mente empreendedora

Abrir um negócio e empreender é algo muito sério, não é uma decisão tão simples. Você precisa estudar o máximo possível, afinal, é necessário adquirir uma série de conhecimentos que não foram aprendidos em nenhuma escola. Ler perfis de autoajuda, frases de efeito, ou ouvir alguém dizer: “Vai lá, siga seus sonhos!”, não vai te ajudar. O que você precisa é ter uma estratégia e um plano sólido para criar o seu negócio.

Por isso, encontrar os livros certos e com informações relevantes, te ajudará a conhecer as ferramentas certas para a sua empresa, a ter autoconhecimento e realização profissional. Aprendendo novas ideias, técnicas e pontos de vista, você criará um processo de reflexão e inspiração fantásticos, o que expandirá a sua mente e estimulará a sua criatividade. Além de ajudar a pensar em novas soluções para o seu empreendimento, podendo fazer a sua empresa se posicionar com uma boa vantagem competitiva diante da concorrência. 

12 livros de negócios que todo empreendedor deve ler

Muitos empreendedores preferem os livros de negócios na hora de aprender com teoria. Elencamos, a seguir, 12 obras que garantem uma boa leitura e podem gerar insights para a sua empresa. São elas:

1) Sonho Grande – Cristiane Correa 

Este livro conta como Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, donos de grandes empresas como a Ambev, Heinz, B2W, Burger King, e várias outras mundialmente conhecidas, atingiram o sucesso, ganhando uma projeção sem precedentes no cenário mundial. Esse trio tem um envolvimento muito grande no empreendedorismo brasileiro. A fórmula de gestão que desenvolveram é baseada em meritocracia, simplicidade e busca incessante por redução de custos.

Toda a trajetória deles é narrada, o que te dará grandes insights sobre investimento, crescimento e transformação. 

2) A Marca da Vitória – Phil Knight

História de resiliência. O livro conta a trajetória do fundador da Nike, Phil Knight, como ele superou todos os obstáculos e se tornou o empresário fantástico que é hoje. 

Ele foi um dos primeiros a fechar sua produção na Ásia, arcando com menos custos e tempo de produção. Phil passou por muitas dificuldades, tendo que, inclusive, procurar um trabalho para conseguir o dinheiro necessário para continuar nos negócios.

Esse livro certamente vai te inspirar a continuar a sua trajetória e, se você ainda não tem o seu negócio, vai te dar inspiração para dar os primeiros passos.

3) Crie Seu Mercado no Mundo Digital – Bruno de Oliveira

Nesse livro, o próprio Bruno de Oliveira, um dos maiores especialistas em e-commerce do Brasil, conta o passo a passo de como criar o seu negócio no mundo digital em apenas 7 etapas.

Esse foi o livro de e-commerce mais vendido no país e um dos best sellers no ramo de administração. 

Leitura obrigatória de quem vende ou quer vender pela internet.

4) Pai Rico, Pai Pobre – Robert T. Kiyosaki

Esse livro abriu os olhos do mundo para a necessidade de pensar o planejamento de finanças pessoais, por muitos empreendedores e vendedores de e-commerce apresentarem dificuldades na gestão de finanças. Abordando o princípio básico do ativo ou passivo e justificando que sempre deve se investir em ativos e diminuir os passivos. Saiba o que os ricos tratam como ativos geradores de renda, e como se livrar de pagar impostos em excesso.  

O autor tem uma visão incrível de quem é o pai rico e o pai pobre. Segundo ele, cada indivíduo possui o poder de determinar o destino do dinheiro que chega às mãos. Ele também fala muito sobre sucesso, visão de mundo, visão de business. Com maior inteligência financeira, vários problemas da vida cotidiana podem ser resolvidos.É um dos livros base que você deve ler, para obter uma melhor performance nos seus negócios.

5) Mindset –  Carol Dweck

Parte da lista de obras indicadas por Bill Gates, esse livro fala sobre o desenvolvimento de um conceito fundamental: o sucesso está diretamente relacionado com a atitude mental com a qual se encara a vida, chamada de mindset (mentalidade). Irá segmentar em dois tipos de mindset: o mindset fixo e o mindset de crescimento. Identificando o seu e o que pode ser alterado para ter um mindset de crescimento. 

Excelente pedida para quem busca evoluir através dos desafios.

6) Geração de Valor – Flávio Augusto

Esse livro é aconselhável para todos os empreendedores que estão iniciando no mundo dos negócios, revelando a verdade que muitos não gostam de escutar. Tudo isso com a autoridade de quem empreende, na prática, negócios no Brasil e no exterior.

É uma obra que irá modificar a forma como você pensa a respeito do produto que quer vender, enxergando o que seu público realmente precisa.

7) Quem Pensa Enriquece – Napoleon Hill

Napoleon Hill estudou por duas décadas pessoas que tiveram muito sucesso, e grandes milionários nos Estados Unidos (ele acompanhou de perto a ascensão de 500 das maiores fortunas do mundo). E o que eles tinham em comum, ou o que eles faziam para atingir esses padrões, para que eles tivessem uma performance melhor, mais sucesso em suas vidas?

Com mais de 30 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, sem dúvidas, você não deve deixar de lê-lo.

8) Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Dale Carnegie

É um livro incrível, que te ajuda muito na vida social, a lidar com as pessoas e como ser mais político. 

Uma das maiores habilidades para você, não só na vida profissional como também na pessoal, é saber entender mais as pessoas, como você se comunica, como que você pode influenciá-las. Ou trazer a sua ideia sem fazer com que elas se sintam na defensiva e defenderem a ideia delas. Fazer com que as pessoas aceitem-na mais facilmente. 

É um dos livros mais vendidos no mundo, um excelente livro de cabeceira.

9) O Livro Negro do Empreendedor – Fernando Trías de Bes

Esse livro é muito bom porque ele mostra exatamente o lado negativo ao abrir um negócio. E é importante que você saiba disso porque muitos empreendedores vão à falência ou fecham a suas empresas em quatro anos de vida, muitos não passam nem dois anos abertos. Esse autor separa os vários fatores que levam-nas a falirem  – brigas entre família, entre sócios, falta de competência dos chefes, entre outros. 

É claro que temos que ser otimistas, mas é bom sabermos onde as coisas podem dar errado, para não pegar o caminho que leva direto para o fracasso.

10) O Ponto da Virada – Malcolm Gladwell

Esse livro separa diversos acontecimentos, desde empresa a planos de prefeitos de cidades, e mostra como eles surgiram. Como deixam de ser um pequeno nicho e se tornam um fenômeno mundial. O que aconteceu para dar essa virada? 

É um livro muito bom para você entender um pouco de processos, de  comportamentos, de hábitos. E para quem tem uma empresa, isso é muito importante, porque vai ajudar você a ter uma visão de até onde, uma coisa que a gente pensa que é pequena, pode se tornar um fenômeno mundial.

11) A Estratégia do Oceano Azul – W. Chan Kim

Esse livro separa o oceano vermelho do oceano azul. O oceano vermelho seria um mercado altamente competitivo, algo que muitas pessoas fazem, e você precisa de muito dinheiro para triunfar. Já o oceano azul é um mercado que nunca foi explorado, tem menos concorrentes e você não precisa de tanto dinheiro assim para crescer e expandir. Foi observado que empresas que criaram novos nichos, fazendo da concorrência fator irrelevante, encontraram um caminho para o crescimento mais fácil. Ensinam como colocar essa estratégia em prática. 

Esse livro dá bastante cenários diferentes, e vale muito a pena para quem está pensando em começar um negócio e está com medo de não conseguir triunfar porque tem pouca verba. Buscar outras possibilidades para aplicar o seu dinheiro pode acarretar em um oceano azul de oportunidades, aproveitando um vasto espaço para construir um empreendimento promissor.

12) Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios – Alex Osterwalder e Yves Pigneur

Esse livro te ajuda a criar um modelo de negócios. É para você entender onde é o seu ponto, quem são seus fornecedores, quanto vai custar cada funcionário, quanto você vai render nos primeiros meses, nos primeiros anos, quando começará a ter o retorno do capital investido, quanto vai gastar de marketing, de divulgação,  etc.. O modelo de negócios é a coisa mais importante que a sua empresa precisa ter. E esse livro te ajudará a fazer isso. 

Não adianta nada você ter vontade, mas não ter um planejamento, pois terá tudo para dar errado. Pegue a sua ideia, aplique-a no livro e veja qual o melhor modelo para você. Ter um modelo de negócio pode evitar que você seja uma das pessoas que fecham a empresa antes mesmo de completar dois anos. 

Conclusão

Esses são apenas alguns dos milhares de livros de negócios que todo empreendedor deve ler. Espero que goste dessa lista que montamos para você ter um norte sobre os seus negócios e sobre sua vida. A leitura dessas obras te ajudará muito na tomada de decisões.

Leia quantas puder, assim você terá muito mais motivação e inspiração para a sua empresa continuar cada vez mais acelerada. Lembre-se de que a leitura pela leitura pode acabar não agregando valor a sua estratégia. Por isso, vá lendo sem pressa, extraia o máximo de aprendizado que você puder. Só assim você conseguirá tirar um bom proveito desses materiais, e isso fará você ir mais longe. 

Portanto, se você quer ter sucesso, não tire esses livros de sua cabeceira! Com certeza eles vão te inspirar e ajudar na sua trajetória no mundo do empreendedorismo. Esperamos que você tenha muitos insights e inspire-se com essas leituras!

E aí, você já leu quantos desses livros? Gostaria de recomendar outros que não estão nesta lista?  Sentiu falta de alguma obra? Conta pra gente nos comentários!

 

https://topenglish.com.br/franquias/?utm_source=blog